Google
 

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Pressing na Honra

por João Matos Reis

Rescaldo 3ª Jornada Divisão de Honra AFL

Fenómenos !

Existiu efectivamente um fenómeno nesta jornada, porque ao marcarem-se 36 golos, ou seja uma média de 4 golos por jogo, é algo que nem nos campeonatos mais disputados por vezes se verifica.Mas este valor demonstra sobretudo o peso do factor casa, e de alguns desequilíbrios de equipas que são “diferentes” quando jogam em no domicilio ou na casa alheia.
O destaque colectivo da jornada vai para o Torre que venceu o seu primeiro jogo e logo fora e marcou os seus 2 primeiros golos (ambos de penalty). Mas a robusta vitória do Futebol Benfica (5-2) ante o Pêro Pinheiro e do Musgueira (5-1) perante o Fanhões também são notas de destaque.
O Encarnacense e o Casa Pia pelo mesmo resultado (3-1) venceram e continuam a ser as 2 únicas equipas a ter o pleno (9 pontos).
Registe-se que o Povoense ainda não pontuou e é o lanterna vermelha.

No destaque individual: os 2 golos do Flecha (Musgueira),Marcelo (Povoense), Duarte (Torre) e Vital (Futebol Benfica). Pela negativa as expulsões do Flávio (Ericeira) Dudu (Pêro Pinheiro) e Marco Batista (Fanhões) e João Oliveira (Musgueira).De referir que acertei 8 resultados dos 9 jogos (nada mau), apenas o Torre me enganou, embora no rescaldo da 2ª jornada eu tivesse afirmado, que quem pensasse que o Torre estava “moribundo” se enganava.

Casa Pia 3- Linda-a-Velha 1 - Previsão era 1x2 (acerto)
Vitória justa de um Casa Pia moralizado, sobretudo melhor adaptado às dimensões do terreno. Ao Linda-a-Velha também tudo foi adverso, um auto-golo (quando o jogo estava equilibrado e sem perigo para ambas as equipas), um golo a acabar a 1ª parte e quando reduz (já na 2ª parte), passados 7 minutos sofre o 3º golo (tal como acontecera em Ponte do Rol). Refira-se as excelentes condições do terreno, pese as enormes chuvadas, enxurradas, verificadas no final do dia de sábado e na manhã de domingo. Estes fenómenos físicos, não afectaram o estado do terreno que se apresentou impecável. Um jogo com 11 cartões mas que foi leal. A arbitragem de André Moreira foi muitíssimo boa, ao seu nível, como sempre.
Vimos jogar pela 5ª vez (4 jogos na pré temporada) o Casa Pia, a equipa fez a sua melhor exibição. Nota de destaque para Pedro Santos o esquerdino extremo direito dos gansos. Um jogador de outra galáxia. Linda-a-Velha estava avisado, mas mesmo assim o “João Pinto” dos distritais jogou muito bem. Nos forasteiros de enaltecer a bravura e a tenacidade do seu grande capitão Rui Gualdino, numa equipa que lutou sempre, mas que joga, sabe jogar e tem de jogar muito mais. Na próxima jornada mais 2 jogos fenomenais Linda-a-Velha - Futebol Benfica e Malveira - Casa Pia. Está ao rubro este campeonato.

Linda-a-Velha fez 70 anos no dia 1 de Outubro. PARABÉNS.

Ericeirense 2- Malveira 1- Previsão era 1x (acerto)
Abrir caminho foi o que sucedeu ao Ericeirense. Num jogo bem disputado, os 2 golos de Rodrigo “Rodas” e Dinis, levaram por diante uma vitoria ansiosamente procurada. O Malveira ao contrário da época passada onde tinha inclusive vencido, cedeu a sua 1ª derrota. O golo do Casquinha não chegou. Concerteza que foi um jogo onde a emoção pairou até ao apito final do arbitro António Franco, porque com a expulsão do Flávio aos 80 minutos ainda o Ericeirense devia ter “tremido”, mas não cedeu para alegria dos seus associados...

Ponterrolense 3–Povoense 2 Previsão era 1 (acerto)
“Pois é, que chatice, os meus golos não chegaram”. Deverá ter sido isto o que Marcelo disse no final do jogo, depois de ter marcado 2 golos e logo fora de portas. Mas o Povoense que esteve a ganhar e sofreu o 1º golo aos 80 minutos e depois os outros 2 nos descontos, devia ter feito uma viagem de regresso à Povoa desconsoladíssimos. O caso não era para menos, inclusive para o Gralho, Filipe e Naty a história repetiu-se, porque na época passada ao serviço do Linda-a-Velha, foram derrotados também nos descontos. Efectivamente o Ponterrolense tem este fenómeno de conseguir virar resultados negativos nos finais dos jogos. Sobretudo é demonstrativo da raça da sua equipa quando joga em casa, apoiada “ruidosamante” pelo seu publico. Pelo o que deduzo desta vez não “choveram bolas” no final do jogo, um fenómeno muito frequente quando o resultado favorece os amarelos de Torres, mas neste jogo era imperioso “virar” o resultado.

Tojal 1- Ass. Torre 2 Previsão era 1 (falho)
Afinal houve deslizamento, não para o Torre, mas para o Tojal. Não se pode perder um jogo, onde se cometem 2 penalties!!. Num jogo de fraco índole técnica, o tempo também não ajudou, foi através desses 2 lances de bola parada que o Torre aplicou a 1ª derrota ao Tojal.Inclusive o Torre marcou os seus 2 primeiros golos. Foi um jogo em que não acertei, embora também já tivesse avisado que o Torre, nunca desiste. Uma equipa que em 2 épocas consecutivas se “safa” na ultima jornada é demonstrativo que acredita sempre.

Encarnacense 3– Lourel 1 Previsão era 1 (acerto)
O Lourel , através do central Américo adiantou-se no marcador, mas o outro “Sporting” , ainda empatou na 1ª parte e depois na 2ª embalou e manteve o 1º lugar. O meu amigo Nuno Santos, Presidente da colectividade, anda caladinho, mas contente, o caso não é para menos. O Encarnacense acabou em alta a época passada e manteve a mesma consistência da equipa, com bons frutos. Domingo irá a Bucelas, será já no novo sintético? Acreditamos que sim . De referir que o experiente Tetinha ex-Ponterrolense assinou pelo Encarnação onde vai encontrar seu antigo companheiro Bacatelo. Refira-se também que o avançado Gersão já está quase au point. O Lourel por sua vez receberá o Tojal ou seja duas equipas derrotadas nesta jornada vão medir forças.

Oeiras 2 – Bucelenses 0 Previsão era 1 (acerto)
…E o Oeiras não falhou. Levou de vencida o Bucelenses. Golos , um de Afonso e outro do defesa Fredy, que ainda não tinha jogado. Os oeirenses, sobretudo no seu Municipal, são fortes, e aí poucas equipas deverão vencer. O Bucelenses terá de rectificar agora esse resultado quando receber o líder. Registe-se ter sido um jogo com apenas 3 amarelos.

Musgueira 5 – Fanhões 1 Previsão era 1 (acerto)
Os da Musgueira estão “tsunamis”, devastadores em casa, 9 golos em 2 jogos é obra, sobretudo num campeonato que até se afirma ser equilibrado. Mas os números não demonstram isso. O Fanhões até começou melhor, mas uma 2ª parte desastrada, com quatro golos sofridos e com duas expulsões. Tudo se complica para a equipa do Paulo Jorge, ainda por cima na jornada 4ª receberá o experiente Oeiras. Tem apenas um 1 em 3 jogos e ainda não jogou com as “hipotéticas” melhores equipas deste campeonato. Se não pontuar no próximo jogo tudo se complica até porque depois na 5ª jornada vai de abalada até à Encarnação (actual líder). Mau tempo para os lados de Fanhões. No Musgueira o avançado Flecha ao apontar 2 golos e Zélito num belo golo foram as figuras de destaque.

Olivais 1- Loures 1 Previsão era x2 (acerto)
O Olivais a equipa dos “Pedros” (4 Pedros na equipa efectiva e um deles é mesmo Pedro Pedro – tem nome próprio e apelido: Pedro) continuou a não perder (como se previa). Continua a prevalecer o ponto de avanço sobre o Loures. O ponto obtido pelo Loures pode ser encarado de 2 formas: positivo porque foi perante um adversário galhardo, com bons níveis físicos e que ainda não perdeu. Negativo porque se for candidato à subida (penso que o clube assume/assumirá isso), começa a atrasar-se, embora ainda haja muito campeonato.
O Olivais confirma estar bem, ainda não perdeu e domingo terá porventura o seu jogo mais difícil, até ao momento em casa do Pêro Pinheiro, que vem de 2 derrotas e terá de rectificar isso mesmo.

Futebol Benfica 5 -Pêro Pinheiro 2 Previsão era 1x (acerto)
Os impactos foram enormes, mas para as bandas dos homens de Sintra. Copiosamente goleados, num resultado igual ao da época passada. Não esperávamos que a história se repetisse (goleada), mas aconteceu. A expulsão do Dudu aos 46 minutos (2 amarelos quase seguídos) também favoreceu esse resultado elevado, mas os de Benfica já venciam por 3-1 ao intervalo com 2 golos do médio esquerdo Vital. O Pêro Pinheiro teve duas saídas desastradas na 2ª e 3ª jornada: Derrotas e tiveram expulsões. O Futebol Benfica demonstrou ser forte, sobretudo no Francisco Lázaro.

Prolongamento: Na crónica desta semana (antevisão tive uma palavra de apreço a todos aqueles que tratam dos equipamentos dos clubes e efectivamente com tanta chuva e lama, o trabalho foi de certeza redobrado. Mas quando se ganha até a maior lama do Mundo parece algo que não afecta, mas quando se perde essa lama, é algo que muito marcará a semana. Mas a vida continua...e para aqueles que perderam, desejos que melhores dias virão.

Penalties: Aproveito para informar neste blog (sei que SintraSport não se oporá, e desde já os meus agradecimentos), que no http://www.regionalsport.com.pt/ estão a ser colocadas fotos de jogadores e treinadores das equipas da Honra, assim como um histórico desportivo. Já estão colocados fotos do Linda Velha, Pêro Pinheiro, Musgueira, Oeiras e Casa Pia. Durante esta semana irão ser colocadas as fotos dos atletas/misters do Ponterrolense, Futebol Benfica, Ericeirense, Encarnacense, Loures, Lourel e Povoense.
São, para já, cerca de 300 fotos que estarão ao dispor de quem gosta da Honra.
Também quero afirmar que alguns fotos são de óptima qualidade outras nem tanto, mas o importante é a identificação. Quero também pedir desculpa a algum atleta que possa ser identificado com a foto de um outro, mas este projecto terá 99% de fiabilidade, mas nada é perfeito e portanto poderá haver um ou outro atleta mal identificado. Mas também se diga que não é fácil por vezes reconhecer atletas. Ou as fotos são de quando eram juvenis ou os próprios mudam de visual de uma época para outra. Felizmente que o Nelson do Benfica não está na Honra (muda de visual de jogo para jogo). O Beckham também o fazia, e o Quaresma começa a efectuar. Os tais direitos de publicidade e venda da imagem. Mas se calhar é por isso que o Ivo e o Serrinha do Linda Velha, mudaram de visual? É uma base de dados inédita nos Distritais.

O meu mérito e o do Bruno foi recolher, recortar, montar, arquivar, identificar, publicar, etc .
Sem os blogs, sites de alguns clubes, sem as fotos impressas nos mais diversos órgãos de informação escrita e digital nada seria possível. Também um obrigado especial a tantos nossos amigos de alguns clubes, a começar pelo os do Linda Velha (sempre a contribuir e a apoiar), que me ajudaram a identificar alguns jogadores que não conhecia. Uma palavra de enorme agradecimento para o nº. 10 do Malveira, o Diogo Ribeiro que colaborou na identificação e histórico de muitos jogadores e que me incentiva sempre a continuar.
O meu/nosso contributo para valorizar a Honra, divulgar os intervenientes é algo que muito me satisfaz. Também sem o Bruno (autor do RegionalSport) isto seria impossível.

Nenhum comentário: