Google
 

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Pressing na Honra

por João Matos Reis

1ª JORNADA 16 DE SETEMBRO

Nota de Abertura : Desde já refira-se, que estas previsões (meramente subjectivas) são feitas como adepto do futebol e não como membro de um destes clubes interveniente. Quando apostar mais num clube do que noutro, não signifique que goste mais deste ou daquele, ou que porventura um resultado possa interessar a um determinado clube.
Também quero aqui desde já referir que nas 3 últimas jornadas deste campeonato não farei qualquer comentário ou antevisão do campeonato. Porquê? Porque é normalmente uma fase decisiva onde o ganhar ou perder pode significar muito para os clubes, por vezes esses 3 jogos valem uma época, dez meses de intenso trabalho, portanto não seria ético estar a dar prognósticos (eles é certo que valem o que valem) que envolvam equipas que lutam para subir ou para não descer. Essas equipas, sobretudo, merecem-me toda a consideração.

Desde sempre os jogos de futebol e o cinema foram as minhas grandes paixões. Ambos têm diversas coisas em comum: Há os bons e os maus. Existem cenas que nos empolgam e outras que nos entristecem. Situações que nos fazem rir, outras que nos faz mesmo chorar. Em ambos há actores, uns principais outros secundários. Há publico, paga-se e também há borlas. Há bons filmes, tal como existem bons jogos. Existem expectativas que por vezes são goradas, mas às vezes essas expectativas são concretizadas. Há drama e comédia, por vezes cenas policiais (felizmente que cada vez menos) e há isso sim sempre muita acção. No fundo são duas artes.
Por tudo isso um jogo de futebol e um filme são similares, existem todavia algumas pequenas diferenças, os filmes vêm-se assentados, no futebol muitas vezes o “filme” é visto de pé (sobretudo em divisões secundárias). Os jogos da bola são disputado ao ar livre, por sua vez o cinema, normalmente, é visionado entre 4 paredes, mas “quem corre por gosto não cansa”.
E o futebol tem uma vantagem, o pessoal da bola tem gostos mais alargados, na medida em que todo o pessoal da bola gosta de bola e de cinema, por sua vez há malta do cinema, que detesta futebol, todavia falam, recebem para falar, não sobre futebol (até nem gostam, é piroso gostar da bola), mas sim sobre os seus clubes. Ou seja alguns “intelectuais” da praça, não gostam de futebol, gostam sim dos seus clubes, dá prestígio (os políticos sabem isso) ser de um clube grande, dá estatuto, e afinal até dá dinheiro.

Roda a Bola !
Nos 9 jogos vou utilizar sempre 1 tripla, 3 duplas e 5 fixos.

Ericeirense - Casa Pia
“ Mar de fogo “/ “ Mar em chamas “ 1x
No “arranjado” campo da Ericeira, à beirinha do mar, o jogo promete ser quentinho, desportivamente falando. De um lado um histórico, do outro uma equipa que “deixa” tudo em campo. Há 3 factores que dão vantagem aos azuis: 1- campo ligeiramente estreito.2- sintético 3- vontade de vencer os históricos casapianos. São 3 factores importantes e embora o Casa Pia treine também no seu campo nº 3 (sintético), o que é certo é que é uma equipa que renderá mais no relvado natural. No entanto uma coisa é certa o Ericeirense não perderá, pese embora a pré-epoca de ambos ter indiciado o contrário, mas agora é a sério...e o Pedro Abranja sabe isso. Jogo equilibrado de 1-0 ou 0-0.

Ponterrolense - Linda Velha
“ Duelo ao Sol” / “ E tudo o vento levou” 1x2
São títulos sugestivos do que se irá passar. Muito sol, muito vento no único pelado desta Honra. A tradição dá vitoria aos amarelos, mas sendo conhecedor profundo da equipa do Linda Velha , também devido ao excelente jogo efectuado na época passada nesse mesmo difícil campo e a um trunfo (top secret) que terão, acredito também na vitória dos vermelhos. Todavia havendo um equilíbrio, o empate 1-1 poderá ser o resultado final deste jogo que será um autêntico duelo desportivo.

Tojal- Malveira
“Desafiando limites” / “ O céu como limite” x
Jogo “terrível” espera os homens da Malveira. Normalmente uma equipa que sobe de divisão empolga-se, e ainda por cima com bons reforços. Tarefa difícil terá Veloso e seus rapazes. Todavia sendo uma equipa experiente, irá até ao limite para trazer pelo menos um ponto. Pensamos que o empate 1x1 ou 0x0 possa ser o resultado final. A haver um vencedor (difícil hem) não arrisco, é mesmo empate.

Encarnacense - Povoense
“Momentos de Glória” / “ Fuga para a vitória” 1
O Povoense mesmo apanhando um campo ao seu jeito, terá muitas dificuldades em trazer um ponto da Encarnação. Aqui o factor casa prevalecerá os leões puderão mesmo fugir para a vitória e alcançar a glória. Também se o jogo fosse na Póvoa daria 1 de caras aos visitados. Jogo com golos, talvez 2-1 ou 3-1.

Oeiras - Ass. Torre
“À Espera de um Milagre” / “Tubarão” 1
Um derby da linha, com 2 equipas que terão objectivos diferentes. O Tubarão Oeiras se tudo correr bem vencerá, embora com Nuno Almeida, Frederico, Rogério e o guarda redes Ricardo “tocados”. Recuperarão? No entanto palpita-me que a maior zebra pode ser neste jogo. O Torre vai à espera de um milagre, acredita sempre. Na época passada venceu no início do campeonato (começa sempre bem) 4-3 na Igreja Nova, que viria a ser o campeão. Nas duas últimas épocas "livrou-se” da descida na 34ª jornada.

Musgueira - Lourel
“Aeroporto” / “Terminal” 1
Ambas as equipas vão querer “voar”. Os da casa porque são águias, os de Sintra porque estando perto do aeródromo da Granja e apanhando-se agora, paredes meias com o Aeroporto vão querer “levantar” bem cedo para outros voos.
Mais um jogo em que o factor casa pode ser terminal: aposto no Musgueira. Talvez 1.0 , num jogo que vai ser muito bem disputado, mais lutado que bem jogado, um Benfica/ Sporting (ao nível dos equipamentos e do empenho).

Olivais - Bucelenses
“Alta velocidade” / “Expresso do Oriente” 1x
Os dois últimos a garantir a presença nesta Honra, pois ambos foram segundos classificados da 1ª distrital vão medir forças no Branca Lucas. Ninguém quererá perder . Será um jogo vivo, cheio de alta velocidade, sem paragens. Talvez um empate a zero ou a um. Se houver vencedor os do Bairro dos Olivais terão ligeira vantagem.

Pêro Pinheiro-Fanhões
“A chave do sucesso” / “ A lei do mais forte” 1
A equipa de Sintra é favorita, é mais forte , sobretudo se encontrar a “chave” para levar de vencida o Fanhões, o qual com todas as suas armas irá lutar os 90 minutos. Arrisco 1-0 ou 2-0.

Futebol Benfica - Loures
“Guerra das Estrelas” / “Encontro de irmãos” 1x
O jogo da jornada, pena não ter sido antecipado para sábado, caía lá toda a Divisão de Honra.
Esta guerra das estrelas será certamente um jogo equilibrado entre 2 boas equipas. Curioso será ver como Zé Inácio irá jogar contra seu antigo clube? Claro que bem e futebol é isto, um dia num clube outra vez noutro. É efectivamente um encontro de irmãos.
Aposto num empate 1x1 ou vitória caseira por 2x1.Agora 3 coisas deverão ser certas :
1-vai ser um grande jogo
2-vai haver muito equilíbrio, com ligeiro ascendente do Fófó
3-vão haver golos.

P. S - Mais uma vez quero realçar que aqueles clubes aos quais não lhes prognostico bons resultados, nada tenho contra os mesmos, isto apenas uma opinião, a minha, vale o que vale, mas é a minha. Também quero dizer a estes clubes que estejam descansados que nunca acertei num 14 do Totobola e no entanto jogo semanalmente.

Um jogo vive também de imprevistos, do momento enfim de tantas coisas... até estes prognósticos podem contribuir para me contrariar.

Boa sorte a todos e que ganhem os melhores.

Artigos anteriores -
30 Agosto
6 de Setembro

Nenhum comentário: