Google
 

sábado, 8 de setembro de 2007

A Semana Numa Coluna

Crónica semanal por Rui Lopes

Os árbitros têm demonstrado critérios diferentes em lances idênticos nas primeiras jornadas da Liga. A Comissão de Arbitragem veio dar razão a Pedro Proença no já famoso atraso no Dragão, tendo criticado indirectamente Carlos Xistra no Sporting-Belenenses num lance idêntico. Está época está aberta a polémica. O tema vai ser o atraso para os guarda redes. Todos os anos há um novo entretenimento.

Em Leiria a arbitragem de Vilas Boas roçou o ridículo. Golo mal anulado ao FC Porto, mas depois um golo validado depois de a bola ter saído do campo antes do cruzamento. E em Paços de Ferreira, o Boavista empata o jogo com um fora de jogo do tamanho da cidade do Porto.
Os erros que influenciam os resultados sucedem-se e ainda estamos na 3ª jornada. Sei que ao vivo é diferente do que na televisão, e que a decisão tem de ser instantânea, e que Jorge Coroado vê várias repetições para criticar os ex-colegas, mas há erros que só visto...

Mas não é só em Portugal que isto acontece. Na (super) Liga espanhola, o Barcelona beneficiou de um penalti muito duvidoso e da validação de um golo que não entrou para derrotar o Bilbau por 3-1.

Voltando à nossa Liga, destaca-se a primeira vitória do Benfica, e logo com o Nacional, na Madeira, e por 3-0.

Duas selecções nacionais representam o nosso país em competições muito importantes.
Duas selecções nacionais que se estreiam em competições deste género.
Não se podem esperar grandes resultados destas equipas mas importa estar presente para ganhar experiência para futuras presenças.
No Basquetebol, Portugal esteve presente em 1951 por convite, sendo esta a primeira vez que está numa fase final do Europeu por qualificação. Para já uma grande conquista, a passagem à segunda fase depois de derrotarem a Letónia. De qualquer forma a partir daqui será difícil vencerem algum jogo, já que a diferença é grande entre a nossa e a maioria das selecções presentes.
No raguêbi, Portugal será a primeira equipa amadora a estar presente numa fase final de um Mundial. Uma aventura que começara amanhã frente à Escócia, uma potência da modalidade.

Foi criada no Norte, uma nova liga, ou pelo menos espera-se que se inicie em Novembro deste ano. Chama-se Liga Intercalar e faz recordar o antigo campeonato de reservas. O FC Porto foi mentor desta prova que servirá para rodar jogadores menos utilizados e lançar novos jovens que o nosso futebol bem precisa. A novidade é que um empate com golos valerá 2 pontos. Já certas as presenças do FC Porto, Boavista, Guimarães, Braga, Leixões, Rio Ave, Trofense, Varzim, Aves e Penafiel. Os jogos serão às Quartas à tarde com preços reduzidos ou mesmo com entradas gratuitas. Uma ideia que poderia ser aplicada no Sul.

CNVD - Conselho Nacional Contra no Violência e Desporto continua a legalizar as claques dos clubes profissionais que têm de passar por um processo burocrático. Quatro claques já conseguíram o objectivo da legalização, entre elas duas do FC Porto. Claques do FC Porto e anti-violência no desporto não condiz lá muito bem...

Vai dar inicio no Domingo mais um campeonato feminino de futebol. O 1º Dezembro, actual campeão, vai defender o ceptro. E estou convencido que voltará a ganhar.

Na Taça de Portugal as equipas sintrenses fizeram história. Passaram as três que participaram nesta eliminatória para a seguinte. Agora serão quatro e uma, o 1º Dezembro, já está na 3ª eliminatória por ter ficado isento. Oxalá que continuem as quatro em prova.

Ate para a semana...

Crónicas anteriores -
25 de Agosto
1 de Setembro

Nenhum comentário: