Google
 

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Pressing na Honra

por João Matos Reis

Análise à 7ª Jornada – 28 de Outubro

Factor casa determinante... e o Casa Pia é o comandante

Chegámos à 7ª jornada, a qual foi extremamente positiva para as equipas que actuavam em casa. Não foi um pleno absoluto porque houve 3 empates. Dois deles eram esperados, havia um equilíbrio de forças no Encarnacense-Pêro Pinheiro e Tojal-Loures. No entanto no outro empate o Musgueira surpreendeu e obteve um excelente ponto no Francisco Lázaro.
Portanto o maior destaque vai para o Águias, embora o Pêro Pinheiro também seja de realçar pois foi “travar” o Encarnacense que era líder.
No resto resultados quase normais, se é que existe normalidade no futebol. O Malveira venceu finalmente um Póvoa a quem tudo acontece, ontem até um auto-golo de um seu avançado. Que marca muitos mas é aos adversários. O Gralho até fez uma coisa que lhe é concerteza inédita, mas sucede aos melhores. O Oeiras voltou ás vitórias e subiu 5 lugares na tabela. O Ericeirense sorriu outra vez porque Flávio marcou. O Naco facturou outra vez e levou o Ponterrolense a bom caminho. Por sua vez o Casa Pia que esteve a perder mas deu a volta por cima e finalmente a vitoria justa do Linda-a-Velha sobre o Torre.
O destaque negativo da semana vai para os muitos cartões: 9 vermelhos e o só jogo do Tojal contribui com quase 50%, nada menos de 4.
O destaque individual para os dois golos do Ponterrolense Naco (esperados) e do casapiano Milton, que sendo médio já leva 4. Baldé do Linda Velha marcou mais um e fugiu ao Flecha. O perigoso avançado centro do Linda Velha lidera isolado com 6 golos. Linda Velha que com Encarnacense e Musgueira são os melhores ataques da prova - 16 golos.
Quanto aos resultados falhei apenas um, numa semana que aparentemente não era assim tão complicada.

F. Benfica 2 – Musgueira 2 “Vermelho.. vermelhão”- Previsão 1 (falho)
O Musgueira tentou trazer algo positivo e conseguiu por mérito próprio. Os golos foram todos obtidos na 1ª parte. De registar 2 expulsões num jogo que foi todo vermelho. O Fófó vestiu-se de negro, à Casa Pia, mas isso não inspirou Mustafá e Cª. Domingo o F.Benfica vai à Póvoa, num jogo que se espera seja um jogão, acreditem que vai ser... e o Musgueira tem um outro jogão pela frente contra o Oeiras. A Jornada 8 vai ser determinante para esclarecer muitas coisas.

Ericeirense 1 - Bucelenses 0 “ Previsão 1 (acerto)
“Flávio marcou e a Ericeira festejou”

“Acreditamos plenamente que os azuis do mar vencerão.” e assim sucedeu. O Ericeira jogava tudo neste jogo e conseguiu... Flávio voltou aos golos. O Bucelas lutou, tentou, mas com menos um jogador, a partir dos 72 minutos, tudo se tornou mais difícil. A filial do Belenenses Domingo recebe o líder Casa Pia, num outro jogão.

Malveira 2 – Povoense 0 “ O Malveira foi mais forte ” Previsão 1 (acerto)
Os azuis venceram num jogo, nem sempre bem jogado. A coisa não era para menos. Os da casa precisavam da vitoria como do pão para a boca, para não se atrasarem. Os da Póvoa porque apenas com um pontinho, não conseguem sair do fundo. Mas o que de melhor teve este jogo foi a presença no banco do mister Libério Lopes um homem dedicado, um bom treinador que a Honra merece. De enaltecer a postura dos jogadores do Póvoa e da sua Direcção na defesa do seu timoneiro. Uma palavra de estimulo para o Libério. Domingo contra o Fófó irá ser um jogo de autêntico campeonato. Quem pensar que o Povoense está condenado que se engane, porque a atitude dos seus jogadores é porventura uma das melhores desta Honra. Gostava de poder ver este jogo, entre duas equipas muito enérgicas e galhardas.
O Malveira por sua vez vai até Cascais onde o espera outra equipa que deixa tudo em campo. Como já afirmei a 8ª jornada vai ser terrível.

Ponterrolense 3 – Fanhões 0 - “Naco e Cª foram fortes demais”
Previsão 1 (acerto)

Resultado esperado. Entraram logo a ganhar os amarelos. Mas uma vez o Ponterrolense mostrou quem manda naquelas bandas (4 vitórias em casa). Naco marcou duas vezes. O Fanhões tarda em sair de lanterna vermelha, mas este jogo revestia-se de uma dificuldade acrescida: o pelado. O Ponterrolense Domingo vai a Loures, noutro jogo importante da jornada.

Tojal 1- Loures 1- “Brunos e cartões ” - Previsão 1x2 (acerto)
Um derby à moda antiga. Teve de tudo este jogo: 2 golos,11 amarelos e 4 vermelhos.
Ninguém quis perder e assim sucedeu. Nem o muito publico que ocorreu ao Tojal deu o tempo por mal empregue. Emoção a rodos num jogo caracterizado pela postura positiva de ambas as equipas. O empate premeia o empenho dos intervenientes. Os Brunos marcaram.

Linda Velha 3 - Ass. Torre 1
“ Substituições mantiveram sempre um ritmo elevado ”- Previsão 1 (acerto)

O Linda Velha obteve mais uma saborosa vitória. Uma equipa bem programada para todo o jogo. Marca muitos golos na fase final dos jogos, sinal que respira saúde física e mental. Ontem bateu o Torre num jogo em que os da casa podiam ter goleado, não fosse a boa actuação de Moreira com 3 ou 4 grandes defesas e a excelente actuação de João Vila Verde, um verdadeiro 112. o Linda Velha entrou algo meio adormecido (a mudança da hora fez mal) mas ia tendo oportunidades de golo, perante um Torre muito operativo e controlador na sua linha média, todavia com um ataque que foi presa fácil para defesa da casa. Luís Santos ameaçou (Moreira fez a defesa da tarde) e depois marcou mesmo num golo de belo efeito, uma “chapelada” do bico da grande área (sabia-se que o 99 da Torre se adianta). Na 2ª parte o Linda Velha foi sempre mais acutilante e foi demasiado forte para um Torre que como sempre só param quando o apito do arbitro assim manda. Todavia o Sporting local estava avisado e correu ainda mais. O técnico Luís Silva não deixou jamais a sua equipa adormecer e as substituições operadas visavam isso mesmo. Baldé e Serrinha marcaram cada um o seu golo e contribuíram para que os da casa sejam o melhor ataque da prova (com Musgueira e Encarnacense) Num jogo também marcado pela lesão momentânea do árbitro da partida, que todavia continuou a arbitrar.

Casa Pia 3 – Lourel 2
“Casa Pia deu de avanço..mas acordou a tempo ” - Previsão 1x (acerto)

Um jogo com 5 golos é sempre de registar e o médio Milton (trinco mas agora a jogar mais nas costas do ponta de lança) contribuiu por 2 vezes. O Casa Pia entrou a todo o gás e no primeiro minuto inaugurou o marcador, todavia depois a sua jovem equipa , “brincou em serviço” e quando assim é o adversário aproveita e o Lourel foi a ganhar para o balneário. Na 2ª parte tiveram que correr atrás do prejuízo e Milton novamente ao minuto 6º da 2ªparte restabeleceu a igualdade. Mais tarde o aríete Rui Augusto que começa a ser também candidato ao melhor marcador marcou o terceiro obtendo para os seus um triunfo suado e que deste modo, e beneficiando do empate do ex-líder subiu ao comando da honra.
Justo para a equipa que neste momento melhor futebol joga, fruto de uma boa pré-época e de um plantel jovem mas valioso. Parabéns ao Casa Pia até porque teve 7 jogos difíceis, os quais superaram, não é fruto do ocaso, há trabalho de casa.

Encarnacense 0 - Pêro Pinheiro 0
“ Entre velhos conhecidos, pontos repartidos” Previsão 1x (acerto)

Jogo marcado pela perda da liderança dos verdes da casa. Bem tentou o Encarnacense mas a estrutura alta do Pêro Pinheiro (Wilson,Rui Figueirdo e Adilson) e capacidade de luta de Yuba e Boa Morte (também designado por Leonelson ou Bocu) aguentaram invioladas as balizas de Ginja. Vata foi expulso aos 72 minutos o que permitiu que as últimas tentativas do líder para vencer fossem menos apetrechadas. Foram os primeiros pontos cedidos pelos da casa e também os primeiros obtidos fora pelo Pêro Pinheiro.

Neste remate final a HONRA inteirinha vai para o 1º aniversário do Sintrasport. Uma equipa forte, que joga ao ataque em 4.2.4. Bem comandada pelo Mister Rui Lopes e coadjuvado pelo Nuno Sinosgas ....
E como o tema desta semana foram as rivalidades, de referir ainda que esta equipa não tem rivalidades com mais nenhuma, porque todas são necessárias e muito tem contribuído também os sites e blogues dos clubes. Portanto duplamente de Parabéns o Sintrasport.

Artigos anteriores -
30 Agosto
6 de Setembro
13 de Setembro (antevisão 1ª jornada)
18 de Setembro (análise 1ª jornada)
20 de Setembro (antevisão 2ª jornada)
25 de Setembro (análise 2ª jornada)
27 de Setembro (antevisão 3ª jornada)
2 de Outubro (análise 3ª jornada)
4 de Outubro (antevisão 4ª jornada)
8 de Outubro (análise 4ª jornada)
11 de Outubro (antevisão 5ª jornada)
16 de Outubro (análise 5ª jornada)
18 de Outubro (antevisão 6ª jornada)
22 de Outubro (análise 6ª jornada)
25 de Outubro (antevisão 7ª jornada)

Nenhum comentário: