Google
 

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Pressing na Honra

por João Matos Reis


6ª Jornada – 21 de Outubro

“O Preto foi moda.. mas colorido com cartões

Afinal as cores têm disto e com tanta cor neste campeonato foi o preto (que há até quem diga que não é cor, mas sim falta da mesma) a prevalecer,
Os gansos ganharam em 4 campos, senão vejamos: venceram o seu jogo e depois beneficiaram dos empates Loures-Encarnacense , do empate do F.Benfica na Malveira e da derrota oeirense em Pêro Pinheiro. Ou seja todos da frente perderam pontos excepto os casapianos.
Esta 6ª. jornada foi um tanto ou quanto atípica. O factor casa que se vinha a mostrar determinante neste campeonato não teve essa vantagem. Houve 4 vitórias forasteiras contra 3 vitorias caseiras.
Para além da vitória dos “viriatos” também digno de registo a excelente vitória do Musgueira nos Olivais, e refira-se que a equipa do Nascimento está a revelar-se muito competitiva e conjuntamente com o Tojal são as grandes sensações da Honra. Tojal esse que foi “cilindrar” sem apelo nem agravo o vizinho Fanhões, que se afunda cada vez mais e dificilmente sairá da posição incomoda em que se encontra. Também de salientar a vitória do Linda-a-Velha num campo extremamente difícil e logo por 4-1. O Póvoa tarda a encontrar-se.

Para além dos empates previstos e já referidos, sucederam vitórias caseiras e nestas realce para o Pêro Pinheiro que voltou às vitórias perante um Oeiras que mostra intranquilidade.
No destaque individual da jornada os 2 golos do extremo direito Alpriarte (Tojal).
Baldé (Linda Velha) e Flecha (Musgueira) com mais um golo cada um, lideram ex-aequo agora a lista dos melhores marcadores com 5 golos, também tendo “engrossado” o número de jogadores com 4 golos.
Uma nota negativa para os 6 vermelhos mostrados nesta jornada: Ferro (Musgueira), Dinis (Ericeira),Miguel (F.Benfica), Abel (Povoense), Paulinho (Ponterrolense) e Duarte (Torre) foram os contemplados.


Malveira 0 -F. Benfica 0 “Empate foi lei”
Foi um jogo “talhado” para o empate e assim sucedeu. Num jogo que se previa muito equilibrado o Malveira, mesmo com cerca de meia hora em superioridade numérica, não conseguiu bater as redes de Aleixo. Concerteza um resultado que não agradou a nenhumas das equipas. Mas por vezes um ponto entre boas equipas no final até não é um mau resultado. O Futebol Benfica queixou-se da arbitragem, na sequência da expulsão de Miguel (aos 54 m). O Malveira terá no domingo uma autêntica final quando receber o Povoense que apresenta a 2ª defesa mais batida (15), só superada pelo Fanhões com 19.


Povoense 1 -Linda-a-Velha 4 - “No quintal, o Linda-a-Velha foi o pardal”
O Linda Velha estava avisado e preparado para jogar no quintal e com um único objectivo: vencer. Foi um jogo electrizante de verdadeiro campeonato. Acertamos que o jogo iria ter até mais de 4 golos e assim sucedeu. O Povoense lutou até cair, dentro das características da equipa: muita garra e um futebol directo. Mas o Linda Velha “operário” com o “fato macaco” vestido foi forte demais. Foi coeso e uma verdadeira equipa. Marcou 4 mas podia ter marcado mais 3 ou 4, embora o Povoense também pudesse ter marcado também mais. Não foi um hino ao futebol, porque o futebol jogado naquele quintal é quase impossível, todavia foi um hino ao golo que premiou e galvanizou as cerca de 250 pessoas que assistiram ao encontro. As equipas procuraram sempre alvejar as redes. O encontro que teve 90+9 minutos descontos!!! (mas na prática foram 13) foi sempre rápido, com perigo iminente nas balizas de Pedro e Paulo, ninguém respirava. Muito boa arbitragem do estreante Nélson Matos, sempre seguro, e seus parceiros, sempre atentos num jogo muito difícil mas que conseguiu muito bem coordenar. A equipa de Libério Lopes foi galharda e concerteza melhores dias virão. Uma palavra de apreço para o Linda Velha que está forte e apresenta o 3º melhor ataque da prova com 13 golos.


Lourel 1-Ericeirense 0 “ O tal golinho da ordem”
...E o Lourel em casa com 3 golos.. conseguiu 3 vitorias que dão 9 pontos. Simples e pragmáticos...O golo de Bernardo (mais um) aos 24 minutos serviu para levar de vencida um Ericeirense que tarda em se encontrar. Ainda por cima quando tentaram o “assalto” final, pelo menos para empatarem, no ultimo quarto de hora viram-se privados de Dinis (2º amarelo).Aí o Lourel cerrou fileiras e em vantagem numérica e no marcador jamais deixou violar as suas balizas.


Bucelenses 1-Ponterrolense 0 “ Marco marcou”
O factor casa foi uma mais valia para o Bucelenses, onde com o apoio do seu publico conseguiu a sua 1ª vitoria no campeonato. O golo de Marco foi decisivo para bater um Ponterrolense que continua a ganhar em casa e a perder fora. De registar negativamente o cartão vermelho mostrado ao médio Paulinho dos “amarelos”, já na parte final do encontro. No próximo domingo os Bucelenses irão até à Ericeira enquanto o Ponterrolense deverá manter a lógica, vencer em casa, pois defrontam o lanterna vermelha : o Fanhões.


Ass. Torre 1 Casa Pia 2 - “Ponto a Ponto.. mantêm o Casa Pia no topo”
O Casa Pia está uma senhora equipa, a jogar bom futebol e sobretudo a conseguir excelentes resultados. São com o Encarnacense as únicas equipas invictas. Venceram agora em Cascais, quando também já tinham vencido na Ericeira e empatado na Malveira. Magnifico início de campeonato. Os golos foram do ex-Freiria Rui Augusto e do lateral esquerdo Zé Carlos (também conhecido internamente por Zequinha).No Casa Pia os laterais também marcam golos. Na semana passada foi o defesa direito Félix e agora o Zé Carlos. O Torre contestou a arbitragem de Bruno Jesus e teve o seu central mais experiente - Duarte expulso já nos descontos, mas os finais de jogos na Torre estão a ser complicados, pois já com o Encarnacense a coisa esteve “feia”.


Fanhões 0 -Tojal 5 “Mão cheia de golos”
O Fanhões perdeu uma oportunidade para apanhar o “comboio”. Ao perder num derby , jogando em casa e sendo goleado por uma mão cheia de golos, dificilmente o técnico Paulo Serra encontrará argumentos para motivar os seus pupilos, que ainda por cima vão no domingo a casa do Ponte de Rol (fortíssimo em casa). O Tojal confirma que tem equipa para fazer um campeonato tranquilo e 5-0 fora é obra, mesmo contra um frágil adversário. Registe-se a correcção deste jogo com apenas 2 cartões amarelos.


Loures 2 - Encarnacense 2 “Sai uma pipoca para a Encarnação”
Foi o jogo da jornada onde o líder foi a Loures e tudo continuou na mesma: o Loures continua imbatível no campo José Silva Faria e o Encarnacense continuou sem perder e com a liderança. O empate parecia ser o resultado mais previsível e assim sucedeu, num jogo equilibrado, onde na parte final os amarelos encostaram os verdes às boxes, mas sem conseguir vencer. Os golos foram de Anselmo (embora mais um auto-golo de Xapa) e de Barbosa e pelos Encarnacenses Pipoca ( um golo de belo efeito) e de Ló ( e não de Vata). Os verdes de Daniel Miranda atravessam um bom momento e Domingo um sempre apetecível Encarnacense-Pêro Pinheiro, enquanto o Loures vai de abalada, a muito perto para medir forças com o vizinho Tojal. Grande jogo em perspectiva que decerto colorirá a Meia Laranja.

Pêro Pinheiro 2-Oeiras 0 “ O Oeiras não gosta dos ares da serra de Sintra”
Efectivamente os ares de Sintra não fazem bem aos oeirenses, porque depois de terem perdido em Lourel, tornaram a baquear com a serra à vista.
Exibição bastante consistente por parte da equipa da casa. Os forasteiros defraudaram quem mais esperava dele: defesa macia e permeável e um ataque que sem super-veloz Nuno Almeida se torna menos eficaz.
O Pêro Pinheiro mostrou ser superior e ao intervalo já vencia por 1-0, golo de Sérgio que voltou aos golos. Na 2ª parte e sempre com o jogo controlado - quando se esperava uma reacção dos homens de Hernâni Rodrigues, todavia aos 10 minutos do final, o suplente Tiago Almeida confirmou a vitória, após excelente jogada colectiva de envolvimento. O Oeiras está quase proibido de perder mais pontos no domingo em casa, quando receber o Olivais.


SL Olivais 2-Musgueira 3
“Mesmo sem ferro, os águias levaram 3 pontos para o ninho”

Entrou melhor o Olivais e conseguiu cedo adiantar-se no marcador. No entanto o Musgueira, que entrara um tanto ou quanto apático consegue equilibrar e marcar por 2 vezes antes do intervalo e virar o resultado. Entrando a perder na 2ª parte assistiu-se a uma tentativa do Olivais para empatar e depois tentar ganhar, mas esse golo não surgiu e seriam mesmo os “nascimentos” ainda a colorir o marcador pela 3ª vez. Era quase o golo da tranquilidade, no entanto com a expulsão de Ferro e com o penalty (contestado pelos forasteiros) surgido à meia hora da 2ª parte o jogo animou e até final o Olivais mais com o coração tentou marcar, no entanto o grande Zé Carlos e seus pares não permitiram sofrer mais nenhum golo. Foi a 1ª derrota caseira dos homens do Branca Lucas e também a 1ª vitória fora do Musgueira, que lhes permitiu ascender ao 4º lugar. Excelente performance desta equipa que apresenta inclusivamente o 2º melhor ataque da prova (14 golos)... apenas superado pelo líder Encarnacense, que apresenta 16 golos.

Remate final :
Nesta 6ª Jornada foram marcados mais 26 golos o que totaliza já 154 golos na HONRA. De referir que cada jornada dá em média cerca de 26 golos – cerca de 3 golos/média por jogo.

Para esse colorido muito tem contribuído o Encarnacense, Casa Pia ,Linda Velha e Loures , as equipas artilheiras, que totalizam 54 golos ou seja estas 4 equipas têm 1/3 dos golos marcados no Campeonato. Afinal o campeonato até tem cor.

Artigos anteriores -
30 Agosto
6 de Setembro
13 de Setembro (antevisão 1ª jornada)
18 de Setembro (análise 1ª jornada)
20 de Setembro (antevisão 2ª jornada)
25 de Setembro (análise 2ª jornada)
27 de Setembro (antevisão 3ª jornada)
2 de Outubro (análise 3ª jornada)
4 de Outubro (antevisão 4ª jornada)
8 de Outubro (análise 4ª jornada)
11 de Outubro (antevisão 5ª jornada)
16 de Outubro (análise 5ª jornada)
18 de Outubro (antevisão 6ª jornada)

Nenhum comentário: