Google
 

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Pressing na Honra

por João Matos Reis


Antevisão 5ª Jornada – 14 de Outubro


A música e o futebol desde tempos longínquos, andam juntos, em perfeita harmonia, um “embalando” o outro , numa ligação afectiva e de união.
É a trilha sonora do talento, da arte e do improviso que os caracteriza e que me apaixona.
Há muita musica no futebol, mas também há musica que canta e exalta o futebol. Quem não se lembra aquela canção do Rui Veloso do “...Jardel entre os centrais”, ou do Chico Buarque “Aqui na terra tão jogando futebol .Tem muito samba, muito choro e rock'n' roll”. Portanto compositores falam de futebol, explicitam suas paixões, torcem em hinos e marchas. Jogadores também compõem e cantam o futebol, por exemplo Pelé chegou a gravar a duas vozes, com Elis Regina, músicas de sua autoria.
Sabiam que o Scolari estimulava os jogadores da selecção canarinha, antes das partidas com música de Ivete Sangalo. Os clubes também aproveitam as canções para o seu hino: “Filhos da Nação” da Quinta do Bill, tão em voga para as bandas do dragão. Ou quando uma equipa vence uma taça..não roda logo o “We are the Champions” dos imortáveis Queen? E haveriam muito mais exemplos.
Pegando em coisas menos comuns, porque por cá conhecemos as filiações clubísticas dos músicos mais “in” , por acaso sabiam que os cantores Robbie Williams e Michael Jackson, a cantora Jennifer Lopez e já agora o boxeador Mike Tyson e os actores Samuel L. Jackson, Tom Hanks e Tom Cruise são torcedores famosos do Los Angeles Galaxy?
Os grandes grupos rocks utilizam muitas vezes o mesmo cenário que o futebol: os estádios.
É nesses grandes palcos que a música e o futebol ainda têm em comum mais energia e paixão. É a garganta atirando para fora muitas emoções e no fundo é a satisfação de estar feliz, entretido em coisas que fazem muito bem.
São efectivamente 2 grandes paixões e depois de uma semana tão atribulada, tão desgastante, tão tudo, o futebol e a musica são os meus escapes, apenas superados pelos os 2 As, mais maravilhosos do Mundo: Amor e Amizade.

Vamos então à musica:

Linda Velha- Malveira“Pop Rock”- Previsão 1
Porquê o Pop Rock para designar ou associar a este jogo? Porque é o estilo musical que abrange um maior número de artistas que me agradam, tal como sucede neste jogo.
O pop e o rock, juntos ou isolados, são a preferência de todos os verdadeiros fãs e dos ouvintes de ocasião, porque é empolgante, consistente e popular.
Este jogo também promete ser empolgante, porque vão estar em presença duas grandes equipas desta Honra, que praticam muito bom futebol. Vai ser consistente porque são times muito bem “trabalhadas” e popular porque é um jogo que promete ser “concorrido” de público.
Acredito no resultado 1, embora saiba que não será tarefa fácil para os da casa, pelos os mais variadissímos motivos. O Malveira vêm com a musica, como sempre, bem estudada, no entanto pode ser que o ritmo do Linda-a-Velha seja maior e aí, os azuis possam ceder. Mas não vai ser fácil.

Casa Pia-Povoense “Samba” Previsão 1
O Samba é a principal forma de música de raízes africanas surgida no Brasil. O nome "samba" é, provavelmente, originário do nome angolano semba, um ritmo religioso, cujo nome significa umbigada, devido à forma como era dançado. O samba é caracterizado por uma secção de ritmo contendo a marcação.
O samba gosta de espaço e o Casa Pia também e na sua casa irá ter esse mesmo espaço. O ritmo e a marcação será pautada pelos, agora alvi-negros. O Povoense terá muita dificuldade em trazer sequer um ponto, todavia é uma equipa de homens de barba rija.
Mas no final o 1 dever ser o resultado.

Ericeirense-Ass. Torre “Música folclórica” Previsão 1
A música folclórica, segundo a etimologia do termo adoptada no século XIX, era a música feita pela sabedoria popular (folk lore). A denominação indicava especialmente a música feita pela sociedade pré-industrial, fora dos circuitos da alta cultura urbana.
Aqui a cultura futebolística do Ericeirense é superior à do Torre. Muitas dificuldades terão os de Cascais para dançar a musica imposta pelos azuis. Mas o Torre provou no Tojal, que mesmo fora não se intimida, mas os comandados do Pedro Abranja são favoritos.

Tojal-Bucelenses “Fandango” Previsão 1x
Fandango é uma dança conhecida em Espanha e Portugal desde o período Barroco. É caracterizada por movimentos vivos e agitados, muito frequentemente acompanhada de sapateado seguindo um ciclo de acordes característico onde dois rivais competem, um contra o outro, frente a frente, sapateando o melhor que poderem.
Aqui o sapateado é outro mas vão estar frente a frente duas equipas que se conhecem bem, porque na época passada eram da mesma série (1ª Distrital - Serie 1) e ainda por cima são vizinhos (distam apenas 6.5 kms ). Será um derby regional (concelho de Loures). Neste fandango cheio de equilibro vou pela dupla 1x. Mas talvez o empate seja o resultado final.

Encarnacense-Fanhões- “Corridinho” Previsão 1
O corridinho é uma das danças tradicionais de maior expressão no Algarve. É dançado e os intervenientes movem os pés de forma rápida. A certa altura, «quando a música repica», «o baile é rebatido», isto é, os pés batem no chão com mais vigor, parando a roda, para prosseguir logo de seguida. Mais adiante, os pares «valseiam», entenda-se bailam agarrados girando no mesmo lugar, após o que a roda de novo retoma a sua evolução. Que quero dizer com isto: o mandador vai ser o Encarnacense. Vai ritmar ao seu jeito, por vezes rápido na procura da baliza, volta não volta valseando o seu jogo. O Fanhões terá muitas dificuldades neste confronto, todavia o corridinho é uma dança que também apresenta uma dança, do estravanca. Se o Encarnacense quiser dançar esta dança, pode correr mal e aí dar zebra, seria a maior surpresa da jornada o Fanhões ganhar ao líder.

Oeiras-Loures “Heavy Metal" Previsão 1x
O heavy metal, ou simplesmente metal, é um sub-gênero do rock, O Metal caracteriza-se pela predominância de sons amplificados, com ritmos rápidos. Outras características marcantes do metal são a velocidade e o peso . As músicas alternam-se entre entradas rápidas e cadenciadas, com andamentos na forma de palhetadas ou seja "cavalgadas”. Os artistas (jogadores como Cordeiro, Afonso e Alex e Moisés) existem, os velocistas também (Nuno Almeida de um lado Pedro Silva e Anselmo do outro) . Vai ser um jogo metálico, renhido, lutado. Por vezes marcado por ritmos velozes e até andamentos vibrantes. Aposto num 1x

Musgueira-Pêro Pinheiro “Fado” Previsão 1x2
A palavra fado vem do latim fatum, ou seja, "destino". De origem obscura, terá surgido provavelmente na primeira metade do século XIX. Provavelmente começou nas tabernas e nos pátios dos bairros populares (Alfama, Castelo, Mouraria, Bairro Alto, Madragoa), sendo cantado e ouvido pelo povo, até que a fidalguia começou a frequentar aqueles locais para o ouvir. O fado das ultimas jornadas dará como “destino” a vitoria caseira do Musgueira (na boa senda de vitórias caseiras) e as derrotas dos homens do Rilhas. Mas será um jogo fadista todo cheio de sentimento e profundidade. Os forasteiros, que na época passada até conseguíram várias vitórias fora do Pardal Monteiro vão tentar a sua primeira vitoria fora. Vai ser um jogo de resultado incerto até ao final do apito do arbitro. Este jogo acerto de certeza, pois aplico a tripla.

Futebol Benfica-Olivais “Salsa” Previsão 1
A música hoje chamada salsa é uma mescla de ritmos afro-caribenhos, tais como o mambo e a rumba cubanos. Recebeu ainda influências do merengue (da República Dominicana), do calipso de Trinidad e Tobago. Hoje, é uma mistura de sons e absorve influências de ritmos mais modernos como rap ou techno. Ou seja é muita musica e o S.L.Olivais não deverá ter ritmo para o vai encontrar na pista de Benfica. Um será o símbolo.

Ponterrolense-Lourel “Bailinho” Previsão 1x
O bailinho mais conhecido é o da Madeira, mas o bailinho do Ponte Rol também é famoso. O da Madeira é acompanhada do brinquinho - o instrumento regional tradicional, feito com castanholas, fitilhos e bonecos de paus, vestidos com o traje regional, que quando chocalhados contra a cana que os sustem, emite som. Aqui o som é outro , do seu público sempre a puxar e aqui não há bonecos, há sim homens de pêlo na venta, que naquele pelado, parecem gigantes, mesmo os mais pequenos, como o júnior e ratinho, por sinal irmãos. O Lourel está avisado, mas mesmo assim tarefa difícil os espera, vou pela vitoria caseira, mas como me sobra um dupla vai também um x neste jogo.

Remate final:
Em Junho deste ano a Swatch e a Fundação Figo deram o pontapé inicial a um projecto social, que envolveu as estrelas da música e do futebol para uma partida de beneficência, designou-se a mesma: “O mundo perfeito está na sua mão". Foi conjuntamente com o jogo que vi em Barcelona há 3 anos “Amigos de Ronaldinho versus Amigos de Shevchenko – jogo a favor das vitimas asiáticas do Tsunami, as duas das maiores alegrias que tive no futebol: era o futebol a “funcionar”.
No dia 7 de Outubro de 2007 por sua vez, tive uma das maiores tristezas na minha vida desportiva (os mais próximos sabem-no), por tudo isso não foi fácil escrever, prever ou sequer inspirar-me, mas acima de tudo que o próximo fim de semana nos traga um futebol musical, alegre, ritmado e com golos. Jogadores dos 18 clubes “os golos estão nos vosso pés e cabeças”.

Artigos anteriores -
30 Agosto
6 de Setembro
13 de Setembro (antevisão 1ª jornada)
18 de Setembro (análise 1ª jornada)
20 de Setembro (antevisão 2ª jornada)
25 de Setembro (análise 2ª jornada)
27 de Setembro (antevisão 3ª jornada)
2 de Outubro (análise 3ª jornada)
4 de Outubro (antevisão 4ª jornada)
8 de Outubro (análise 4ª jornada)

Nenhum comentário: