Google
 

sábado, 15 de setembro de 2007

A Semana Numa Coluna

Crónica semanal por Rui Lopes

"Senhor Scolari, se precisar de uma maquina de calcular pode pedir que a gente arranja. (...) Só se for para saber os milhares de €uros que já nos roubou no salário chorudo que leva no fim do mês..."

in blog MegaPortugal

"Coisa de jogo, o azar, ainda por cima quando aparece nunca vem só - traz sempre muitos atrás…
Foi azar o Miguel Veloso ter pedido para jogar nos sub-21; foi azar o Paulo Ferreira ter pedido assistir da bancada; foi azar o Quaresma ter implorado para não alinhar de início; foi azar o Quim não ter querido alinhar; o Nuno Gomes já é azarado. Foi azar o Ricardo ter defendido um grande remate para a frente em vez de desviar para canto; Simão teve azar o jogo todo; foi azar o Nani ter pedido ao Maniche para jogar em vez dele.
Mas azar, azar, assim daqueles tipo 2 em 1, foi não defender um remate de 30 m que o defesa deixou calmamente passar, a bola ricochetear no poste e ainda conseguir marcar um auto-golo com as costas!
Quando assim é não há nada a fazer! São coisas, como ouço os doutos dizer, do futebol!"

in blog Ideias Soltas

Hoje comecei este espaço com frases retiradas de dois blogues, que comprovam não ser o meu pensamento sobre Scolari, único neste país (longe disso).
Aliás basta ler os jornais diariamente para se ver que a ligação Scolari-Portugal está longe de ser perfeita.
Scolari deu-nos (é preciso não esquecer) um inédito segundo lugar num Europeu, e um quarto lugar num Mundial, segunda melhor classificação de sempre (3º em 1966). Para além disso, uniu o povo em redor da selecção e tornou a equipa de todos nós mais unida do que nunca. Ainda de referir que ajudou a vender bandeiras como nunca mingúem tinha conseguído no nosso país.
Mas também é preciso não esquecer o oposto. Perder duas vezes com a mesma selecção no Europeu não é para todos, e ainda por cima com uma equipa que pouco futebol apresentou.
Nunca conseguiu virar na totalidade um resultado negativo. Se começa a perder, o melhor que faz é empatar.
Mostra sempre pouca ambição nos jogos disputados fora, mesmo com selecções como Arménia ou Liechtenstein.
Na qualificação para o Mundial, Portugal garantiu apenas no último jogo o apuramento num grupo bastante acessível.
Nesta qualificação, já leva 13 pontos perdidos, num grupo que também é acessível para uma selecção como a nossa. Com tantos pontos perdidos, Portugal arrisca-se a não passar, o que seria vergonhoso, e as coisas não estão piores porque os adversários perdem muitos pontos.
E se antes só se perdiam pontos fora, agora também já voaram quatro em casa, sempre nos últimos minutos dos jogos, e graças à teimosia do seleccionador, que não contente com tanta asneira, ainda agrediu um adversário no último jogo.
Más opções tácticas, convocações duvidosas e maus escalonamentos da equipa valeram três péssimos resultados noutros tantos jogos.
Dá-se ao luxo de não substituir jogadores lesionados entre duas partidas, de manter jogadores fora de forma como Deco durante 90 minutos e deixar de fora jogadores como Miguel Veloso e Nani, isto já para não falar da embirração com Quaresma que está muito melhor que Simão nesta altura. Depois tira Nuno Gomes e fica sem avançados. Com tanta asneira só podia dar no que deu.
Agora são necessárias quatro vitórias, e se as coisas continuarem assim, está-se mesmo a ver que não se vai ganhar ao Cazaquistão e ao Azerbeijão, mas a partir de agora vai-se jogar com muita raiva e isso até tem resultado como nos jogos com a Bélgica.

Esta semana fica marcada com a estreia da Selecção Nacional de Râguebi num Campeonato do Mundo. Arrepiante como os "Lobos" cantaram o hino nacional, mesmo tendo dois argentinos naturalizados, e o trabalho que deram aos Escoceses que pensavam que iam bater o seu recorde de sempre. Enganaram-se e os 56-10 foi um bom resultado para os portugueses. Hoje é a vez da Nova Zelândia tentar arrasar a nossa equipa, mas com a bravura mostrada no primeiro jogo, o resultado não há-de ser tão desequilibrado como se fala por aí.

No Basquetebol, Portugal conseguiu chegar à segunda fase do Europeu, superando as expectativas mais optimistas e ainda somou mais uma vitória, diante de Israel. Mais uma boa prestação de uma equipa Lusa.

Luís Filipe Vieira foi ilibado caso Mantorras (mal qual caso?). Agora Vieira terá que esperar por outra coisa qualquer, tipo, que andou a roubar chupas chupas às crianças. Isto de ser presidente do Benfica tem destas coisas.

O futebol feminino do 1º Dezembro começou a defesa do título, goleando o Escola FC por 7-1. Se tudo correr normalmente, cairá mais um título para os lados de Sintra.

Jorge Paixão levou o Real aos jogos de acesso à Liga de Honra, Não conseguiu bater o Fátima nesses jogos, mas ficou a marca de uma excelente época. Depois disse que queria estar à frente de um projecto mais ambicioso e escolheu o Atlético. Três semanas foi o tempo que Paixão liderou a histórica equipa de Alcântara, pedindo a demissão após a derrota caseira com o estreante Lagoa e depois de ter saído da Tapadinha debaixo dos insultos dos adeptos. Apenas dois pontos conquistados em três jogos é muito pouco para tanta ambição.

As equipas sintrenses esta semana também tiveram longe dos resultados excelentes da semana anterior. Derrota caseira do Real, derrota do Cacém no Bombarral e empates do Sintrense em casa com o Igreja Nova e do 1º Dezembro no Cartaxo, é muito pouco para quem quer andar nos seis primeiros, mas melhores jornadas virão...

Amanhã arrancam os distritais de Lisboa, com a empolgante Divisão de Honra como cabeça de cartaz. Lamentavelmente só sobe um dos (pelo menos) nove candidatos à subida. Esta prova promete mais qualidade que a actual Série E da 3ª Divisão Nacional...

Até para a semana...

Crónicas anteriores -
25 de Agosto
1 de Setembro
8 de Setembro

Nenhum comentário: