Google
 

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Pressing na Honra

por João Matos Reis

7ª Jornada – 28 de Outubro

As rivalidades desportivas e não só existem em todo o Mundo do Futebol. No caso da Espanha, a maior rivalidade de clubes é entre o Real Madrid e o Barcelona, mas, esta rivalidade está associada também a questões políticas e administrativas, é mais uma guerra Castela/Catalunha, tendo esta até uma língua própria, uma bandeira com cores vermelha e amarela (listas horizontais) e um hino.
Mas mesmo o Espanhol sendo um pequeno clube de Barcelona – embora venha competindo e bem sempre na 1ª liga espanhola (ainda agora venceram por 2-0 o todo poderoso Real Madrid) e no ano passado até finalista da Taça UEFA, pois os “periquitos” como lhe chamam e sabendo que não podem competir em nada com o grandioso Barça levam, todavia, a rivalidade ao extremo. O italiano Zambrotta, um dos recentes reforços do Barcelona, teve desde logo a noção do que representam as rivalidades regionais na Catalunha. O defesa contratado à Juventus deparou-se, à chegada ao aeroporto de El Prat, no fim da digressão norte-americana do Barça, com um taxista que se recusou a transportá-lo, simplesmente porque era adepto do Espanhol.
Mas dentro das próprias regiões ou cidades há também rivalidades, caso no País Basco do Atlético Bilbau/Real Sociedad (San Sebastian) e nas cidades de Madrid (Real/Atlético) ou ainda na capital andaluza (Bétis/Sevilha).

Na Inglaterra o clubismo parece estar associado, essencialmente, à geografia, porque as grandes rivalidades são entre clubes de cidades diferentes ou de partes de cidades grandes (como é o caso do Arsenal e do Chelsea ambos times londrinos). Mas em Londres existem muitos outros clubes fortes: Tottenham Hotspur (jogou Postiga e alinha Ricardo Rocha), West Ham United (onde joga Boa Morte) e ainda o Fulham (onde jogou Boa Morte), Charlton (esteve o Jorge Costa), Queens Park Rangers, Wimbledon, Crystal Palace , Milwall, Watford (cidade na região metropolitana de Londres – o qual teve Elton John como “dono” ), portanto aí as rivalidades são grandes.

No Brasil as hostilidades paulistas entre Corinthians (clube do gavião) e S. Paulo ou entre estes e Palmeiras e as também rivalidades cariocas entre Flamengo (clube do povão) e Fluminense (tricolor) sempre um clássico o FLA –FLU no Maracanã, com 200 mil adeptos - agora reduzido. Ou entre estes e Botafogo e Vasco da Gama e ainda entre todos estes e os clubes paulistas, mineiros ou gaúchos.

Na Argentina a maior rivalidade é entre o Boca Juniores e o River Plate, mas muitos exemplos existiriam por esse Mundo fora. De realçar também ao nível de selecções a “antipatia” entre o Brasil e a Argentina, sempre com uma carga explosiva.

Em Portugal, existe, não uma rivalidade Norte/Sul, mas sim um trio que se debate exaustivamente - FC Porto/Benfica/Sporting. O Porto auto-proclamando ser o rei do Norte (claro que não aceite por Braga, Guimarães e Boavista) contra os da capital. O Benfica considerando-se o clube com mais sócios (até do Mundo!!!) e o Sporting armando-se às vezes, também com alguma razão, vitima do sistema. Sendo do Benfica e olhando o futebol português dos últimos 50 anos, acho que efectivamente o Sporting é o mais lesado... mas apenas quando falamos dos três. As farpas azuis, vermelhas e verdes são lançadas ao longos dos campeonatos são reciprocas e tanto começam no norte, como no sul, refira-se que a comunicação social também explora tudo isso.

Para além da rivalidade (e não nos vamos debater mais nelas) sobejamente conhecida, comentada, escalpelizada e explorada entre os três grandes, existem no entanto outras rivalidades nas mesmas regiões ou na mesma cidade. No Minho a rivalidade Braga versus Vitória de Guimarães é levado também ao absurdo. O intenso duelo minhoto que vem sendo travado entre vitorianos e arsenalistas ganha nova dimensão com o blogue Diário de Marrocos. Só visto.

Não pensem que as rivalidades regionais com expressão na "net" se restringem aos duelos entre Vitória de Guimarães e Sp. Braga. Na Região Centro não se faz a coisa por menos e, imaginem, foi criado um blogue destinado a ultrajar a União de Leiria e passo a citar: ANTI-UNIÃO DE LEIRIA!!!!: UM CLUBE (LEIRIA) QUE ENVERGONHA TODA A REGIÃO CENTRO. UM CLUBE QUE NÃO TEM ESTÁDIO, NÃO TEM SEDE , NÃO TEM TÍTULOS, ENFIM, NÃO TEM NADA, E VAI VIVENDO A CUSTA DE TODOS NÓS CONTRIBUINTES...
Anti União de Leiria

Penso efectivamente que por vezes se está a ir longe demais, é mesmo uma rivalidade doentia. Criam-se ódios, apenas por causa de um jogo de futebol, embora muitas vezes esteja muita coisa em jogo; ser o “maior” do Norte do País ou ser “imperador” do Centro.

Na mesma cidade os casos mais acentuados são o famoso Benfica/Sporting em Lisboa e o FC Porto/Boavista na Cidade Invicta.
Os casos de Évora (Juventude/Lusitano), Portalegre (Estrela/Portalegrense) ou Coimbra (Académica/União) ou ainda de Matosinhos (Leixoes/Leça) já o foram.

Na Honra as rivalidades nem são muita acentuadas e porventura existem três tipos de rivalidades:
1ª Geográficas
2ª Entre clubes representativos e com aspirações
3ª Entre jogadores/treinadores

No 1º caso pode ser pelo facto de serem equipas do mesmo concelho ou por proximidade. Por exemplo as rivalidade no concelho de Mafra, quando ocorre um Encarnacense/Ericeireirense ou ambos jogam contra o Malveira. No concelho de Loures, quando o Loures, Tojal, Fanhões e Bucelenses se cruzam. Ou no concelho de Oeiras um Linda-a-Velha/Oeiras.
Até pode ir a equipas da mesma freguesia Casa Pia/Futebol Benfica ambos da freguesia lisboeta de S.Domingos de Benfica.
Ou então por proximidade, caso do Ponterrolense/Encarnacense ou Tojal/Povoense
Também se diga que muitas vezes essa rivalidade andou arredada pelo facto dos clubes durante muitos anos andarem em divisões diferentes.

No entre clubes representativos e com aspirações. Alguns clubes querem e assumem querer subir por exemplo: Loures/Futebol Benfica/Malveira/Oeiras/Casa Pia acabam por serem rivais. Um jogo entre estes, poderá ser excitante mesmo que tecnicamente fraco, mas basta que a tradição lhe assegure uma posição de destaque, denominando-o "clássico" Não só no distrital porque todas estas equipas também já estiveram no Nacional.

No as rivalidades na Honra, por vezes são mais flagrantes quando muitas vezes existem jogadores num clube ou outro que já jogaram juntos. Será mais uma questão por vezes também pessoal. Porventura é a mais sadia e é bonito verem-se muitas vezes jogadores de ambas as equipas a confraternizar antes e depois dos jogos. Refira-se aqui que a maioria dos jogadores de raça negra, são disso um ENORME EXEMPLO. Todos eles praticamente se conhecem e todos se dão bem. Bonito de ver.
O mesmo se verifica com os treinadores, que se “rivalizam” dentro de campo, através das suas equipas, mas no final do encontro todos se saúdam (aspecto que por vezes não se vê no futebol nacional de alta competição ou até no futebol internacional).

Na honra não existem dois blocos definidos de rivalidades, não existe uma rivalidade entre os clubes norte do distrito (Torres Vedras, Mafra) contra o Sul do mesmo (Oeiras, Lisboa ou Loures). Nesta antevisão fez-se um cenário... meramente hipotético de uma rivalidade Oriental/Ocidental de Lisboa (assim a modos do basquetebol norte-americano, entre Confederação do Pacifico e do Atlântico).
Desde já importa indicar como foi feita esta partilha. Traçou-se uma linha imaginária através de duas maravilhas de Portugal, saindo da Ponte sobre o Tejo e atravessando o Convento de Mafra. Tivemos então desde logo:
9 clubes para Ocidente: Encarnacense, Ericeirense, Pêro Pinheiro, Lourel, Torre, Oeiras, Linda-a-Velha ,Casa Pia e Futebol Benfica .
9 clubes para Oriente: Ponterrolense, Malveira, Bucelenses, Fanhões, Tojal , Loures, Povoense, SL Olivais e Musgueira.

Importa desde já saber como estão as forças desta “rivalidade”:
O grupo Ocidental até à 6º Jornada tem 93 pontos e o grupo Oriental possui 61 pontos... Mas bastaria olhar para a actual classificação geral para se verificar que os ocidentais têm tido supremacia: apresentam-se nos 3 primeiros lugares e por sua vez os orientais ocupam os últimos (com o ocidental Ericeirense lá inserido). Veremos como ficarão no final da 7ª jornada.

OeirasSL Olivais - “Lutas dos Ós” Previsão 1x
Aqui estão em confronto duas equipas, uma do lado ocidental outra parte oriental. São duas forças antagónicas. Um Oeiras que desceu da 3ª e um Olivais que foi o último a saber que constava desta Honra. O Oeiras deverá vencer, se quiser ter aspirações jamais poderá perder mais pontos em sua casa. O Olivais fora é mais frágil, todavia andam a necessitar de pontos, porque não pontuam há algumas jornadas. Se o Oeiras facilitar, fizer Ó-Ó, o Olivais poderá trazer um pontinho, mas os da linha são favoritos.

Futebol BenficaMusgueira - “Vermelho... vermelhão” Previsão 1
Mais um jogo onde os ocidentais deverão levar de vencida a actual sensação do campeonato. Os “Barrocas” não facilitarão e perante o seu publico, por vezes com a presença na bancada do Artur - o grande defesa direito da Académica/Benfica/Sporting/Selecção... e por vezes também o Paulo Gonzo, os da casa deverão vencer. O Musgueira tentará trazer algo mais que a derrota, mas deverá ser muito complicado.

Ericeirense - Bucelenses - “Luta entre azuis” Previsão 1
Outra equipa oriental ruma ás praias da Ericeira. Mas os de Bucelas têm-se dado mal com idas à praia - foram esmagados na Praia de Oeiras e no doca dos Olivais também perderam. O Ericeirense necessita de subir na tabela, para um lugar mais consentâneo com seu valor. Acreditamos plenamente que os azuis do mar vencerão.

Malveira Povoense - “Riscas em duelo” Previsão 1
A Malveira está em choque. O seu Atlético tarda em sair da posição incómoda em que se meteu ou meteram. Poderemos dizer que é mesmo um jogo de alto risco, mas para ambos... O Povoense vem com novo técnico (interinamente) no banco, todavia a tarefa não vai ser fácil, ainda por cima sem o central de marcação Abel, expulso nos descontos do jogo de domingo.
Os azuis têm obrigação de ganhar.

PonterrolenseFanhões - “David contra Golias” Previsão 1
Tarefa facilitada se avizinha para os da casa. Todavia até marcarem o 1º golo, o Fanhões tudo fará para que as suas balizas não sejam alvejadas.
O Fanhões tem perdido fora, mas tem retardado essas derrotas... como será no pelado? O lanterna vermelha tem muitos jogadores que militavam na 1ª distrital, por isso concerteza que o pelado não será handicap, mas o Ponterrolense é muito forte em casa e a derrota caseira por 5-0 é algo que custa a digerir. Cuidado com Naco e Cª. Cheira-me a goleada.

Tojal - Loures - “Um derby de Loures” - Previsão 1x2
Um derby e portanto um grande jogo em perspectiva que deverá ter uma moldura humana significativa. Acreditamos que seja um jogo equilibrado, entre duas equipas sem rodriguinhos e despachadas. Se porventura os forasteiros têm mais equipa, também não deixa de ser verdade que os tojalenses se empertigam quando actuam na meia laranja e porque quererão ganhar ao forte adversário. O seu técnico diz que podia ir em primeiro. O mesmo se queixam outras equipas. Por exemplo o Ponterrolense que se não tem perdido os três jogos fora, também iria em primeiro. Ou o Fanhões que se tem ganho todos os jogos... decerto seria o líder. Todos se queixam do azar, disto e daquilo, mas uma coisa é certa, no final o vencedor da Honra será o mais justo. Com mais ou menos apoio, com mais ou menos sorte, lesões, castigos, bolas na trave, etc... quem for o vencedor ao fim as 34 jornadas é o justo vencedor.

Linda-a-Velha - Ass. Torre - “Meio derby ocidental”- Previsão 1
É um meio derby porque não existe uma rivalidade acentuada entra estas duas equipas. Os da casa sempre tiveram no União de Algés o seu grande rival, enquanto o do Torre tem sido sobretudo o Fontaínhas, ou seja rivalidades de proximidade. O Linda-a-Velha é o favorito. Joga em casa, tem melhor equipa e sobretudo melhor plantel, mas jogam 11 contra 11 e o Torre é sempre uma equipa que luta muito. Todavia os leões vermelhos tudo farão para arrecadar os três preciosos pontos.

Casa Pia – Lourel – “Duelo clássico ” - Previsão 1x
Os casapianos jogam no seu belo estádio onde tanto gostam de jogar o seu futebol trabalhado no meio campo associado a uma qualidade formidável dos seus dois extremos - nunca é demais exaltar quem sabe jogar.
Mais uma vez são favoritos. No entanto o actual Lourel, começa paulatinamente a afirmar-se.
São ambos despromovidos da 3ª Nacional, todavia quererão regressar.

Encarnacense - Pêro Pinheiro - “Jogo entre velhos conhecidos” - Previsão 1x
Aqui vai um 1x e porquê? Porque o Pêro Pinheiro conhece bem o Encarnacense. Não é bem um derby, mas estas equipas quando se defrontam tudo pode acontecer. Na época passada o Encarnacense inclusive perdeu com o Pêro Pinheiro (0-1) , quando tinha empatado na terra do mármore. Há duas épocas registou-se um empate a zero na Encarnação. Portanto os sintrenses têm se dado bem com estes verdes.

As rivalidades são eternas e necessárias
Para a existência das rivalidades que se verificam no campo desportivo a competitividade regional ajuda, e muito, porque por vezes há mesmo uma mobilização geral no apoio ao clube da terra. O amor aos clubes é a mola propulsora para que ainda exista futebol neste nível.
A escolha do clube do coração é realizada desde muito cedo, ocasião a partir da qual o indivíduo torna-se pessoa, passando a fazer parte de um mundo mais amplo que a casa e a família. Claro que todos nós somos, ou quase todos, de um grande. Mas também todos nós ou somos do clube onde moramos, onde jogamos ou jogámos, ou até alguém nosso conhecido faz parte, enfim onde nos identificamos no nosso dia a dia
Claro que depois nasce a rivalidade. Queremos ser melhores e queremos ganhar sobretudo aos que nos estão próximos. Porque por vezes é com estes com quem mais lidamos. As grandes rivalidades: Linda-a-Velha/Algés, Futebol Benfica/Unidos, Tires/Porto Salvo, Olivais e Moscavide (ex-Desportivo)/SL Olivais, Musgueira/Alta de Lisboa (ex-Charneca) ou mesmo Sacavenense/Vialonga... foi-se esbatendo no tempo até porque em épocas transactas as equipas eram constituídas maioritariamente por atletas da localidade ou limítrofes da mesma, coisa que hoje não se verifica. Por exemplo no Encarnacense não joga nenhum da vila.
Por tudo isso, rivalidade sim mas Q.B., para que uma partida de futebol possa/deva ser apreciada simplesmente pelo espectáculo que os jogadores proporcionam.
Mas já diriam todos os adeptos de cada clube: “Tudo bem, mas se a minha equipa ganhar, tanto melhor.”

Quanto a esta semana é tudo. Para a semana novo rescaldo e uma antevisão à 8ª jornada, cujo o tema será os campeões. Para aguçar o apetite, sabiam que a equipa que mais títulos (5) venceu nesta divisão de Honra está actualmente na 1ª Distrital? Ou qual é a equipa da 1ª liga que também venceu este campeonato ou qual a equipa da 2ª liga também vencedora?

Artigos anteriores -
30 Agosto
6 de Setembro
13 de Setembro (antevisão 1ª jornada)
18 de Setembro (análise 1ª jornada)
20 de Setembro (antevisão 2ª jornada)
25 de Setembro (análise 2ª jornada)
27 de Setembro (antevisão 3ª jornada)
2 de Outubro (análise 3ª jornada)
4 de Outubro (antevisão 4ª jornada)
8 de Outubro (análise 4ª jornada)
11 de Outubro (antevisão 5ª jornada)
16 de Outubro (análise 5ª jornada)
18 de Outubro (antevisão 6ª jornada)
22 de Outubro (análise 5ª jornada)

Nenhum comentário: