Google
 

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Pressing na Honra

Por João Matos Reis

Primeira Jornada – RESCALDO


A Honra começou a colorir logo às 17 h e 01 minuto foi Zélito o marcador do primeiro golo do campeonato e lançar o Águias para a primeira vitória e para o resultado mais surpreendente não pela vitória em si, mas pelos números sobre um Lourel que tinha estado na III e um Musgueira que tinha vindo da I Distrital, logo aí se conclui que já não existe uma diferença abismal (como já se sabia) entre as divisões nacionais (mais baixas) e os distritais.
Mas também é necessário desde já salientar o seguinte: as equipas de época para época, também mudam muito. Por exemplo o Oeiras, outro grande vencedor da jornada, tem apenas 2 jogadores (Cordeiro e Edson) do plantel sénior da época passada. Portanto é o clube Oeiras que esteve na III , sim senhor, mas com outros jogadores embora a sua actual base seja de jogadores experientes que jogaram também na III.
Portanto os Oeirenses e os Musgueirenses foram os grandes vencedores desta jornada. No entanto não foram os únicos , porque o Casa Pia ao vencer no sempre difícil campo do Ericeirense e o Malveira que trouxe um pontito do Tojal também foram nota de destaque, pela positiva.
No resto tudo vitórias caseiras, demonstrativo que este campeonato se ganha sobretudo em casa. Extramuros é sempre muito difícil pontuar, quanto mais ganhar.
Os destaques individuais vão para o Nuno Almeida (Oeiras) e Diogo Dinis (Olivais) que obtiveram ambos 2 golos.

Existiram muitos cartões amarelos mostrados, mas nesta divisão (onde os amarelos não acumulam) é normal existirem, em média, 7 amarelos por jogo (dados da época passada).
Nesta 1ª jornada esteve-se abaixo desse valor, embora no Encarnacense - Povoense (10 amarelos) e sobretudo Olivais - Bucelenses (6 amarelos e 3 vermelhos) sejam nota de destaque, pela negativa.
Mas o facto de existirem muito cartões, sobretudo os amarelos, não significa que seja um campeonato violento, existe sim muita entrega e muita “luta” e quando os campos são pequenos, o contacto físico é ainda maior, embora como é óbvio existam também entradas à margem da lei, e nessa altura a sanção é aplicada.

De registar que neste prognósticos, embora jogando com apostas múltiplas, tenha obtido 8 resultados em 9 possíveis.

Ericeirense 0 Casa Pia 1
“ Mar de fogo “/ “ Mar em chamas “ 1x Previsão
Deve ter sido efectivamente um mar de emoções, num jogo que foi marcado pelo equilíbrio. O golo aconteceu , esperava-se 0-0 ou 1-0 , e assim sucedeu mas para o lado dos gansos, quando se previa para os da Ericeira, o suplente utilizado Rui Augusto (ex-Freiria) foi o marcador. Foi o único jogo que em não acertei. Justificou-se a boa pré-época do Casa Pia e a menos boa do Ericeirense. Um jogo em que houve apenas 3 amarelos. Na próxima jornada um escaldante Casa Pia - Futebol Benfica e os da Ericeira irão até Linda Velha.

Ponterrolense 3 - Linda Velha 2
“ Duelo ao Sol” / “ E tudo o vento levou”
1x2 Previsão
Foi realmente um duelo ao sol, mas o sol esteve “escondido”. Deve ter sido o jogo “mais” da jornada. Teve golos (5), bolas nos ferros, teve público - cerca de 200 pessoas ( Linda Velha levou, como sempre cerca de 100 adeptos) e muita emoção. A luta só terminou quando arbitro deu o jogo por terminado. Num jogo de parada e resposta os locais entraram, melhor, adaptados ao campo mais difícil desta divisão, não só por ser pelado, mas também por ser exíguo. Os amarelos marcaram aos 45 m, quando no minuto anterior Baldé do Linda Velha isolado, atirou ao poste. Na reentrada os vermelhos carregaram na procura do empate, limitando-se os da casa a um futebol directo. Aos 9 minutos da 2ª parte dá-se o caso de jogo (não irei comentar nada respeitante à arbitragem). Aí tudo podia ter mudado, mas tudo ficou na mesma. O Linda Velha empata 1-1 e quase de seguida sofre o 2-1, procura o empate e sofre o 3-1, ainda reduz, mas já não havia tempo.
Confirmou-se a tradição: Ponterrolense quase imbatível no seu campo. Em 35 jogos apenas 4 derrotas. Campo difícil, com um público ruidoso, em cima, muitas dificuldades esperarão todas as equipas num campo, onde se luta mais do que se joga.
O empate justificava-se, e o 3-3 era a verdade do que se passou. Domínio dos avançados sobre a defesa? Não. Sobretudo futebol directo e equipas que jogam para ganhar.

Tojal 1 - Malveira 1
Desafiando limites” / “ O céu como limite” x Previsão
Jogo “terrível” esperou os homens da Malveira. Acertamos inclusive no 1x1.Num dos campos mais difíceis da Honra. Os azuis e brancos trouxeram um ponto, num jogo onde os do Tojal procuraram sempre um resultado positivo. Aconteceu num lance, em que os da Malveira muito reclamaram a validade do mesmo. Todavia o resultado é justo, inclusive o Tojal falhou um penalty por Nini (ainda na 1ª parte) que rematou ao lado. Nota para o vermelho directo mostrado ao Marco (ex F.Benfica) que até é um jogador disciplinado. Expulso por uma “boca”.

Encarnacense 2 - Povoense 0
“Momentos de Glória” / “ Fuga para a vitória” 1 Previsão
A maior nota deste jogo são os 2 golos obtidos a terminar ambas as partes. Situação terrível para quem os sofre. Amândio defesa central dos verdes revela-se mais uma vez marcador de golos (marcou 9 na época passada).Com esses 2 golos o Encarnacense “fugiu” mesmo para a vitória. Num jogo com 10 amarelos, mas isso não significa concerteza que fosse jogue violento. Talvez resultante do acanhado campo, o que provoca muito contacto fisico.

Oeiras 4 - Ass. Torre 0
“À Espera de um Milagre” / “Tubarão” 1 Previsão
O milagre não sucedeu e o tubarão Oeiras controlou e marcou. Resultado que não deixa dúvidas. Nota de destaque para os 2 golos de Nuno Almeida, num jogo com apenas 3 amarelos. O derby da linha não foi o que se esperava.

Musgueira 4- Lourel 0
“Aeroporto” / “Terminal” 1 Previsão
A ida do Lourel à Musgueira foi “terminal” logo ao 1º minuto, quando Zélito marcou o primeiro golo do campeonato. Na 2ª parte os do Aeroporto marcaram mais 3 vezes não dando hipóteses aos de Lourel. Previa-se um resultado a pender para os da casa, mas jamais com tamanhos números. Mérito do Musgueira.

Olivais 2 - Bucelenses 0
“Alta velocidade” / “Expresso do Oriente”
1x Previsão
O jogo previa-se equilibrado ,mas as expulsões de 2 jogadores do Bucelenses (aos 35 e 45 m) e 1 do olivais (45 m), acelerou para que o “peso” da ligeira vantagem, tombasse para os da casa. Destaque para os 2 golos de Diogo Dinis ex -Estrela de Amadora. O jogo foi disputado em alta velocidade.

Pêro Pinheiro 1 -Fanhões 0
“A chave do sucesso” / “ A lei do mais forte”
1 Previsão
Arriscava 1-0 ou 2-0 e bateu certo porque o Pêro Pinheiro, porventura uma das equipas mais pragmáticas levou de vencida os de Fanhões. O CAPP irá ter concerteza ter muitos resultados semelhantes. É uma equipa pragmática que joga mais para os pontos do que para a exibição.O Fanhões mesmo perdendo lutaram até ao fim, mas o mais forte era e são os de Sintra.
O golo aconteceu por Sérgio ao minuto oitenta.

Futebol Benfica 1 - Loures 0
“Guerra das Estrelas” / “Encontro de irmãos”
1x Previsão
No jogo da jornada o resultado de um zero é demonstrativo do equilibro. Todavia previa-se que a haver um vencedor seriam os de Benfica, como veio a suceder. Neste encontro de irmãos (amigos) Mustafá levou a melhor sobre Zé Inácio, que inclusive foi amarelado. Foi um encontro de autentico campeonato, pena não ter sido visto por todos. Concerteza ao nível de uma II B.

P.S : Como o tema desta 1ª previsão foi o cinema, penso que o titulo desta 1ª Jornada foi:

“Em Nossa Casa “ Realização de Francesca Comencini (o verdadeiro), porque efectivamente o factor casa foi decisivo.

Artigos anteriores -
30 Agosto
6 de Setembro
13 de Setembro

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelas previsoes acertadas, posso garantir-lhe que uma delas esteve quase a falhar, tive em campo com o Fanhoes e um unico erro tirou-nos o empate. Se precisares de alguma informaçao sobre o Fanhoes eu posso dar sem problema.

Anônimo disse...

boas.bem vindo.jogador? kem és? dum fanhoes renovado.boa sorte.
joao reis