Google
 

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Pressing na Honra

por João Matos Reis

10ª Jornada


“Oeiras meteu a quarta (vitória) seguida...
Fanhões e Povoense nem a primeira ainda meteram”


O Oeiras foi o grande vencedor da jornada na medida em que o Casa Pia perdeu, assim como o Encarnacense - batido em Oeiras, equipa que subiu ao 2º lugar.
Todavia o Casa Pia lidera e bem (foi a equipa mais regular) nestas 10 jornadas já vencidas.
O Tojal a grande sensação da prova (como se afirmou logo no inicio das nossas crónicas) chegou ao 3º lugar. Loures, Linda-a-Velha, Pêro Pinheiro, Lourel e Bucelenses também sorriram e somarem mais 3 pontos neste supercampeonato (pontualmente e em competitividade ao nível do campeonato britânico - pese a diferença de galáxia e existirem menos 4 equipas em competição).

Pela negativa colectiva: o campeonato efectuado pelo Malveira (média de um ponto por jogo). No domingo mais uma derrota (embora tendo efectuado a melhor 1ª parte da época), num campo difícil é certo e se juntarmos tudo a isso mais 2 expulsões, tudo a dificultar a melhoria, mas os malveirenses têm argumentos suficientes para subir na tabela.
O Povoense e o Fanhões não conseguem sair de lanterna vermelha... e o SL Olivais deu um arzinho da sua graça… embora não vencendo, somou mais um ponto de ouro.
No plano individual o grande destaque vai para Marocas do Linda-a-Velha. O único que marcou 2 golos (já tem 4 no total) na jornada e o seu 2º golo, um potente remate de 35 metros, que se anichou, como uma bala no canto inferior direito do Hugo (guarda-redes do Fanhões). Mas aquela nem o Buffon ou Dida tinham hipóteses, tamanha foi a surpresa do remate, como a força e colocação do mesmo. Concerteza o golo da jornada e um do campeonato (pena não existirem imagens para mais tarde recordar) ... o golo de Octávio em Bucelas, uma “bicicleta” também foi um grande golo.
Afonso do Oeiras tornou a marcar, já tem 9 golos e do topo foi o único a facturar.

Ass. Torre 2 -Futebol Benfica 0
“A Torre foi alta demais”
Perante um Futebol Benfica atípico, longe do seu rendimento a que nos habitou e sobretudo aos seus sócios, a Associação da Torre venceu de uma forma justa. Através de dois tentos obtidos na 2ª parte levou de vencida uma equipa que normalmente não baqueia 2 jogos seguidos. A equipa de Borreicho com 2 vitorias seguidas, conseguiu agarrar o “comboio”. O Torre também é muito forte no seu campo. O Futebol Benfica no próximo domingo recebe o Encarnacense, num dos grande jogos da 11ª jornada.


Lourel 1 -Povoense 0
“O tal 1- 0 da ordem”
Pois é o Lourel em 5 jogos caseiros apresenta 4 vitórias por 1-0 e o empate 1-1 com Linda-a-Velha.
Correu tudo de feição ao Lourel, porque marcou primeiro, normalmente até marca na 1ª parte e depois vai unindo as tropas na defesa desse resultado, que tem sido excelente. É efectivamente uma equipa muito forte no “Sargento Arménio”. O Povoense ainda não foi desta que ganhou e domingo recebe um Bucelas moralizado.

Bucelenses 3 -Malveira 2
“Outra vez 5 golos em Bucelas”
Tal como sucedera há 15 dias, quando recebeu o Casa Pia, o novo sintético é homenageado com 5 golos... e com vantagem para os da casa. Tal como sucedera contra os lideres o Bucelenses esteve a perder, mas deu a volta por cima. Um jogo marcado pela entrega das duas equipas (excelente 1ª parte dos malveirenses), pela alternância do marcador, incerteza do mesmo e ainda pelas 2 expulsões de 2 jogadores do Malveira, o que vem de certa forma complicar mais a recuperação.
De realçar ainda o golo de bicicleta do n.º 10 - Octávio, o 2º golo do Bucelenses.

Fanhões 0 -Linda Velha 2
“Marocas e Cª venceram bem um Fanhões que vendeu cara a derrota”
O Linda-a-Velha vinha avisado das dificuldades e assim sucedeu. O Fanhões tinha mais uma oportunidade para fugir do ultimo lugar e aparentemente o Linda-a-Velha era (concerteza na sua mente) o clube ideal para a recuperação, mas também sabiam/sabem que Linda-a-Velha tem uma boa equipa. O Fanhões entrou num audaz 4x2x4… a tentar surpreender, mas como já se afirmou os forasteiros vinham avisados e mais... de mangas arregaçadas. No centro da defesa Rui e Pinto iam chegando para o que surgia e iam “dominando” o jogo, sempre com enorme réplica do Fanhões, que até sofrer o 1º golo, nem justificava a posição ocupada na tabela. Mas a vitória dos branco-rubros é justa. O jogo valeu pelo empenho leal dos jogadores de ambas as equipas, culminado pelo magnifico golo de Marocas e só para ver o golo valia a pena ir ao campo da Matinha.

Loures 3 -Casa Pia 1
“Os ares de loures são nefastos para gansos”
Segunda derrota dos casapianos e ambas em terras de Loures. Tinha sido há 15 dias e ontem voltou a sofre 3 golos. Num campo difícil, onde como se previa o péssimo estado do sintético seria e foi um handicap ao futebol apoiado “circulante” dos gansos. Ainda estiveram na frente do marcador, mas o recém entrado Barras “barrou” a vitoria e iniciando, a partir daí, a recuperação. Resultado justo num jogo bem disputado.
O Loures domingo vai ao Linda-a-Velha, noutro jogo grande da jornada.

Pêro Pinheiro 2 –Ericeirense 0
“Jogo na corda bamba até o Rato roer a corda”
Jogo equilibrado entre 2 equipas organizadas, com bons valores e que se conhecem bem. Encaixaram bem uma na outra e as oportunidades de golo não foram muitas. No entanto na entrada do ultimo quarto de hora, os da casa aproveitaram a oportunidade e Rato – ponta de lança obtido já ao longo da época ao Torre, deu cabo do equilíbrio. Registe-se que esta equipa do CAPP tem muitos elementos novos, todavia muitos deles tinham “trabalhado” com o técnico Rilhas no Lourel (Tiago, Marquinhos, Adilson, Rato etc)

Olivais 1-Ponterrolense 1
“Foi Nobre a atitude mas não chegou”
O SL Olivais bem tentou vencer e mesmo quando os torrrenses ficaram com 10 jogadores á meia hora da 2ª parte (expulsão de Marco Águas) tentaram o forcing final, mas do outro lado estava uma equipa organizada, porventura uma das mais experientes da Honra (com vitorias na Taça de Lisboa e participações na Taça de Portugal) Lembre-se que esta equipa ha 3 épocas chegou longe só tendo perdido 2-1 com o forte Olhanense da Liga de Honra. O jogo foi em casa, mas o Ponterrolense (devido ao pelado) jogou no Torreense. Se fosse no pelado o Olhanense teria ainda maior dificuldade. Mas foi nobre a atitude dos lisboetas, mas o golo de Pedro Nobre só deu para um ponto.

Musgueira 0 -Tojal 1
“Jorginho quebrou a monotonia”
Foram muitos dos adeptos que confluíram ao Alto do Lumiar para assistir a um jogo equilibrado. O equilíbrio foi mesmo a tónica do encontro... As equipas encaixaram bem uma na outra e as oportunidades escassearam. Todavia foi mais feliz o Tojal, com o golo do extremo Jorginho (cabeceamento) que valeu 3 preciosos pontos que o catalpultou para um 3º lugar. O Musgueira depois de sofrer o golo não baixou os braços foi atrás do “prejuízo, mas os tojalenses aguentaram firme.

Oeiras 2 -Encarnacense 1
“4ª vitoria seguida”
Significativa esta boa fase dos oeirenses. Sobretudo as 3 ultimas vitórias, sobre adversários de “peso” que iam no momento à sua frente e 2 dessas vitorias foram fora (Benfica e Musgueira). Estará já muita gente a afirmar que o Oeiras agora será o principal favorito - diríamos continuará ser um dos favoritos. Sobretudo porque falta muito campeonato, e vem aí o general Inverno (não com tanto peso como nos Países do norte e centro Europeu - onde até há interregno) mas também faz as suas mossas em Portugal e nos clubes amadores torna-se mais significativo .Por exemplo isso reflecte-se nos relvados naturais, no aumento significativa de lesões, etc. O Oeiras ontem venceu um Encarnacense, que vem agora de uma serie menos bem conseguida, depois de uma entrada fulgurante... O resultado de 2-1 foi feito ainda na 1ª parte, tendo sido os 3 golos marcados de “rajada” em 6 minutos, quando o ponteiro dos minutos se situava ente os vinte um e vinte sete minutos da 1ª parte.

Pontapé de baliza
Algumas notas neste rescaldo. A primeira vai para a estreia neste campeonato de mais jogadores e alguns deles de muito bom nível, que virão ainda dar mais qualidade a esta Honra:
Careca do Futebol Benfica e o avançado Maicon do Ponterrolense (ex-Freiria) e que andou até a treinar à experiência, nesta época na Académica de Coimbra.

A segunda nota para uma informação aos leitores. Tem por vezes chegado de uma forma construtiva algumas (poucas) notas de aspectos menos precisos no que diz respeito à informação por mim fornecida, por exemplo: tempo jogado, das substituições e até dos marcadores dos golos. Quero aqui referir como é óbvio isto uma carolice de alguém – que pese “ligado” a um clube participante, tenta divulgar a Honra, os seus jogadores e os seus treinadores. Tenta, o autor desta linhas ser o máximo isento (embora a camisola esteja vestida ao Domingo) e informar com rigor e precisão.
Mas se a isenção partirá de mim todavia a precisão dos factos não. Relativamente ao Pressing e no que diz respeito ao rescaldo da jornada, ele é efectuado à 2ª feira (para sair na 3ª) ... e para além de contactos com atletas, jogadores, dirigentes e até adeptos dos outros clubes, tenta-se retratar o que se passou nos 9 campos da Honra. E importa e aqui o mais importante, importa informar o quanto mais breve possível, não é um sair na hora, mas no timing possível, onde haja algum interesse. Agora uma coisa é certa se o rescaldo saísse depois na 5ª ou 6ª feira... aí concerteza sairia tudo bem, mas aí já anda tudo com a “carola” na próxima jornada. A que passou já foi e o interesse seria escasso.

Mas a grande Bíblia, Alcorão ou Torah ( livro sagrado dos judeus) do Pressing é o JN – Jornal de Noticias e sem eles tudo seria extremamente difícil.
Agora é certo que há discrepâncias (naturais) e ainda por exemplo nesta ultima jornada (a 10ª)... no jogo Loures - Casa Pia... informa o JN que estava 0-1 ao intervalo... e que depois o Loures empata e mais tarde nos últimos 5 minutos chega à vitoria (isto através da evolução do marcador). Por sua vez o site do Casa Pia… afirma (será que viram o jogo - pois são sempre tão parcos nas imagens, palavras e /ou na divulgação até dos seus grandes atletas) que o Loures já foi a ganhar para o intervalo! Juntando a tudo isto 2 pessoas que estiveram no jogo e que nos afirmaram que a marcha do resultado, no aspecto temporal foi como o JN afirma. Portanto em quem acreditar no JN? Ou nos sites/blogs dos CLUBE(S)... e parece que o JN está mesmo certo.

Mas a informação também algo complicado. Outro exemplo no jogo Linda-a-Velha - Fanhões… este clube entrega ao Linda-a-Velha - os jogadores que vão jogar e vêm 2 que eram para ser suplentes... e acabaram por ser efectivos. Os nomes, por sua vez fornecidos depois ao JN pelo Fanhões vêm com nomes, alguns nomes (cerca de 5) que são totalmente diferentes daqueles mostrados ao Linda-a-Velha... e alguns diferentes daqueles que têm vindo nas últimas fichas técnicas. Mas temos a certeza que o Fanhões não o fez por mal. Certeza absoluta. Aliás registe-se que as equipas ao fornecerem as equipas umas às outras é efectuada de livre vontade e é uma prática comum em toda a Honra, registe-se esse facto com agrado.
Mas com erros fornecidos até pelos próprios clubes!!! Assim é difícil informar bem, fazer estatística correcta... mas louve-se o super-presidente do Fanhões: Paulo de seu nome, que faz de tudo no clube... recebe (e bem as equipas adversárias), dá a lista de convocados (onde vem o onze inicial), fornece os 18 jogadores aos JN, é delegado ao jogo, vai à cabine do árbitro... vai para o banco... faz as substituições. Uma palavra de apreço a este jovem dirigente (podem vê-lo na Liga dos últimos no SintraSport).
Força.

Quanto à informação irei efectuar deste modo:
Dar primazia a quem viu o jogo, seja amigo ou alguém ligado aos clubes em causa (desde já agradecimentos a muitos deles... eles sabem quem são).
Seguir o JN (Parabéns, mais uma vez pelo vosso extraordinário trabalho) e também os sites/blogs de clubes que me estão a merecer credibilidade na informação (Linda-a-Velha, Pêro Pinheiro, Futebol Benfica, Águias Musgueira, Ericeirense e Malveira). Os outros ou não existem ou é escassíssima a informação por eles fornecida
Concerteza que haverá sempre erros, mas o L`Équipe, o Guerin, a Marca e os desportivos da nossa praça por vezes também cometem erros e é feito por profissionais.

Pontapé de canto
Quanto a essa falta de informação, também a mesma é prejudicial nas antevisões onde normalmente se arranja um tema, que serve de fundo. Por exemplo para próxima jornada (11ª) onde o tema previsto seria o surfar (mas o tempo piorou) e optei até pela simbologia do 11 associado à jornada, que me lembra as twins-towers (torres gémeas), interligadas “tenebrosamente” ao 11 de Setembro e portanto irei abordar, o terrorismo? Não? Nada disso. Simplesmente as Torres da Honra… uma abordagem aos jogadores mais “altos desta honra. E por aí vejam a dificuldade, será um tema sem rede. Conheço as alturas precisas de jogadores de 3 clubes (Linda_a_Velha, Malveira e Pêro Pinheiro), os outros grandalhões (e olhem que existem muitos), será estimativo, mas não irei falhar muito (sou forte em medições por questão profissional - eh eh) e portanto as Torres da Honra serão o tema de 5ª feira. Desde já adiantarei que os 2 maiores - um é do Pêro Pinheiro e outro do Malveira.
Também haverá alguém, como já me disseram, porque não perguntar aos clubes? Resposta imediata, a minha: Mediante essa informação fornecida por alguns clubes, a antevisão da 11ª jornada seria efectuada numa 5ª feira mas sim de 2045.

Também alguém perguntará o que interessará saber quais os jogadores mais altos, isto é futebol não é basket! Apenas direi que quem gosta verdadeiramente da Honra, gosta de saber tudo. Os melhores, os mais altos, os que jogam mais tempo e porventura também será tema um dia tema – os que correm mais Kms por jogo ou os mais velozes... mas isso mais difícil, mas não impossível.
Mas concerteza os vinte “maiores” jogadores da Honra (com uma ou outra falha de centímetros) figurarão nessa lista. Verdadeiros basquetebolistas mesmo numa NBA.
Até 5ª feira.

Artigos anteriores -
30 Agosto
6 de Setembro
13 de Setembro (antevisão 1ª jornada)
18 de Setembro (análise 1ª jornada)
20 de Setembro (antevisão 2ª jornada)
25 de Setembro (análise 2ª jornada)
27 de Setembro (antevisão 3ª jornada)
2 de Outubro (análise 3ª jornada)
4 de Outubro (antevisão 4ª jornada)
8 de Outubro (análise 4ª jornada)
11 de Outubro (antevisão 5ª jornada)
16 de Outubro (análise 5ª jornada)
18 de Outubro (antevisão 6ª jornada)
22 de Outubro (análise 6ª jornada)
25 de Outubro (antevisão 7ª jornada)
29 de Outubro (análise 7ª jornada)
31 de Outubro (antevisão 8ª jornada)
5 de Novembro (análise 8ª jornada)
8 de Novembro (antevisão 9ª jornada)
15 de Novembro (antevisão 10ª jornada)

Nenhum comentário: