Google
 

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Crónicas do BMM

Crónica da responsabilidade de Luís Bernardo

A pensar pequenino, vamos indo cantando e rindo...


Espectáculo, a nossa selecção nacional de sub19, passou com “distinção”, em mais um mini-torneio de apuramento, para o Europeu de sub-19 da categoria, a realizar na Áustria entre 16 e 27 de Julho de 2008. Que vai contar na fase final com 8 selecções divididas em 2 grupos.
Mas ainda não chegámos lá, após nos classificarmos com mais 28 selecções neste mini-torneio, vamos para mais um mini-torneio, agora com 7 grupos de 4 selecções, e só os 7 vencedores é que vão ao Europeu de sub19, junto com a selecção anfitriã.
O Mister Agostinho de Oliveira, ficou satisfeito com o facto de Portugal ter acabado o mini-torneio de apuramento com 3 vitórias, o que na prática lhe permite “escapar” de alguns adversários de nomeada na ronda de elite que se segue, li na www.bola.pt .

Fiquei boquiaberto com estas declarações “escapar”? Mas... não somos bons? Estamos com medo de quê, mas afinal a FPF tem o objectivo de “escapar” de alguns adversários, isto quer dizer, que o importante é alcançarmos a presença? Com o menor esforço? Talvez por isso é que não cheiramos uma posição honrosa há quase 20 anos nos Mundiais de sub-17, que se realizam desde 1985, só conseguimos um 3º lugar em 1989, com o Paulo Santos, Peixe, Figo, Costa, Xavier, etc.

Voltando a este mini-torneio de sub-19, quero dizer que vencemos com “distinção”, países como a Bielorússia, Andorra e República da Irlanda, que é muito fraquinha, onde o Adrien Silva foi um verdadeiro “motor” no meio campo, mas também contra uma República da Irlanda, que não joga nada, desculpa lá Adrien, és um óptimo jogador, mas os media são um mal necessário, e estão a querer te dar uma mensagem, que é de teres de ser um verdadeiro “motor” contra a Espanha, contra a França, contra a Alemanha, etc.

Penso que estamos mais uma vez a entrar na questão de cultura da nossa terra, alguns portugueses pensam pequenino, eu sou um português que penso grande, pois somos mesmo muito bons, temos no país excelentes jogadores, mas infelizmente estragamos a maioria, e continuamos pequenos na maneira de pensar, há alguns dirigentes do futebol português, estrategicamente colocados em posições importantes de gestão superior, que continuam a pensar pequenino, para mal dos nossos pecados.

Pensar pequeno é ir almoçar e pedir a “ementinha”, depois pedir um “pãozinho” e uma “manteiguinha”, já agora uma “imperialzinha”, depois pode trazer um “bifinho” com umas “batatinhas” e uma “saladinha”, mais tarde um “cafezinho”, a “continha” e “obrigadinho e saímos todos felizes de “barriguinha” cheia, cheia de quê? De esperança.
Por outro lado, também tenho lido declarações do Sr. Madaíl, “Portugal pode candidata-se ao mundial 2018”, “temos de ter ousadia”, eu não acredito no que li na www.bola.pt , umas vezes somos um país pequeno, uns coitadinhos, andamos a cheirar uns campeonatos mundiais, nos europeus lá temos conseguido algumas coisinhas, por outro lado já somos os maiores, e temos a intenção de organizar um torneio mundial, para mostrar ao mundo que somos mesmo bons.

Deixem-se mas é disso, deixem-se de se promover a vós mesmos, vejam as centenas de jovens talentos, que se perdem anualmente nos nossos Distritais, que vão trabalhar nas obras por não terem apoio. Muitos acabam presos pelas más relações com a família e pelos amigos da “treta” que arranjam. Vejam mas é as centenas de clubes das Distritais, que nem lanche e instalações adequadas podem oferecer aos centenas de jovens, que vêm no futebol o “sonho”.
Por falar nisso, os nossos miúdos até aos 19 anos, vão indo mais ou menos no seu sonho de que vão ser jogadores da bola, depois caem-lhes o “Carmo e a Trindade” (as duas maiores Igrejas do Porto), esses miúdos são passados para trás, por centenas de estrangeiros duvidosos, que andam por aí a dar cabo da minha paciência quando assisto pela TV aos jogos da Super Liga, com jogadas ridículas e lentidão digna de um “solteiros vs casados”.

Por falar em TV, já dizem que a Sport TV é a TV dos ricos, pois os pobres só no café é que a podem ver, vá lá, de vez em quando a RTP1 e a TVI mostram qualquer coisinha, precisamos de um canal aberto de TV, que mantenha diariamente a população informada, sobre vela, ping-pong, natação, skate, asa delta, ténis, andebol, voleibol, etc.
Há tanta coisa para fazer, tantas carências a eliminar no nosso futebol, e vejo no dia a dia, tanta auto promoção, tanta peneirice, tantos salários chorudos, para muita gente, que anda no nosso futebol mesmo muito “mal”, só tenho a dizer mais uma coisa, assim não chegaremos onde merecemos chegar, já viram que fomos a maior frota naval do mundo, a pensar pequenino, vamos indo cantando e rindo, num quase jardim, à beira mar quase plantado.

Crónicas anteriorer:
4 de Outubro
6 de Novembro

Nenhum comentário: