Google
 

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Pressing na Honra

Artigo de João Matos Reis

Pontapé de Saída

O início do campeonato está aí à porta. Todos os clubes iniciaram os seus treinos, na perspectiva de que as suas performances no campeonato/taça sejam as melhores.

Uns são, como em todos os campeonatos, mais favoritos de que outros. Para isso contribui o valor dos seus jogadores. A competência dos seus técnicos. O envolvimento dos seus directores e não menos verdade a importância de outros dois factores fundamentais: os adeptos e o historial do clube.
A presença de publico é importante porque todo o jogador gosta de ter galeria, ter bancadas compostas, porque jogar num campo deserto, como sucede por vezes até em jogos da UEFA (jogos à porta fechada) parece algo surrealista. Por sua vez o historial do clube assim implica. Todavia é sem dúvida uma faca de dois gumes, primeiro porque a fasquia é mais elevada, segundo porque toda a gente gosta de ganhar aos melhores. Porque será? Porque essa é uma atitude humana. Vencer os melhores ou então juntar-se aos mesmo. Como aqui só um será o grande vencedor, ninguém quer se juntar, quer é ser o MELHOR. Ser o Melhor também é uma das ambições do desporto e o Futebol não foge à regra. Há os favoritos que se auto-intitulam como tal e existem aqueles que o são aos olhos dos outros. No fundo são estes os verdadeiros favoritos. Este campeonato, não terá um favorito, existem sim um conjunto de favoritos...

Ao contrário do que tem sucedido nas outras épocas, a HONRA 2007/2008 será “aberta”... concerteza jogada até à ultima jornada...

Pelos planteis que se vão conhecendo, pelos jogos treinos que se vão realizando (resultados marcados pelo equilíbrio), começam a configurar-se um conjunto de equipas com possibilidades de serem os campeões: Futebol Benfica, Loures, Malveira e Oeiras, porventura, senão tiverem lesões e castigos, ou seja se ao longo do campeonato mantiverem os seus “onzes bases”, são ligeiramente mais favoritos, porque efectivamente têm onzes muito fortes. O Futebol Benfica, a pensar até que jogaria a III Divisão, apetrechou-se bem no defeso, e na minha perspectiva, parte com ligeira vantagem, até porque destes 4 clubes, parece ser a que tem o plantel mais forte. Talvez não seja o mais equilibrado de todos, mas será o mais forte ou seja nos cerca de vinte e tal jogadores que cada equipa está mais apetrechado em quantidade/qualidade e depois ainda têm uma equipa B. Mas também é verdade que só jogam 11 jogadores de cada vez, (mesmo a efectuarem-se as futuras 5 substituições possíveis). Na equipa do Fófó, muito bem orientado pelo Barroca, pontifica a sua linha intermediária: Gonçalo - Miguel - Tobé - Vital- Hidalgo - Alex e sobretudo Mustafá.

É um sector muito forte e como se sabe quem ganha o meio campo, ganha jogos, e “arrisca-se” a ganhar o campeonato.


Loures do Pedroso é sempre forte, sempre a ter em conta. Ainda na época passada ficou em 3º lugar, mas invicto em casa e com apenas 5 derrotas no campeonato, ficou não em 1º, não em 2º, mas em 3º, por aqui se verifica a dificuldade deste campeonato. O Loures tem um onze forte, experiente. Assenta na mais valia do Zé Inácio, Alex, Clara, Anselmo, ou seja a espinha dorsal é fortíssima, todavia o “banco” poderá não dar tantas garantias. Todavia se sempre ficar com um jogador que segundo parece assinou por eles será então fortíssimo.

Malveira do Veloso (que ao RCMafra assumiu a candidatura) é também uma das grandes equipas do campeonato, como sempre. Tem tudo para o ser. O melhor campo desta divisão (juntamente com o Casa Pia e Musgueira), uma boa massa associativa, uma boa equipa técnica liderada pelo experiente Veloso, e um plantel que dá garantias, muito homogéneo. Nesta equipa destaca-se as sua linhas recuadas, onde impera uma excelente defesa (Encarnação - o boss). Depois na frente jogadores rápidos: Diogo Ribeiro, Zé Ricardo, setas sempre apontados à baliza do adversário. Porventura faltará o tal avançado centro, mas os seus responsáveis estarão atentos a tal situação.

O Oeiras (assumiu a candidatura ao Desportonalinha) será uma equipa totalmente renovada, misto de jogadores experientes da 3ª (Cacém, Lourel e 1º Dezembro), de jogadores oriundos do Montelavarerense e de jogadores menos conhecidos. Os da linha do Estoril partirão com aspirações legitimas, assim também deverá pensar o seu técnico Hernâni Rodrigues. Todavia apesar de ter um “onze” muitíssimo forte, o banco, é hipoteticamente menos forte, por isso, esperemos para ver. Pontificam nesta equipa os experientes Paulo Jorge, Fragata ,Cordeiro, Nuno Almeida.

Mas o campeonato é longo e a taça de Lisboa também se intromete pelo meio, e infelizmente existem lesões e castigos, e por vezes os “bancos” poderão não corresponder.

Depois surge um lote de equipas, que cada uma à sua maneira serão equipas que concerteza farão um excelente campeonato e “morderão” sempre os calcanhares aos primeiros e até poderão/deverão se intrometer entre eles:
Casa Pia, Encarnacense, Ericeirense, Pêro Pinheiro, Ponterrolense e Linda Velha. O “velhinho” Casa Pia, até assume que será favorito, é legitimo que os técnicos deste grande clube, assumam essa candidatura, pois tem também tudo para o ser: magnificas condições de trabalho, bom campo, adeptos, organização, equipa, plantel equilibrado e extenso, etc. Mas é uma equipa bastante jovem, talvez senão for a mais jovem, uma das mais jovens. Os seus extremos Pedro Santos e Salomão irão encantar nos campos por onde passarem. Com um inicio de campeonato muito difícil, se os “gansos” aguentarem essa fase, poderão ter aspirações. Todavia uma coisa é certa, todos quererão ganhar ao Casa Pia. Porquê? Porque é prestigiante ganhar aos melhores. De referir que o Casa Pia foi a equipa que primeiro se apresentou aos trabalhos e na pré-época realizou até ao momento já nove jogos, prevendo-se mais cinco, o que totalizará 14 jogos treinos, inclusive houve muitas situações com dois jogos diários. A presença do Casa Pia nesta Honra também tornará esta Honra mas mediática (noticias constantes nos jornais desportivos nacionais). Um clube histórico que há duas épocas esteve na II B e tinha nas suas fileiras, Yanick Djaló, Varela entre outros.

O Encarnacense mantém a sua estrutura base e isso é o que basta para garantir um bom campeonato. Existe um handicap, a pior fase desta equipa, (na 1ª volta), foi com o actual treinador, depois veio José João, que fez uma sensacional 2ª volta mas que entretanto saiu. Logo fica essa dúvida, todavia a equipa é forte, e na Encarnação “mandam os que lá estão”. São terríveis no seu campo, e o técnico Daniel Miranda aprendeu bem a lição, porque sabemos que é inteligente, trabalha bem e tem um bom plantel sob o seu comando: Amândio (central que marcou nove golos na época passada), Vata, capitão Ricardinho e Gerson, são a mais valia dos verdes de Mafra. O seu Presidente Nuno Santos deseja uma classificação condigna, logo lutarão para os lugares cimeiros.

Ericeirense. Que dizer de uma equipa que fica sempre nos lugares cimeiros. Numa equipa muito bem orientada pelo Abranja (conhecedor profundo da Honra) e tal como se disse para o Futebol Benfica, é com um bom meio campo que se ganham jogos e bom meio campo tem o Ericeira: Aguiar – Marinho- Batalha – Rodrigo- Mano são mais que garantias. Depois têm nada menos nada mais, um dos melhores guarda-redes da Honra, o jovem Chicha. Atenção que o “homem elástico” até defende penalties e recargas dos mesmos. Na frente Flávio é o matador. O Ericeira bate-se em todos os campos, mas no seu bonito e arranjado Henrique Frade é muito forte.

O Pêro Pinheiro do Carlos Rilhas (também bastante experiente) está renovado. Quinze novas caras (cinco são ex-juniores). Está bem apetrechado, bons valores a entrarem. O entrossamento pode levar algum tempo, gerir os novos elementos, mas em casa são sempre muito fortes. Nesta equipa pontifica a velocidade do Dudu, o oportunismo do Duart e o Sérgio um cabeceador nato. Sendo uma equipa que porventura até jogará o futebol mais directo da Honra porque ter bons avançados é uma mais valia.

O Linda-a-Velha, os seus dirigintes apostam nos seis lugares cimeiros, é uma equipa organizada e com boa estrutura logística do ponto de vista humano e de condições de trabalho. A equipa de Vítor Magalhães se ultrapassar o menor rendimento obtido extramuros da época passada, será uma equipa a ter em conta. É uma equipa equilibrada, que vale pelo seu conjunto. Apresenta no seu plantel cerca de 40% oriundo das suas camadas jovens e reforços valiosos, porventura do melhor que existe nesta divisão (Nascimento - Zé Carlos - Marques - Serrinha - Baldé entre outros). Uma coisa é certa, no Linda-a-Velha trabalha-se com organização, desde o dia 29 de Junho que o plantel está fechado e desde dia 15 de Julho que a planificação está efectuada (jogos treinos marcados, inscrições, convites para a apresentação, apresentação do plantel preparada). Até 24 de Agosto estavam observadas (em jogos treinos) cerca de 60% das equipas da Honra. Os trunfos do Linda-a-Velha são: verdade, trabalho, organização e qualidade do plantel.

Ponterrolense do Vítor Martins, está em mudança ou seja com a saída de Vieira, Xalita, Tetinha, chega ao fim um ciclo de jogadores que fizeram coisas muito boas. Os azuis/amarelos de Ponte do Rol (sabiam que Benfica e Gibraltar são localidades desta freguesia?) nos últimos anos fizeram excelentes classificações e são bicampeões da Taça de Lisboa, não esquecer, disputando por duas vezes a Taça de Portugal. Grandes feitos. Vão manter todavia a estrutura da equipa,onde pontificam Paulo César, Águas e Naco e agora o reforço Esteves. Tudo gira à volta deste “alinhamento”, o pelado continua, para mal dos pecados de quem os visita. Em duas épocas, em 34 jogos ali efectuados, apenas três derrotas. Parece o F.C.Porto (dos últimos anos), porque em épocas anteriores, o Glorioso também tinha dessas coisas. Ponterrolense portanto em casa, no seu pelado, é sempre um osso duro de roer.

Depois os outros. Seria injusto estar a dizer que equipa A ou B é candidata a descer, não seria correcto, até porque há jogadores e treinadores novos nesta equipas. As expectativas destas equipas são de respeitar. Há equipas que mesmo não tendo actualmente grandes nomes são sempre equipas muito competitivas (Lourel e Povoense). Todavia estas equipas estão menos fortes, mas em casa baterão o pé a todas as outras, repito a todas as equipas. Libério Lopes do Povoense é um homem experiente. Este homem parece que moraliza as “tropas” como ninguém e a palavra de ordem nos rubro-amarelos será: “Um por todos e todos com o Libério”, logo o exército estará pronto para actuar até ao limite, com Gralho a liderar uma equipa sobretudo “combativa”. Fica a dúvida se jogaram no “quintal” ou já no seu novo e bonito campo.

O Lourel está menos forte, no entanto os comandados do To Zé Querido, sobretudo em casa, bem perto do tribunal de Sintra, são uma equipa a ter em conta. Apresenta uma base defensiva muito experiente e um meio campo operário. Todavia o banco também é limitado quanto a qualidade/quantidade. Ficou apenas com 7 jogadores da época passada, e destes apenas 4/5 eram efectivos. Reforçou-se no concelho.

O Tojal promete por aquilo fez na época passada, onde venceu e bem o campeonato da 1ª distrital e teve uma boa prestação na taça (onde chegou a eliminar o Pêro Pinheiro, só baqueando com o Futebol Benfica) e agora com os excelentes reforços, poderá mesmo ser a grande surpresa do campeonato. Mantêm a estrutura e o seu treinador Joaquim Oliveira. Nomes a ter em conta: lateral Nini (exímio em bolas paradas), Pigui, e os reforços Mussá e Cariata. Têm um excelente plantel. Acredito efectivamente que será a grande surpresa do campeonato.

Torre, Fanhões, Bucelenses, S.L.Olivais e Musgueira são as outras equipas que irão competir nesta honra, mas todas elas sonharão efectuar um bom campeonato. A Torre, equipa de Cascais também, sobretudo em casa, é sempre forte. Desconhece-se até ao momento o seu plantel e a sua estrutura técnica, mas apresentará sempre uma equipa competitiva, que luta em qualquer campo pela vitoria. A Torre e o Musgueira serão porventura as equipas mais “bairristas” e isso muita vezes é um alento fortíssimo. O Xana ,o Sobral e o Duarte são peças fundamentais nos “vermelhos” da Linha. A Torre até inicia bem os campeonatos, depois tem uma quebra, e nas duas épocas passadas, livrou-se da descida sempre na ultima jornada. Portanto é uma equipa preparada para a “pressão”. O Fanhões perdeu toda a sua equipa, ou seja, é um plantel totalmente renovado, com jogadores, que confesso não conheço. Todavia serão aqueles jogadores que os dirigentes da filial do Benfica esperam para fazer um campeonato tranquilo. Segundo parece não colocam a fasquia muito alta. Todavia é um clube a ter em conta. Possui adeptos que sabem ver futebol e com um bom campo para a prática do mesmo. Uma coisa também é certa, o carisma do Fanhões é sempre forte.

Bucelenses é sempre uma equipa forte, batalhadora, e agora com novo sintético tudo será mais fácil, haverá ainda mais motivação dos jogadores, porque meus amigos treinar num pelado, depois dum dia de trabalho... mais apetece ir correr para a estrada... não há tanto pó, mas o campo Júlio Camilo Alves, finalmente com piso sintético, será um palco terrível, e se as equipas não se precaverem serão “embriagados” pela filial do Belenenses. Para já a aquisição mais sonante é o Paulo Oliveira ex-Pêro Pinheiro, mas a equipa deverá valer pelo seu conjunto.

O Musgueira tem um excelente estádio que só lá joga mal quem não souber jogar. Tudo é novo, o sintético, as bancadas , as cabines enfim, dá gosto ir jogar lá, paredes meias com o Aeroporto. O clube está a crescer e os seus fieis adeptos, os seus directores, a equipa técnica e os jogadores aspiram a fazer um bom campeonato. Concerteza que as suas aspirações passarão pela manutenção. O factor casa será um factor sempre a seu favor.

Deixo o S.L. Olivais para o fim, não significando que considere que sejam os últimos no final do campeonato. Por acaso até não acredito que o sejam. As equipas dos Olivais são sempre muito competitivas, têm também sempre boas camadas jovens. O Branca Lucas é um bom campo, embora o sintético esteja muito mau. Apresentam-se neste campeonato para bater o pé. É uma equipa que prefere mais torcer do que partir. Há 2 épocas desceu à 1ª Distrital apenas nas ultimas jornadas e na época passada subiram na ultima jornada (parte para o ultimo jogo em 5º, beneficiando de uma conjuntura de quatro resultados favoráveis e fica em 2º com a consequente subida). Para esta época adquiriu os serviços do técnico António Oliveira, que também já treinou as camadas jovens do Sporting (quando Carlos Queirós era o técnico principal) e também foi adjunto do Carlos Alhinho. Portanto a outra filial do Benfica promete trabalho e concerteza, irá dar muito trabalho às equipas adversarias. Luís Carlos na frente é a aquisição mais sonante nesta equipa que deverá valer pelo seu conjunto.

Que ganhe o melhor...

Que ganhe aquele que mais merecer...

Que ganhe aquele que porventura tenha trabalhado mais /melhor ao longo do ano.

Mas sobretudo que ganhe o Futebol.

Mas o vencedor será quem aguentar mais a Alta Pressão.

2 comentários:

Anônimo disse...

O FUTEBOL AMADOR É O VERDADEIRO FUTEBOL.AINDA HÁ AMOR Á CAMISOLA.
A HONRA DE LISBOA É UMA VERDADEIRA III NACIONAL,A MAIORIA DESTAS EQUIPAS FARIAM UM BOM CAMPEONATO NA III NACIONAL.CONCORDO COM ESTE ARTIGO VAI SER UMA COMPETIÇÃO ABERTA.EXISTEM 9 EQUIPAS QUE PODEM SER CAMPEÕES.

Anônimo disse...

Sem dúvida que será um bom campeonato.

No entanto convêm realçar outras equipas que por tradição costumam lutar pelos primeiros lugares de súbida, e que por razões diversas de muitas descidas e aparecimento de novos clubes nesta divisão, como é o caso do:
-Igreja Nova ( recentemente na alta roda do Distritais, que subiu á 3ª)
-Encarnacense ( uma equipa que andava no sob-desce entre 1ª e 2ª)
-Ericeirense ( Idem, Idem).

Estamos a falar do Vilafranquense, Lourinhanense, Sacavenense, Vialonga, e também a espaços do Mem Martins, Charneca e o próprio Alhandra que segundo ouvi rumores fechou a secção de futebol

Um abraço e que não haja caso como aquele de á 3 anos entre Vialonga/Malveira/Ericeirense