Google
 

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Pressing na Honra

por João Matos Reis


Rescaldo 4ª jornada

Cá estamos na 4ª jornada outra vez com muitos golos marcados (24).
O Encarnacense do Daniel Miranda venceu e continua a liderar esta Honra, agora isolado, aproveitando o empate do Casa Pia na Malveira. (no entanto um bom resultado).
O destaque positivo vai inteirinho para o Futebol Benfica que venceu o Linda Velha por 2-1, num campo sempre difícil, o destaque negativo para as goleadas sofridas em casa do Bucelensese e do Fanhões.
No destaque individual da jornada, os 2 golos de Afonso (Oeiras) e Pedro (F.Benfica) ambos já lideram com 4 tentos e ainda os 2 golos marcados por Tetinha (Encarnacense) e Barbosa (Loures).
O central Amândio do Encarnacense marcou mais um e agora já está no 2º lugar (com mais jogadores) na lista de marcadores com 3 golos no activo.

Na classificação geral, os “tubarões” começam a surgir no topo, onde o Encarnacense (uma meia surpresa) lidera invicto, apresentando o melhor ataque da prova (12 golos) e a 2ª melhor defesa com 2 golos sofridos (apenas o Casa Pia os supera com 1 golo).
Em posições não previstas (devido ao seu enorme valor e aspirações) - Malveira em 11º e Linda Velha em 15º.

Linda Velha 1 - F. Benfica 2 - "Tashi Delek" - Previsão 1x (falho)
E afinal tudo correu bem, mas para os lado dos vermelhos de Benfica. Com 4 remates marcou 2 golos. Perante um Futebol Benfica pragmático, o Linda Velha remou contra a maré, mas não conseguiu um resultado positivo. Num jogo leal e bem dirigido pelo jovem Paulo Rosa e seus pares, aos da casa tornou a faltar a tal “estrelinha” da sorte, que tanto é comentada e desejada pelas equipas. Na 1ª parte o Linda Velha fez 3 remates com selo de golo e não conseguiu facturar. Todavia no 1º remate digno desse nome, que Pedro executa aos 10 minutos da 2ª parte consegue marcar para os forasteiros. Um golo de belo efeito. LindaVelha ainda reduz por Rui Gualdino também um remate fora da área de muita categoria, mas o conhecido Fófó consegue, passado 8 minutos retomar a vantagem, que manteria até final, embora os alvi-rubros (ontem a actuar de branco) tudo tentassem para empatar, mas não conseguiram. Num jogo em que só houve 3 amarelos a disciplina foi a tónica dominante. Mais uma vez o Linda Velha soube perder, em pé com dignidade, respeitando quem vence.

Malveira 0 -Casa Pia 0 - “Micas” - Previsão 1 (falho)
A palavra "mica" não funcionou. Não foi um jogo brilhante , sobretudo porque não houve golos (primeiro 0-0 do campeonato), e quando assim é o futebol perde graça, brilhantismo. Perante um Casa Pia determinado, com processos bem adiantados (porventura a equipa actualmente que melhor futebol pratica) o Malveira a jogar em casa, equilibrou a contenda. Foi assim na primeira hora de jogo. A partir desse momento, o Casa Pia não avançou tanto (porventura satisfeita com o nulo) e os da casa intensificaram o domínio, mas ambas as balizas se mantiveram seladas.

Povoense 2 - Ericeirense 2 - “Snooker” - Previsão 1 (falho)
Não acertei efectivamente no prognóstico, mas neste jogo nem tudo foi falha.1º Porque foi mesmo jogo snooker, meteram-se muitas bolas no buraco (baliza) 2ª O Povoense não perdeu 4 jogos seguidos. 3º Porque afirmei que o Ericeirense não iria estar pelos ajustes.
O Marcelo do Póvoa marcou mais um golo (já tem 3), num jogo que teve 9 amarelos e um vermelho (Bonoar Mendes esteve apenas 6 minutos em campo!!!).
Ass. Torre 1 -Ponterrolense 0 – “Bazuca” - Previsão 1x (acerto)
Concerteza foi um jogo “bazucado”, com muitos remates e tentativas do mesmo. São 2 equipas que lutam muito. O golo só apareceu nos descontos, mas “quem com ferros mata, com ferros morre”. O Ponterrolense tinha vencido no domingo nos descontos, desta vez a sorte protegeu o Torre. Sorte! sim porque o jogos têm 90 minutos e marcar aos 93 m, acaba sempre por haver uma pontinha de sorte. Mas mesmo que fosse um empate final, estava previsto equilíbrio neste jogo, mas o Vila desfez esse equilibro.
Lourel 1-Tojal 0 - “Triclinico” - Previsão 1 (acerto)
Foi cristalino, tal como na 2ª jornada o Lourel em casa, com apenas um golo de Xixa somou mais 3 pontos. Em casa está forte. O Tojal perde novo jogo pela margem mínima. Domingo vamos ter um Tojal-Bucelenses, um derby sempre aliciante,

Bucelenses 1 -Encarnacense 4- “Kamikaze”- Previsão 1x2 (acerto)
Foi um jogo com um final kamikaze para os de Bucelas. Perder por 4-1 em casa (mesmo com o líder) é sempre negativo. Estiveram a perder por 1-0 ( o inevitável Amândio) ainda empataram por Eder, mas os últimos 6 minutos foram fatais, de realçar os 2 golos do Tetinha.
Os verdes da Encarnação, vão de vento em popa. Domingo defrontarão o lanterna vermelha (Fanhões) e cimentarão a sua liderança? Tudo indica que sim. Quando perderá este Encarnacense? É uma pergunta que se coloca.
Um nota positiva para o novo sintético do Júlio Camilo Alves, quanto menos pelados melhor. O futebol agradece.

Fanhões 0 –Oeiras 4- “Pinga” - Previsão 2 (acerto)
Foi colocado o 2 fixo e acertei. O Oeiras pingo a pingo, marcou 4 (ao intervalo já havia 0-3). O Fanhões não conseguiu reagir e ainda sofreu mais um golo na 2ª parte. Domingo, os vermelhos irão a terras do concelho de Mafra, mas será um jogo tremendamente difícil porque vão encontrar o líder do campeonato, num campo complicado (estreito e sintético muito batido).
Por sua vez o Oeiras defrontará o Loures no jogo mais importante da 5ª jornada.

Loures 3-Musgueira 0– “Zabelê”- Previsão 1 (acerto)
“Tudo bem, certo, bom, jóia é isso que quer dizer zabelê e para o lados dos canarinhos é o que deverá suceder neste jogo”. Dito e feito. Barbosa facturou 2 vezes e beneficiou de um autogolo de Barreto que “abriu” o resultado. O Musgueira em casa goleia e fora é goleado, passa do oitenta para o oito. O Loures mais uma vez continua imbatível no seu campo. No próximo Domingo um apetecível Oeiras-Loures, o 3º e o 5º, um confronto entre duas equipas que aspiram à subida.

Pêro Pinheiro 2 -Olivais 1 - “Cafuné” - Previsão 1 (acerto)
O cafuné funcionou e o Pêro Pinheiro venceu, quase ao findar da partida. Duart marcou o 2º golo que valeram 3 preciosos pontos para a equipa sintrense. Devia ter sido um jogo equilibrado. Bem disputado, onde venceu concerteza o mais forte. O Olivais registou a sua 1ª derrota, Olivais que no domingo vai ao Francisco Lázaro (campo do Futebol Benfica), enquanto o Pêro Pinheiro vai à Musgueira.


“Esta antevisão da 4ª jornada é talvez a mais difícil de todas que fiz. Porquê? Porque há um aspecto que não nos podemos esquecer: O momento.”
Foi mesmo a mais difícil até porque foi a jornada onde acertei menos jogos. O momento sem dúvida que imperou nesta jornada, senão vejamos. No jogo de Linda Velha foi o Futebol Benfiquista Pedro, que surge cada vez mais “Aquaresmado” - ou seja não aparece muito no jogo, e refugia-se na linha, mas tem 2 apontamentos, 2 momentos (um remate fora da área e uma recarga) em que resolve o jogo. No jogo de Pêro Pinheiro o Duart, como é seu timbre, cheio de oportunismo, marcou o golo que selou a partida. Em Cascais é o momento nos descontos (concerteza já no desespero) que os da casa festejam 3 pontos.
Colectivamente num bom momento está sobretudo o Encarnacense e o Casa Pia, enquanto em mau momento Povoense, Linda Velha e Malveira. As riscas não estão na moda.

Artigos anteriores -
30 Agosto
6 de Setembro
13 de Setembro (antevisão 1ª jornada)
18 de Setembro (análise 1ª jornada)
20 de Setembro (antevisão 2ª jornada)
25 de Setembro (análise 2ª jornada)
27 de Setembro (antevisão 3ª jornada)
2 de Outubro (análise 3ª jornada)
4 de Outubro (antevisão 4ª jornada)

Nenhum comentário: