Google
 

sábado, 22 de setembro de 2007

A Semana Numa Coluna

Crónica semanal por Rui Lopes

Os Lobos, como são conhecidos os jogadores da selecção de râguebi, voltaram esta semana a mostrar a sua raça.
Diante dos poderosos AllBlacks, não se atemorizaram, e apesar dos 108-13, fizeram um belo jogo.
No final, os Nova Zelândeses foram ao balneário dos Portugueses e os staffs das duas equipas beberam cerveja juntos e fizeram um jogo de futebol. Bonito.
Uns dias depois enervaram os Italianos, uma das seis melhores equipas europeias e perderam por 31-5. Mais elogios de toda a gente, jornalistas, adeptos adversários, os próprios adversários a até do "boss" da IRB (a FIFA do râguebi). A garra dos Lobos é contagiante, vê-los e ouvi-los a cantar o hino arrepia e dá prazer vê-los jogar. Um bom exemplo para outros senhores...

O que também é cada vez mais contagiante mas não dá prazer, são o acumular dos erros da arbitragem nas nossas Ligas profissionais de futebol, jornada após jornada.
Vejamos: Estrela/Sporting - dois penalties não assinalados a favor do Sporting. Pior. Abel depois de atropelado por um jogador estrelista ainda leva amarelo.
Em Belém, o Leiria marca o golo em fora de jogo. Sorte do Belenenses que deu a volta ao resultado.
Em Guimarães, Patacas, jogador do Nacional é mal expulso e abriu-se uma porta para a vitória dos Vimaranenses.
Nenhum dos erros influenciou directamente os resultados, mas a tendência é para piorar.

Na Liga, os grandes tiveram uma jornada tranquila, até deu para poupanças para a Champions.
Nesta competição é que foi pior, mas sem surpresas, com um empate e duas derrotas.
Benfica massacrado em Milão com resultado lisonjeiro. Sporting bem na primeira parte, mal na segunda. Ronaldo não festejou golo e ainda pediu desculpa. Bonito.
Porto com empate caseiro, apesar de ter feito uma boa partida e de ter jogado contra 10 durante bastante tempo. A expulsão do jogador da equipa inglesa muito exagerada. Não é só por cá que isto acontece.
Na UEFA também sem surpresas. Quatro derrotas em quatro jogos, provando que Portugal não tem condições para ter tantas equipas nas competições europeias. De qualquer forma, também faltou nos sorteios e só o Braga ficou com um adversário acessível e será a única equipa nacional na fase de grupos. Belenenses surpreendeu Bayern e o Paços de Ferreira apesar da derrota, muito injusta diga-se, bateu-se com o AZ, atirando duas bolas aos ferros e ficaram muitas dúvidas se a bola não terá mesmo entrado na baliza Holandesa num lance na segunda parte. O golo apareceu nos descontos como um balde de água fria.

Mourinho foi despedido e ficou (ainda) mais rico. Para mal dos nossos pecados voltou a afirmar que a selecção só numa fase terminal da carreira. Itália deve ser o destino do "special one" e até aposto que para a cidade Milão (Inter ???), apesar de em Turim também andarem com problemas "técnicos".

Na Liga Vitalis, o efeito "Socolari" já se faz sentir. No final do jogo entre Olhanense e Santa Clara, os treinadores Álvaro Magalhães e Paulo Sérgio envolveram-se numa situação pouco bonita que só não deu "molho" porque alguém os separou.

Por falar em Scolari, quatro jogos na bancada é muito pouco (já nem falo dos 12 mil euros), mas talvez o homem "veja" melhor o jogo na bancada.

No nosso Concelho, as meninas do 1º Dezembro somam e seguem. Desta vez as vitimas foram as grandes rivais do Boavista e ainda por cima em território "inimigo".

As equipas masculinas tiveram uma melhoria, apesar da segunda derrota consecutiva do Real, mas vencer na Madalena do Pico não será mesmo nada fácil.
O Cacém venceu pela primeira vez e logo por 4-0. Em São Pedro, o derby regional entre as duas equipas de Sintra,ficou marcado pelo minuto 33. Alex do Sintrense, lesionou-se com muita gravidade e pregou um enorme susto em todos os presentes. Apesar de tudo, felizmente, não foi tão grave como se pensou.

Ainda falando do Cacém, a crise continua instalada apesar das tentativas em abafar a mesma por parte da Direcção do clube. Há problemas para inscrever a equipa de futsal, e veremos se as coisas ficarão por aqui. Dia 28 realiza-se uma Assembleia Geral Extraordinária, que poderá esclarecer algumas coisas sobre a difícil situação que o clube atravessa.

Nos distritais, a 1ª jornada rendeu 5 vitórias aos clubes sintrenses (Pêro Pinheiro, Mucifalense, Agualva, Mem Martins e Albarraque) e 5 derrotas (Lourel, Rio de Mouro, Cacém B, Montelavarenses e Império Anços). Lourel e Rio de Mouro (o regresso não correu bem) foram vergados por goleadas de 0-4, enquanto o Albarraque venceu por 6-2 fora de portas. o MTBA viu o seu jogo adiado.

Este fim-de-semana há Taça de Portugal, paragem no futebol feminino, jornada 2 nos distritais e arranca o futsal distrital.

Até para a semana...

Rui Lopes escreve também no blog O Desafio do Guerreiro com o espaço "Uma República de Bananas".

Crónicas anteriores -
25 de Agosto
1 de Setembro
8 de Setembro
15 de Setembro

Nenhum comentário: