Google
 

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Pressing na Honra

por João Matos Reis


Segunda Jornada – RESCALDO


Nesta Jornada o destaque colectivo vai para as vitorias forasteiras do Tojal e do Encarnacense.

Todavia o facto de tanto os da Encarnação como do Tojal estarem habituados a um campo semelhante pode ter sido importante, ou seja os seus técnicos tanto na Torre (Cascais) como na Póvoa de Santa Iria não precisaram de fazer grandes alterações tácticas, até porque vinham de resultados positivos. Mas há (quase) sempre mérito de quem vence fora. Parabéns.

O destaque individual vai para Diogo Ribeiro o 10 do Malveira com a obtenção de 2 golos.

Neste momento o Diogo Dinis do S.L.Olivais lidera com 3 golos.
Agora falhei 2 jogos (quando na semana anterior apenas falhara apenas um), mas em 18 jogos falhar apenas 3 não é mau, e esta era uma semana difícil, acreditem. Prever que o Oeiras não venceria, o mesmo para a derrota do Musgueira, e ambos tinham vencido por 4-0 foi arriscar forte.

Apesar de considerar que o Tojal vai (está) fazer bom campeonato, não esperava a sua vitória na Póvoa (com 10 desde muito cedo), assim como esperava que a maior experiência do F.Benfica fosse determinante, para não perder, afinal não foi assim. Mas acertei em 7 jogos, nada mau.

Os "gansos" já me enganaram 2 vezes, assim sendo, na próxima pevisão colocarei 1 de "caras" quando receberem o "meu" L-Velha, a ver se me engano aí outra vez.

Nas questões tácticas a "coisa" esteve equilibrada, não houve supremacia total de um esquema sobre outro.


Casa Pia 1 - F. Benfica 0 . Mais uma vez os gansos me enganaram, mais um golo, agora de Milton, mais uma vitoria, mérito para o Casa Pia e vencer os de Benfica, acreditem não é fácil. Na época passada os homens do Barroca sofreram apenas 4 derrotas. O Casa Pia obteve 2 resultados tangenciais que permitem liderar ex-equo com o Encarnacense, ambos com 6 pontos. Marca poucos, mas ainda não sofreu a equipa do Viriato. No próximo Domingo os casapianos receberão o Lvelha, porventura o jogo da jornada, embora haja um derby mafrense: Ericeirense-Malveira. São efectivamente os 2 jogos da jornada.

Linda Velha 3 - Ericeirense 0 Apesar do resultado ser volumoso, não significa que o domínio dos da casa fosse avassalador. O jogo até foi equilibrado a espaços e bem jogado. L-Velha foi no entanto sempre mais perigoso e marcou ainda na 1 parte. Na 2ª. a luta de meio campo foi enorme, mas sempre com os da casa a serem mais perigosos. Lvelha perde 2 golos, com uma bola na trave e uma grande defesa do Xixa e aí Pedro Abranja decide, de uma forma corajosa (embora estivesse a perder) arriscar tudo (já vi na Honra quem não arriscasse).Ficou com apenas 3 defesas em linha, mas L-Velha continuou e bem com 3 avançados. Aí os "leões vermelhos" marcaram no findar da partida mais 2 golos. Resultado justo, talvez exagerado pelo o que o Ericeirense demonstrou e sobretudo vale. Um jogo sem casos, limpo, um jogo em que jogadores azuis e staff técnico foram ENORMES. Dignificaram a vitoria do L- Velha, porque a mesma não foi fácil.

Houve fair-play, antes, durante e no final do jogo. Honra ao Ericeirense que irá fazer um campeonato ao seu nível ou seja nos seis primeiros.Têm equipa e técnico para isso. Na 3ª jornada um escaldante Ericeira-Malveira.


Malveira 4 - Ponterrolense 1. Era um resultado previsível, todavia não por um resultado tão exagerado, mas a expulsão de um jogador amarelo precipitou isso mesmo. Malveira esteve forte sobretudo na ponta final e destaque para Diogo Ribeiro a apontar 2 golos. De saudar o regresso aos golos de um excelente jogador que teve uma lesão grave, e vinha paulatinamente a jogar, os bons jogadores fazem falta a este Campeonato. O Ponterrolense demonstrou o esperado: fortíssimo no seu pelado (quase imbatível) e fora algo mais frágil.

Povoense 0 -Tojal 1 O
Outro jogo que não acertei e pese embora dizer que Tojal vai (vai não, é mesmo uma certeza) fazer um excelente campeonato, mas esperava que não vencessem. Porque o Povoense é forte sobretudo intra-muros. Mas no "quintal", não sei se foi no quintal? Aí todos os esquemas de nada valem, num jogo, em que é imperioso tirar a bola da defesa , sempre o mais depressa possível.

A expulsão do lateral José Rosado logo aos 17 minutos da 1ª parte também decerto condicionou os rubro-amarelos.

Nestes jogos têm de se colocar um tripla porque são jogos sempre imprevisíveis


Ass. Torre 0 - Encarnacense 3 O Encarnacense venceu na época passada, e repetiu a dose. Previa que esta época os da "terra do pão" poderiam novamente trazer um resultado positivo, e acertei, mais um golo do central Amândio.

Atenção já se começará a dizer que o Torre anda fraco, etc. mas já vi jogar o Torre (nas Fontaínhas - Torneio de Cascais) e acreditem que está exactamente como na época passada. A equipa do Borreicho nunca desiste, muita garra muita luta, mas apenas com uma diferença na época passada entrou a ganhar (teve 6 vitorias seguidas) e agora começa mal (0 pontos e 0-7 o seu goal-average), francamente mal.

Estaremos atentos ao seu próximo jogo, ainda por cima no Tojal. Vai ser escaldante.


Lourel 1 - Oeiras 0- Os verdes em casa, crescem sempre e bateram o pé ao centenário Oeiras. Foi um jogo equilibrado, mas o Lourel não perdoou, um golo solitário, de Bernardo bastou. O Oeiras apresentou neste jogo 3 jogadores ex-Lourel (o lateral esquerdo Emiliano, o avançado centro António e a novidade o "gigante" Stanic - guarda redes) mas mesmo assim não chegou. Destaque neste jogo para expulsão de Hermes (duplo amarelo) ambos na fase final do jogo, concerteza o dos 90 (+1), até apostava que foi por demora na reposição da bola. Hermes, guarda redes do Lourel tem 35 anos, muitos anos de futebol, preferiu segundo cartão e ganhar o jogo. A experiência a funcionar.


Bucelenses 3 - Musgueira 0. Esta Honra é isto, um dia ganha-se goleando, no outro sofre-se uma goleada. Não há jogos fáceis. O Musgueira tem a atenuante de ter tido o azar de ter jogado no pelado de Santiago dos Velhos, mas a equipa do Nascimento também vindo da 1ª distrital apanhara na época transacta muitos "carecas". Portanto mérito para os azuis, excelente resultado sem dúvida. Os azuis entraram de rompante e marcaram 3 golos nos primeiros vinte e um minutos. O Bucelenses, do técnico Francisco Matias, têm uma equipa possante.



Fanhões 2- Olivais 2– Acreditávamos que este jogo fosse arduamente disputado, dentro do equilíbrio, com resultado incerto até ao final e assim sucedeu. O Olivais tendo empatado fez um bom resultado.

Até porque aos 80 minutos o Fanhões coloca-se a vencer por 2-0, mas o Olivais aos 85 m reduz e aos 90 m empata ou seja em 10 minutos o S.L.O consegue não sair derrotado do campo da Matinha, prova provada que as equipas de António Oliveira (técnico do Olivais) "respiram" sempre muita saúde física e psicológica.


Loures 2 - Pêro Pinheiro 1 – Jogo importante este que se disputou em Loures, onde houve 8 cartões amarelos. Os últimos minutos foram impróprios para "cardíacos". Senão vejamos, nos descontos o Loures de penalty (Varela não perdoou), retorna a ter os 3 pontos. Bastaria só isso para que fosse o jogo que durante a semana mais se irá falar. Não sei se é penalty, presumo, que se o arbitro marcou foi porque o mesmo sucedeu. Aos vermelhos de Sintra depois de empatarem, sofrerem um golo nos descontos é sempre aborrecido. Mas esperemos que tudo fosse transparente, acreditamos vivamente que sim. Na ficha de jogo está Tino no Loures, será o Tino ex Sacavenense? Pensamos que sim, estava sem clube, e Tino só há um. Grande jogador.


Nesta 2ª jornada o Encarnacense e Casa Pia lideram com 6 pontos e são as únicas equipas a terem o pleno. Por sua vez o Povoense, Ericeirense e Torre ainda não pontuaram e pior ainda, não marcaram qualquer golo, com a agravante dos da Torre terem sete golos sofridos (3.5 golos por jogo). Mas a "procissão" ainda agora saiu do adro, todavia é sempre melhor estar em cima do que na rectaguarda.

Mais uma vez se provou que a Distrital está forte, um exemplo significativo disso é a vitória do Tojal (na época passada na 1ª Distrital) que foi vencer ao campo de uma equipa que esteve na III Nacional.

Foi uma jornada onde se marcaram 24 golos e houve muita emoção como sempre.

Artigos anteriores -
30 Agosto
6 de Setembro
13 de Setembro (antevisão 1ª jornada)
18 de Setembro (análise 1ª jornada)
20 de Setembro (antevisão 2ª jornada)

3 comentários:

SintraSport disse...

"Na ficha de jogo está Tino no Loures, será o Tino ex Sacavenense? Pensamos
que sim, estava sem clube, e Tino só há um. Grande jogador."

Não é o grande Tino que pensam. O Tino jogou comigo no Sacavenense na 3ª
divisao e ja pendurou as botas este ano. O Tino que joga no Loures jogava o
ano passado no Murteirense e é de cor.
Ja agora aproveito para dizer que esta errado o comentario ao jogo do
Fanhoes-Olivais, pois a marcha do marcador nao foi essa que esta no site,
ate porque o empate foi ao 89 minutos mas por acaso ate fui eu que marquei
esse golo e jogo no Fanhoes ;)

A marcha do marcador foi:

1-0 Olivais 1-1 Fanhoes 2-1 Olivais 2-2 Fanhoes

P.S- Aproveito para dizer que foi um resultado tremendamente injusto para o
Fanhoes.

Marco Batista, jogador do Fanhões

Anônimo disse...

Fanhões 2- Olivais 2– Acreditávamos que este jogo fosse arduamente disputado, dentro do equilíbrio, com resultado incerto até ao final e assim sucedeu. O Olivais tendo empatado fez um bom resultado.
Axo k nao está errado o k eu disse?
axo k falar nao custa..muita gente sabe tudo..mas nao contribui nada..
olha marco ja agora podes mandar fotos do teu plantel ..fanhoes para regionalsport..pk nao tenho fotos da tua ekipa..vem de outros clube k nao participaram na Honra da epoca passada logo mais dificil..tb aproveito para te ver..eu estou no site do lvelha..è cerdade tu podes fazer as cronicas dos jogos do lvelha..podes ajuar neste blog..para ti seria facil ias aos site do lvelha ao domingo á noite..após cada jornada..e após vada jorandaa comentavas...para mim falar do fanhoes ..mais dificl..se calharo melhor é até deixar de falar..è verdade? têm 2 treinadores? no JN diz k sim..Mas eu sei como funciona o Fanhoes um abraço ao Nédio...
Pois é Marco..das 2 uma ou és ainda muito novo...(nada tenho contra os jovens ehmm..) ou então és muito exigente..e isto tudo por causa do comentario errado!..eeheh..é k uma palavra de incentivo não veio..mas um pontapé para bancada já veio.
mas fika bem..nao estou aborrecido..espero k para o ano..metas mão na massa..e por exemplo faças o site do teu clube..
Vale?mas vires aki já é bom...sabere e veres fotos dos teus adversarios no regionalsport..tb fixe..nao é?kando ouvires falar no bactelo..tetinha...hermes...baldé..é pporreiro..com um clik visualizar até porventura o nosso adversario ddirecto.. o pior é se vês o cannigia do Lourel..vês a foto.e se te sai o verdadeiro cannigia o k jogou no benfica..ou veres um jogador kando tinha 15 anos (ha fotos oficiais assim até nos cartões..sabes isso)e depois levares com um gajo de 34...pois é..a informação tem disto..Não acredites muito no vês ou lês..Tens uma solução... faz tu....assim NUNCA FALHAS..
JOAO REIS LVELHA..A OUTRA anterior TB FUI EU
ah e parabens pelo golo..tb vamos meter semanalmente os melhores marcadores com fotos e tudo..espero ter a tua foto para andares no topo do marcadores..deves ser medio ou avançado..ACREDITA K ESTOU A SER SINCERO.NÃO FIKEI XATEADO CONTIGO.GOSTO DOS ATLETAS...O MELHOR DO DESPORTO.NESTE CASO DO FUTEBOL

Anônimo disse...

O Tino do Loures é o Caboverdiano

Albertino Freire Ribeiro