Google
 

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Pressing na Honra - Antevisão da Jornada 6

por João Matos Reis.

Futebol de Muitas Cores
Há pormenores na nossa vida que simplesmente nos passam ao lado, como acontece com tudo o que é adquirido sem esforço.
A cor é só um exemplo. Elas criam um fascínio não só na nossa realidade como também nos nossos sonhos.
Cor é vida e sonho.

As cores que “percebemos” são produzidas pela luz. A luz do sol, aparentemente branca, é, na realidade, composta pelas cores do arco-ris (7). Quando a luz do sol ilumina, por exemplo um objecto, algumas dessas cores são absorvidas, todavia as outras ou parte delas são reflectidas na direcção dos nossos olhos que as visualizam e então aí permite-nos dizer qual a cor que identificamos.
Quando esses objectos se deslocam, adquirem movimento (tal como os equipamentos dos jogadores) então há dinâmica das cores. Cada cor, isoladamente, tem a sua própria energia, contudo, quando uma cor é envolvida por outra, ou esta lhe está próxima, o seu tom e valor podem-se alterar, em razão de diferentes tipos de relação recíproca ou interacções das cores.
Como se sabe cada equipa tem uma cor...no equipamento, por vezes até com diversas cores, e é essa conjugação dessas mesmas cores que irei ter como tema para a 6ª jornada. É nessa “viagem” que vos quero levar hoje - à Cor da Honra, numa semana, mais uma vez de difícil antevisão.

Malveira-Futebol Benfica :Azul+Vermelho=Lilás/Roxo
Previsão - 1x

O lilás/roxo significa prosperidade, nobreza e respeito. É a cor da arte e do clero. Além disso, é uma cor interessante para equilibrar as emoções quando for necessário realizar algo importante e quando se necessitar de autoridade e/ou poder de comando. Pois é esta mesma cor que os comandos de Veloso e Barroca procurarão neste emocionante jogo. Por um lado o azul, que simboliza também o ideal e o sonho, sonho que os da Malveira têm em ganhar e sair dos lugares mais baixos, nada condizente com seu real valor. Por outro lado o vermelho do Futebol Benfica, cor da vida, do sangue da energia. E muita energia é aquilo que os de Benfica mais têm. Mais ainda que bons praticantes é o facto de serem enérgicos. Misturando estas cores dará um jogo lilás...de respeito mútuo. É um jogo “talhado” para o empate com o marcador colorido (1-1 ?). Mas numa dupla... tenderei também para o 1. Porquê? Porque o Malveira está proibido de perder.

Povoense-Linda-a-Velha
Amarelo/Vermelho
+ Vermelho e Branco=Laranja

Previsão x2
O laranja é uma cor quente, tal como o amarelo e o vermelho. É pois uma cor activa que, significa movimento e espontaneidade...e é tudo isso que vamos ter no complexo da Piedade. Duas equipas que se conhecem muito bem, 2 times que estão insatisfeitos com a actual classificação e vão querer/necessitar pontuar. Vai ser um jogo com muitos golos, quase que apostávamos com mais de 4. Vamos a ver é a sua distribuição no placard. Os da casa têm uma vantagem: jogarem (se é que jogam no seu quintal?), pois o novo já está pronto. Mas os Lindavelhenses estão avisados e vão preparados para jogarem em qualquer dos cenários, com um único objectivo: vencer, mas ambos vão querer os 3 preciosos pontos. Jogo interessante de seguir, porque se o Povoense perde, afunda-se e se o Linda-a-Velha vence sobe mais uns patamares.

Lourel-Ericeirense - Verde + Azul=Azul Ciano ( Piscina)
Previsão 1x2
O azul ciano significa tranquilidade e frescura. Este azul é também uma cor associada à habilidade. Mas tranquilidade e frescura é que nenhuma destas equipas vai ter. Não vão ter tranquilidade porque em ambas as balizas existirão muitas situações de golo. Se vai haver? Isso dependerá de Hermes num lado e de Xixa noutro. Frescura é o que não vai sobrar no final do jogo, porque o mesmo vai ser suadinho. Uma tripla porquê? Sobretudo porque vai ser um jogo onde tudo pode acontecer. O Lourel em casa é fortíssimo (2 V), mas o Ericeira não se intimida. Este azul ciano...um azul ericeiro.. .também os pode ajudar. O futebol também vive de coisas para a além da bola: é o acreditar sempre... e a sorte tem andando arredada da Ericeira, mas do mesmo se queixam os de Lourel. Ambos sabendo que a sorte protege os audazes...ambos vão querer vencer.

Bucelenses-Ponterrolense Azul+Amarelo = Verde
Previsão 1
O verde significa vigor, juventude, frescura, esperança e calma e representa o crescimento/desenvolvimento. Ora o Bucelas tem de começar a crescer, a desenvolver, porque senão.. .não sairão do fundo cinzento. Mas vão ter em conta uma equipa, que só é fora mais fraca em termos de resultados, porque se bate de igual modo. Os de Ponte do Rol que também por vezes equipam de azul, vão querer trazer os primeiros pontos, fora do seu campo (Moinhos).
O factor casa poderá/deverá ser uma mais valia para o Bucelenses, onde com o apoio do seu público procurarão a sua 1ª vitória e acho que conseguirão tangencialmente...que deverão mesmo vencer. O vigor que é apresentado pelas equipas de Vitor Martins irão ter a dificultar um Bucelas fresco, encorpado e esperançoso de vencer. O 12º elemento (o público afecto aos da casa) aqui vai ter muita importância, um factor decisivo, assim com os seus bons extremos.

Ass. Torre-Casa Pia Vermelho + Preto = Cinzento
Previsão x
O preto está associado à ideia do terror, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade, e é com essa mesma dignidade que os casapianos irão até Cascais onde um vermelho vivo, um vermelho de paixão os espera. Uma equipa de Bairro, um conjunto que vai querer levar de vencida uma das equipas que melhor futebol joga. Mas no “ajustado” campo do Torre, o futebol explanado dos “gansos” - onde os laterais e extremos têm um papel decisivo, irá ter dificuldade. Logo muitas dificuldades esperarão os “viriatos” num jogo onde a vibrante combinação do rubro com o negro, nos remeterá ao ritmo. Apostando no 1 (será arriscar muito) portanto o X.. também não tenho mais duplas ..senão seria 1x. Será um dia um pouco cinzento para o Casa Pia, mas mesmo assim deverá trazer um pontinho.

Fanhões-Tojal - Vermelho+Amarelo=Laranja
Previsão x
O laranja também é associado à alegria, euforia e juventude. Mais um derby concelhio de Loures. Meia dúzia de kms separam estas duas colectividades, que se encontram em percursos inversos: Os da casa a descer vertiginosamente enquanto os forasteiros a subirem. Acreditamos num empate e esta semana apresento 3 empates fixos... é obra... mas acredito no x porque os da casa ,através da sua juventude vêm neste jogo vontade maior, e se não tiveram motivação contra os ”vizinhos” Tojal e Bucelenses e ainda por cima jogando em casa, jamais o terão. Mas o Tojal é melhor e está mais forte, mas o seu equipamento amarelo, se transmite optimismo também regista descontracção e essa atitude pode ser-lhe adversa. Vou mesmo pelo empate com golos, será uma “Meia Laranja” para o Tojal.

Loures-Encarnacense - Amarelo+Verde = Verde claro
Previsão 1x

O Verde claro significa contentamento e protecção. Essa cor atenua as emoções e facilita o raciocínio correcto. É o jogo da jornada o 1º - líder invicto vai a Loures, onde mora uma equipa imbatível intra-muros há 19 jornadas (17 da época passada). Pensamos que poderá continuar. Não que os verdes não tenham argumentos, claro que os têm (e muitos), mas os da casa num futebol rasgado e directo, transcendem-se em casa (quando os sócios não exigem demais). Competirá ao Encarnacense dentro do seu equilíbrio e harmonia (aspectos que também caracterizam a sua cor e equipa) jogar também forte.
O empate parece ser o resultado mais previsível, todavia a haver um vencedor (e já não tenho mais tripla - gasta no Lourel-Ericeira), vou pelo Loures. Até porque o Encarnacense não pode “fugir”, com muita pena do mais novo presidente da Honra (o jovem Nuno Santos), não é verdade?

Pêro Pinheiro-Oeiras
Vermelho+Vermelho e Branco =Vermelho Claro
Previsão x

O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a agressividade ou o poder. Aqui estão 2 equipas de vermelho, logo muito sentimento, muita paixão e quiçá alguma agressividade competitiva. Ambos vêm de resultados negativos. Ambos quererão pontos. Os da casa vencem em casa normalmente tangencialmente quando “apanham” equipas mais modestas. Neste caso é uma equipa com aspirações, logo tudo se conjuga para empate. O vermelho está associado à excitação, portanto será um jogo excitante.. mas num campo onde a bola sai muito e leva muito tempo a reentrar, teremos portanto um vermelho claro.. ou seja paixão sim.. mas um score com poucos golos...1-1 ou 0-0, porque o tempo de jogo no Pardal Monteiro é sempre menor.

Olivais-Musgueira - Vermelho+Vermelho = Vermelho
Previsão 1

O Vermelho também significa elegância e requinte. Também sugere motivação, actividade e vontade. Ele atrai vida nova e novos pontos de partida. O S.L. Olivais terá nesta partida uma perspectiva de “vida nova”, isto porque depois de 3 jogos (iniciais) positivos, marcou passo e não vence há 2 jornadas (também é certo que foram fora). A vontade será imensa e penso que poderá mesmo vencer, se tiver essa vontade e esse requinte, mas o vermelho traz vigor às funções físicas e o Musgueira é bem vermelho vivo. Jogo bem colorido mas deverá tender para os do Branca Lucas (concerteza a actuarem de branco nesta partida).

1º Finalmente
Mesmo nas cores vou manter 1 tripla, 3 duplas e os 5 fixos. Não é tarefa fácil.. é mesma uma coisa complexa (faltam-me sempre símbolos). Mais fácil seria não colocar prognósticos, apenas comentários, mas não consigo, não quero ver tudo facilitado. Comentar por comentar seria fácil demais e gosto de desafios. Aqui os símbolos são a cor dos comentários, cor essa essencial, mesmo vital para se analisar/antever uma partida de futebol.
Sem prognósticos seria um quadro um tanto ou quanto negro ou apenas algo semelhante a um sorriso amarelo. Espero acertar sempre porque acredito no verde da esperança ou num futuro cor de rosa. Jamais tremerei como varas verdes ou passarei noite em branco perante os resultados antevistos. Sei que nem tudo irá ser ouro sobre azul, mas ainda bem que existem as cores e que são muitas e muitos gostos, porque como diz o outro “O que seria do cinzento se todos gostássemos do vermelho.”

2º Finalmente
Por falar em cores, o porquê daquele equipamento negro da nossa selecção? Por sinal é bem bonito, mas o que existe de simbólico em Portugal para se ter essa cor no “jersey “ mais valioso do nosso País? Não vejo nadinha. Talvez apenas o mistério (uma das características do negro) que adensa sempre o nosso futebol:

Primeiro : O mistério de sabermos se somos apurados? Claro que seremos.. mas sempre tão sofridinho. Com contas e continhas e resultados dos outros também favoráveis. Num grupo em que uma Selecção da nossa Honra (não estou a brincar pessoal) ganhava de caras ao Azerbaijão e ao Cazaquistão... com os arménios (que são melhorzinhos) era um empate.. nada mau para eles.
Segundo : O mistério de sabermos se vamos culpar o árbitro, o estado da relva, o jet-leg, a falta de condições hoteleiras ou até o facto de quando jogamos em casa, os estádios não estarem completamente cheios e o facto do apoio ser sempre pouco. Pois é normalmente sobra um ou dois lugares e o pessoal que ocorre aos campos até é mudo.
Terceiro : O mistério de quando é o que os guinéus Baldé e Fábio (ambos do Linda-a-Velha) e Mustafá (F.Benfica) ou o caboverdiano Tino (Loures) entre outros, serão internacionais por Portugal? Porque é legitimo também o desejarem. Começou com o trinco Celso do Boavista (lançado por Pedroto), passou pelo Deco, Makukula, o hipotético Derlei e agora o Liedson, o “Levezinho” também quer. Os nossos da Honra também querem.
Quarto : Pois é que mistério envolve o nosso futebol. Quando aqui há uns anos o Robert Pires quis ser internacional luso e não foi possível!!

3º Finalmente
Esta noite tive um sonho..uma história... que vos vou contar.."Era uma vez um clube, num País...que tinha dois campos.
Um era muito pequeno, muito estreitinho, com as medidas mínimas (será que tinha?) no sonho não tinha nem fita métrica, teodolito/distanciómetro ou sequer estação total ou GPS, mas a olhómetro e meio a dormir, se tinha era mesmo à justa.Também tinham um campo maior, com pista de atletismo e tudo. Um verdadeiro campo de futebol, novinho em folha, onde até já realizaram partidas oficiais esta época e segundo parece também na transacta (mas aí sem certeza, porque aí o sonho foi menos nítido).
Por exemplo no dia 7 de Outubro (há 10 dias) jogaram, nesse campo grande contra uma equipa que vestia à Porto...tendo até empatado 2-2.
Mas como a equipa da casa está "mecanizada" para o quintal e agora vai apanhar uma equipa que equipa listada de vermelho e branco, que tem um campo grande e têm muita gente que corre muito - devem ter receio que esse pessoal até vá para a pista de atletismo!!!!!!
Vai tudo para o quintal outra vez.Parece que o pedido de alteração invocado é que as cabines novas não têm agua quente!!!!! Será que tinham quando jogaram contra a equipa (que equipava à Porto)? Por sinal que até tem um campo pequeno. Portanto aí foram para o campo grande. Será que a água quente faltou durante estes quinze dias?Falta de gáz! Falta de energia solar (até tem estado bom tempo). Mas os campos distam um do outro cerca de 35 metros apenas..será que as cabines do "quintal" não serviriam também para o grande?
Pois é, isto foi apenas um sonho..Vamos estar atentos aos jogos seguintes que essa equipa realize em casa, mediante apanhe equipas de campos grandes ou equipas de campo pequeno.Vai andar na dança de campos? Que desculpas vai arranjar? Que a relva sintética tem borracha a menos! Ou que o sintético tem meio milímetro de altura a mais!.Tenham PIEDADE de nós.
O chico-espertismo... tem peso e medida. Tudo vale para ganhar... aceita-se... compreende-se... mas tudo tem limites."
Atenção que isto foi tudo um sonho... não ... não foi no Cambodja nem no Sri Lanka ou muito menos no Campeonato do Tibete.
Essa equipa nem existe..... foi apenas um sonho meu... mas no quintal também se apanha boa fruta.

Cada vez gosto mais da cor da Honra .. é um colorido mais cintilante...não sei porquê?

Artigos anteriores -
30 Agosto
6 de Setembro
13 de Setembro (antevisão 1ª jornada)
18 de Setembro (análise 1ª jornada)
20 de Setembro (antevisão 2ª jornada)
25 de Setembro (análise 2ª jornada)
27 de Setembro (antevisão 3ª jornada)
2 de Outubro (análise 3ª jornada)
4 de Outubro (antevisão 4ª jornada)
8 de Outubro (análise 4ª jornada)
11 de Outubro (antevisão 5ª jornada)
16 de Outubro (análise 5ª jornada)

Nenhum comentário: