Google
 

sábado, 24 de novembro de 2007

A Semana Numa Coluna

por Rui Lopes

Portugal no Euro 2008 foi o acontecimento desta semana.
A festa não foi grande e o apuramento foi difícil, mais do que esperávamos.
Não houve brio, foi só no último jogo, e ficaram todos contentes com um empate com a Finlândia em casa.
O mais importante foi o apuramento, num grupo que era acessível para a nossa selecção. Mas ficou a impressão que Portugal não merecia o apuramento, ainda menos o seleccionador.
Não é estar do contra, pois antes não íamos com tanta frequência a uma fase final, mas continuo a sentir que não se jogou para apurar, tirando os jogos com a Bélgica.
De resto tudo muito fraquinho. Apuramento com serviços mínimos. A falta de ambição de um treinador, que nos últimos jogos em casa insistiu em deixar um homem sozinho na frente.
Jogar com Nuno Gomes sozinho na frente, é como jogar sem lá ninguém. Nuno Gomes é um grande jogador, merece a titularidade, mas ponham lá mais alguém e deixem-se de medos.
Ricardo, continuar titular, nem merece comentários. Quaresma está em baixo de forma. Deveria de ter jogado noutra altura, não agora. Aliás a selecção não está bem, mas o risco também é pouco.
Esta equipa pode fazer mais com outras ambições. Veremos se tudo se altera na fase final.

No Futsal Portugal falhou a ida à final, mas assustou a selecção campeã do mundo, a Espanha. A ganhar por 2-0, a selecção portuguesa mostrou pouca experiência e com os espanhóis a jogarem com guarda redes avançado acabou por consentir o empate, não tendo sido feliz nos penalties. Mesmo assim a selecção nacional conseguirá a melhor classificação de sempre num europeu.

A nível concelhio, na Taça de Portugal, o derby entre Cacém e Real acabou favoravel à equipa de Queluz que levou a melhor no sintético do Cacém, apesar de ter estado a jogar com 10 durante 88 minutos, devido à expulsão de Calado logo no inicio do jogo.

Nota negativa para o final que se adivinhava da equipa B do Cacém. O comunicado da direcção do Cacém não convenceu ninguém. Estávamos fartos de saber que não havia dinheiro, porque iniciaram a época com a segunda equipa? E ordenados em atraso durante dois meses? Outra vez? Sim está resolvido, mas será que irá acontecer mais vezes? Começa a ser um hábito no Cacém.

Hoje não vou sair do Distrito de Lisboa nas minhas viagens. Esta semana escolhi o Atlético Clube de Portugal. Equipa histórica do nosso futebol, que esteve por 24 épocas no escalão máximo, e que a partir de 1976/77 iniciou uma crise, que fez o clube andar a arrastar-se pela 2ª e 3ª divisões.
O popular clube de Alcântara nasceu em 1942, na fusão de dois clubes, o União de Lisboa, de Alcântara e do Carcavelinhos, de Santo Amaro.
Em 1943/44 participou pela primeira vez no campeonato da 1ª divisão, tendo conseguido obter um fantástico 3º lugar, que viria a repetir em 1949/50, sempre à frente do FC Porto. Em 1950/51 chegou ao 4º lugar.
O Atlético ainda hoje é o 4º maior clube de Lisboa. Apesar de nunca ter atingido uma competição europeia, era uma equipa temida. O seu auge aconteceu nos anos 40. Foi nessa década que para além de ter conseguido as melhores classificações, chegou por duas vezes à final da Taça de Portugal.Em 1946 perdeu com o Sporting 4-2 e no ano seguinte foi derrotado pelo Benfica por 2-1.
O seu declínio iniciou-se nos anos 70, numa fase que a equipa já andava num sobe e desce entre a 1ª e a 2ª divisão. 1976/77 foi a sua época de despedida dos grandes palcos. Fez a pior campanha de sempre na 1ª divisão e nunca mais voltou.
Surpreendeu tudo e todos revivendo o seu grande passado quando na época passada eliminou o FC Porto da Taça de Portugal em pleno Dragão. Jesualdo Ferreira tinha sido treinador principal do Atlético entre 1984 e 1986, e viu a sua antiga equipa vencer a sua actual com um golo do brasileiro David.
Actualmente à frente do Atlético está a antiga estrela do Benfica, Carlos Manuel, que tenta levar o Atlético à liga Vitalis, num campeonato que será disputado até à última jornada, a 2ª divisão - série D, que o SintraSport acompanha semanalmente devido à presença nesse mesmo campeonato do Real Sport Clube.
O Atlético ocupa a 5ª posição, a 9 pontos do líder, Olivais e Moscavide.
O Atlético teve grandes jogadores que marcaram o futebol português casos de Ben David, 98 golos em 8 campeonatos, chegou à selecção nacional; o argentino Mário Imbelloni, que passaria mais tarde por Braga e Sporting; Vitor Lopes, o Piriricas; Armando Carneiro, entre outros.
Os alcântarenses, em escalões inferiores conquistaram 3 campeonatos da 2ª divisão e dois da 3ª divisão.

Até para a semana.

Agradeço ao João Matos Reis alguns dos dados do Atlético.

Rui Lopes escreve também no blog O Desafio do Guerreiro com o espaço "Uma República de Bananas".

Crónicas anteriores -
25 de Agosto
1 de Setembro
8 de Setembro
15 de Setembro
22 de Setembro
29 de Setembro
5 de Outubro
20 de Outubro
27 de Outubro
2 de Novembro
10 de Novembro
17 de Novembro

Um comentário:

Anônimo disse...

boas rui.bom artigo como sempre.isso de dare uma volta pelos clubes nacionais.muito interessante..
bom fim semana
joão matos reis-lvelha