Google
 

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Pressing na Honra

por João Matos Reis


4ª Jornada – 7 de Outubro

As alcunhas e/ou nicknames

O nickname é o nome de uma pessoa ou coisa à excepção do seu nome próprio. Pode-se adicionar ou substituir ao nome próprio. Pode ser familiar, diminuitivo (Tininho, Pedrinho) ou um aumento (Gersão, Luisão) ou ainda algo truncado do verdadeiro nome (Tó, Berto, B.A). Cada vez mais também se utiliza na informática e serve para identificar alguém, mantendo uma forma de anonimato.

A alcunha é sobretudo uma terminologia que um grupo aplica a um dos seus membros, por algo que o distingue dos demais. Normalmente essa alcunha é depreciativa (melga, chaporro, pé de chumbo, matumbo) mas também pode significar algo de valioso, significativo ou afectivo (nini, pigui,tonicha)

Essa forma de trato, normalmente não tem significado para os outros grupos, o mesmo se aplica nas equipas de futebol. Por exemplo chamar-se “Rodas” ao Rodrigo do Ericeirense é algo que só ele e os seus pares saberão (o mesmo se aplica às equipas por onde passou). O mesmo se aplica ao Nini do Tojal, só ele e os seus companheiros saberão porque o tratam, penso que de uma forma carinhosa, por essa alcunha.

Depois também existem aquelas alcunhas que são assumidas pelos próprios e outras que até acabam por terminar, porque o “rapazola”, não acusa o toque.

Este será o tema desta 4ª jornada. Como existem jogadores com alcunhas decidi dar também alcunhas a estes a 9 jogos, tendo em conta o jogo que se prevê:

Linda-a-Velha - F. Benfica - "Tashi Delek" - Previsão 1x
Fazemos votos que seja um jogão "Tashi Delek". Do lado dos vermelhos/brancos temos o Ombrinhos e o Cambalhotas (não decidamente assumidas) e o Fuinha (este orgulhosamente assumido). Do lado do vermelhos/negros temos o Xana, os Alexs, o Tobé..

Os da casa sempre fortes em casa quererão demonstrar isso mesmo. Respeitam todos os adversários, mas não temem nenhum. O Linda-a-Velha é uma equipa com valor e é valente. Os de Benfica porque são sempre uma equipa que luta pelos lugares cimeiros, equipa essa que funciona um pouco como o F.C.Porto dos Distritais, amados por uns detestados por outros.

"Tashi Delek" (Que tudo corra bem - em tibetiano) é tudo/apenas aquilo que se deseja.

Malveira - Casa Pia - “Micas” - Previsão 1
A palavra "mica" pensa-se ser derivada do latim palavra "micare", significando brilho, em referência à aparência brilhante deste mineral. Vai ser efectivamente um jogo brilhante.

O Malveira que tem o Dady e o Néné tudo irão fazer para cintilar. Este jogo irá ser uma mica (brilho), porque se defrontam 2 assumidos candidatos. Os de Pina Manique também têm jogadores alcunhados tais como: Figo, Zequinha ou Zeca.

Os azuis e brancos tudo irão fazer para levar de vencida um Casa Pia moralizado (invicto). Refira-se aqui o “simpático” equipamentos dos casapianos - camisola negra, de mangas brancas, à frente com cordões e nas “costas” os nomes dos atletas. Outra particularidade são os gansos nas suas meias. Uma verdadeira “mica”. Mas mesmo assim, vamos pela vitória dos homens das Seixas, que não se podem atrasar.


Povoense - Ericeirense - “Snooker” - Previsão 1
O objectivo do snooker é colocar todas as bolas em determinada sequência. Para depois enfiar no buraco. É isso que o
Naty, Beto e quererão fazer, colocar nas redes do Xixa. Que terá o Rodas a apoiar, pois o Pipe ainda não deve jogar. Porque se assim não for o Povoense continuará no buraco (ultimo lugar). É mesmo um jogo snooker.

O prognóstico é extremamente difícil, mas vamos colocar um resultado fixo neste jogo e vou colocar um 1.O Povoense se perde 4 jogos seguidos tudo se complicará. Mas o Ericeirense não estará para os ajustes, mas o jogo no “quintal”, favorece os da casa.

Ass. Torre - Ponterrolense – “Bazuca” - Previsão 1x
A Bazuca é uma arma antitanque capaz de lançar granadas. E granadas (bolas) a voar é aquilo que vai haver nas duas balizas. Do lado da Torre: Nunão Catas, Rato e Tonixa tudo farão para evitar uma nova derrota caseira. Do lado do Ponterrol, que têm o Fininho, Rogeirinho e Ratinho, mas estes inhos são duros como o Naco.

Mais um jogo de difícil prognóstico, mas atendendo ao menor rendimento dos homens de Ponterol fora de portas o 1x deve ser seguro.


Lourel - Tojal - Triclinico” - Previsão 1
No sistema cristalino triclínico, os cristais com este sistema caracterizam-se pela ausência de eixos ou planos de simetria. No estreito campo do Lourel, não vão efectivamente existir planos de simetria. È futebol total ou directo. Não dá para pensar, é sempre a agir. Os pupilos do técnico Querido, com Dobrões (apelido próprio) Xixa e Cannigia tudo farão para vencer os Nini, Pigui, Kikeles e Alpriarte (apelido próprio).O Lourel deverá vencer, para o campeonato lhe ser mais cristalino, porque na jornada seguinte (quando for ao pelado do Ponterrolense) irá ver cristais sim, mas de grãos de areia


Bucelenses - Encarnacense - “Kamikaze”- Previsão 1x2
Kamikaze (de kami significando "deus" e kaze, "vento") é uma palavra japonesa — comum por ter se tornado o nome de um tufão que se diz ter salvo o Japão de uma invasão da frota liderada por Kublai Khan, em 1281. A invasão seria realizada pelo exército chinês. Em Japonês o nome "kamikaze" é apenas usado para designar este tufão, e neste caso, pode ser traduzido como: "Vento de Deus em prol do Japão". Na língua inglesa, contudo, refere-se habitualmente a um ataque suicida usado pelos pilotos japoneses que combateram na Segunda Guerra Mundial.

O líder invicto Encarnacense irá fazer um raide a Bucelas! Será já no novo sintético? Se o jogo for no pelado de Santiago dos Velhos, o caso complica-se para o Café, Ló, Pipoca e Xapa. Por toda esta incerteza e ainda pelo facto do Bucelenses (do Mix e Rochincha) ter vencido em casa e por os Encarnacenses serem lideres, justifica-se uma tripla.

Se os verdes venceram, ganham kaze (vento) e quem os agarrará?


Fanhões - Oeiras - Pinga” - Previsão 2
Pinga é uma porção de bebida que se engole de cada vez. Penso que é isso que o Oeiras do Stanic, Rato, Zebra e Fredy farão na Matinha. Devagar (pinga a pinga) o Oeiras deverá vencer este jogo. Equipa mais experiente e que vai jogar ao Fanhões que apenas tem um ponto. Os da casa têm/devem fechar a torneira dos maus resultados, mas efectivamente os forasteiros não irão ser o adversário ideal para a recuperação. Mas se Fraga e Cª se distraírem poderão mesmo vir “pingados”, mas acredito no 2 fixo.


Loures - Musgueira“Zabelê”- Previsão 1
Tudo bem, certo, bom, jóia é isso que quer dizer zabelê e para o lados dos canarinhos é o que deverá suceder neste jogo. O Loures do Bamba e Tino, em casa, esteve imbatível na época passada. Neste jogo deverá continuar ileso. O Musgueira do Zélito, Surf , Flecha e Canina não deverão efectivamente pontuar.

O Loures quererão os 3 pontos e no final o zabelê deverá ser amarelo.


Pêro Pinheiro - Olivais - “Cafuné” - Previsão 1
Cafuné é o acto
de acariciar a cabeça de alguém para o adormecer, contemplar ou relaxar. É precisamente isso que Ginja, Micael, Marquinho, Marinho e Bicho tudo irão fazer, embora tendo Toninho, Yuba e Dudu de fora, para “adormecer” a equipa dos Pedros (4 Pedros são efectivos no Olivais). Os jogadores do Olivais não vão querer ir no cafuné, mas o Pêro Pinheiro (há muitos anos na Honra) raramente perde 3 jogos seguidos. Sabe o que isso lhe custará. Mesmo o empate é mau para os de Sintra. O CAPP vence 1-0 ou 2-0.


Remate final:

Um chat, que em português significa "conversação", ou "bate-papo" usado no Brasil, é um neologismo para designar aplicações de conversação em tempo real. Aqui esta crónica é apenas um monólogo, todavia irá ser lida por várias pessoas, portanto será também uma forma de conversar, concerteza alguns até dirão que o gajo é chato, mas paciência, não podemos agradar a todos.

Esta antevisão da 4ª jornada é talvez a mais difícil de todas que fiz. Porquê? Porque há um aspecto que não nos podemos esquecer: O momento. O futebol vive de momentos e muitas vezes a inspiração de um jogador pode conseguir mesmo um resultado favorável para um colectivo. Quando se antevê determinado jogo é baseado na prestação dessa equipa no actual campeonato, nos pergaminhos e perfomances anteriores desse clube, no valor do seu plantel, nas características dos seus campos e no apoio do seu publico. Mas isso por vezes não é o suficiente e existem factores fundamentais, muitas vezes ao longo do próprio jogo: aspectos disciplinares. Ou seja se um jogador é expulso ao longo da partida, isso condicionará decerto a sua equipa. Outro factor que muitas vezes condiciona/favorece são as condições atmosféricas, podendo favorecer uma equipa mais “física” em detrimento de uma outra mais “técnicista”.

Mas esse aspecto está “seguro” este fim de semana. São 7 jogos (se Bucelenses o inaugurar) em campos sintéticos - que “aguentam” sempre bem as chuvadas e 2 relvados naturais, um em excelente condição (Malveira) e um outro em condições aceitáveis (Fanhões).

Até terça-feira. Bom fim semana desportivo!

25 de Setembro (análise 2ª jornada)
27 de Setembro (antevisão 3ª jornada)
2 de Outubro (análise da 3ª jornada)

Nenhum comentário: