Google
 

sábado, 20 de outubro de 2007

A Semana numa Coluna

Crónica semanal por Rui Lopes

Na semana passada não fiz qualquer referência a esse grande senhor do futebol, Juca.
Vitima de doença prolongada, o ex-seleccionador e antiga glória do Sporting deixa o futebol português mais pobre
Juca como jogador passou pelo Sporting de Lourenço Marques e Sporting, clube onde conquistou 5 Campeonatos e uma Taça de Portugal.
Como treinador, esteve no Sporting, vencendo um campeonato e uma Taça, e ainda passou por Guimarães, Académica, Barreirense, Belenenses, Braga e foi seleccionador, orientando a equipa das quinas em 40 jogos.

No maravilhoso mundo dos «aos»

E Portugal lá trouxe os 6 pontos obrigatórios na ida aos «aos», mesmo com duas exibições fraquinhas e com o prejuízo de se perder Nuno Gomes.
Makukula estreou-se na selecção A e a marcar, mas há muita gente a não concordar com a continuada entrada de estrangeiros na selecção nacional. A FIFA tem de colocar um travão nesta situação antes que as equipas nacionais se tornem em clubes.
No Euro 2008, a nossa selecção terá que render mais para evitar fazer «figurinhas» como num nada distante passado.

Hotel Arouca

Hoje vou falar do FC Arouca.
Nascido no Natal de 1951 com a designação Ginásio Clube de Arouca e rebaptizado para Futebol Clube de Arouca devido à filiação ao FC Porto.
É actualmente a equipa mais mediática da 3ª Divisão Nacional, e isto porque o seu treinador é o popular apresentador da RTP, Jorge Gabriel.
Depois de levar a equipa a subir na condição de adjunto, Jorge Gabriel assumiu o comando técnico numa história envolta de polémica, porque o anterior treinador, Rui Correia, hoje no Valecambrense, falou em traição e tem aparecido nas chamadas revistas «cor-de-rosa».
Curioso será o reencontro dos dois no dia 11 de Novembro, quando as suas equipas se defrontarem.
O mediatismo actual do Arouca, que marca a sua terceira presença na 3ª Divisão Nacional, é tal, que Jorge Gabriel tem uma coluna no jornal Record às sextas-feiras chamada Hotel Arouca, onde o treinador/apresentador tem lamentado as derrotas nos últimos minutos e se queixado das arbitragens (ou não fosse sportinguista).
Mas o Arouca não está bem. Venceu Domingo pela primeira vez nesta época, o misto de juniores e amadores dos Dragões Sandinenses, os tais que senão vivêssemos numa República de Bananas não estariam a disputar este campeonato, mas sim o "nosso" Futebol Benfica.
Os Dragões não passaram de um novo Salgueiros que na sua última época de vida alinhou com os juniores que se desdobravam pelas duas equipas.
Quanto ao Arouca, resta saber se esta foi a vitória que faltava para se iniciar o ataque aos lugares da frente ou se foi apenas uma vitória normalíssima sobre a formação mais frágil da Série C.

Em Sintra

No passado Domingo, os sintrenses, somaram 2 vitórias (Sintrense a subir e 1º Dezembro com a 1ª vitória), 1 empate (Real que ainda não foi desta que venceu em casa e já sente a «ameaça» de uma possível vista da «Liga dos Últimos») e 3 derrotas (Cacém goleado na Madeira, Pêro Pinheiro e Lourel que continuam sem pontuar fora).
Nas divisões secundárias de Lisboa as provas foram interrompidas para se disputar a 1ª eliminatória da Taça. Cacém B, MTBA (surpreendente) e Mem Martins juntam-se aos dois representantes da Divisão de Honra, totalizando 5 sobreviventes do Concelho.
Nesta eliminatória, a razia sintrense continuou. Saíram da prova Mucifalense, Montelavarenses, Rio de Mouro e Agualva, depois de Albarraque e Império de Anços terem sucumbido na pré-eliminatória.

Um papagaio à solta

O jornal Record, como todos os jornais tem os seus colunistas. Uns melhores que outros, os colunistas opinam sobre aquilo que acham que devem. Podemos concordar ou não e isso também acontece no SintraSport onde os colunistas escrevem sobre a sua opinião e responsabilidade e são totalmente livres para o fazer sem qualquer interferência da «direcção».
Mas há um colunista muito conhecido que escreve actualmente para o jornal Record (e todos os dias, irra) e que aparece pelo menos uma vez por semana nas imagens da SIC Noticias. Esse senhor parece que tem como objectivo estar do contra e não agradar nem a «gregos» nem a «troianos». A única coisa que ele consegue mesmo é causar uma enorme irritação quando lemos o que escreve e o ouvimos a falar.
O engraçado é que na mesma semana, em dias diferentes, consegue contradizer-se a ele próprio. É tão do contra que até vai contra ele.

Fala Barata

Ao contrário do anterior, Jorge Barata dá prazer a quem lê o seu espaço à sexta feira no mesmo jornal. Fala Barata é um espaço dedicado ao futebol amador escrito por um Sociólogo que sabe do que fala. Ontem falou das espectaculares carreiras do Madalena das Ilha do Pico e do Unhais da Serra.
Aconselho a leitura da sua coluna que sabe sempre a pouco.

Até para a semana...

Rui Lopes escreve também no blog O Desafio do Guerreiro com o espaço "Uma República de Bananas".

Crónicas anteriores -
25 de Agosto
1 de Setembro
8 de Setembro
15 de Setembro
22 de Setembro
29 de Setembro
5 de Outubro
12 de Outubro

Nenhum comentário: