Google
 

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

A Semana Numa Coluna

por Rui Lopes

Esta semana desloquei-me por duas vezes ao campo da Tapada das Mercês para ver em acção quatro equipas do Concelho em equipas de formação. No Domingo estive no Mercês-Mem Martins em Juvenis. Muito público nas bancadas num campo sem condições para a prática do futebol e aprendizagem dos jovens futebolistas. Muito degradado, vandalizado por se encontrar em quase estado de abandono por parte da Câmara Municipal de Sintra. A vantagem é de ter bancadas apesar permitindo estarmos a ver o jogo sentados.
O muito público presente não era constituído por apenas familiares dos jogadores, mas sim por muitos curiosos, também chamados pela Feira das Mercês que acabavam por indo ficar a ver o jogo.
O bairro da Tapada das Mercês tem potencial para o futebol, potencial esse muito mal explorado, começando logo pela falta de dinâmica do clube para atrair a população, que desconhecendo a existência destes jogos não aparece em maior quantidade. Em qualquer local vejo cartazes dos clubes espalhados por cafés, centros comerciais, etc. Nas Mercês a publicidade não existe, o que é pena.
Nesse jogo de Juvenis foi-me dada a informação que para a próxima época já haverá sintético na Tapada. Veremos. Já ouço esta história há quatro anos, altura em que foi aprovado o projecto do sintético, do pavilhão, da biblioteca e das instalações camarárias no local onde está situado actualmente o pequeno campo pelado.

No feriado tive no jogo de escolas entre as Mercês e o Algueirão. Já contei algumas coisas que não gostei. De «vícios» e «manhas» passados de adultos para crianças. Já vi muitos jogos de escolas e infantis e já vi coisas muito boas e muito más nesses jogos. E também já vi alguns pais a querer ser treinadores, a insultarem árbitros, a insultar os adversários, quando estes jogos deveriam de ser uma festa entre as famílias. Já vi essa festa em alguns jogos, mas também já vi coisas muito esquisitas. Algumas bem negativas.
Mas gosto destes jogos. Por vezes os Seniores, pelo menos alguns profissionais já não me entusiasmam. Prefiro os putos.

Mas não levem estes jogos tão a sério. No feriado, no Entroncamento, os Iniciados do Entroncamento e do União de Leiria jogavam para o Nacional, e as coisas corriam bem aos da casa, que venciam por 2-1. Os pais dos meninos do Leiria, não estavam a gostar da arbitragem e no campo os filhos eram levados pela agressividade que vinha de fora. Acabou mal. Houve invasão de campo, o carro do árbitro foi alvo da ira dos derrotados e foi necessário a entrada em cena do Corpo de Intervenção de Tomar. Era um jogo de Iniciados...

Portanto deixem os putos jogar, ter prazer do jogo e desfrutem ao máximo esse prazer. Esta bem eu compreendo que nem sempre é fácil digerir as derrotas, ninguém gosta de perder, mas é necessário que as pessoas desde cedo aprendam a perder.

Isto não é nenhum recado em especial para ninguém, pois tive a falar com pais de jogadores das Mercês, do Mem Martins e do Algueirão, e nas bancadas os putos foram incentivados, aplaudidos e houve festa nesses dois jogos. Mas chocou-me o que se passou no Entroncamento.

Nos profissionais, nada de novo. O FC Porto continua líder (na altura que estou a escrever isto acaba de perder os dois primeiros pontos na Liga), o Sporting voltou a dar pontos de avanço, as árbitros continuam a cometer erros incríveis, em Guimarães Duarte Gomes voltou a mostrar que precisa de férias, no Dragão o FC Porto viu abrir-se as portas da vitória com uma «mãozinha» marota. Porque ninguém falou disto? Binya que só levou amarelo, deveria de ter sido expulso, por duas vezes.

Na Taça da Liga, o Benfica voltou a ser «eliminado» depois de na Reboleira ter sido Duarte Gomes a «oferecer» a passagem ao Benfica. Em Setúbal, nem com ajudas. Penalty marcado para o Benfica não era, e ficou um por marcar para o Setúbal. Mas fez-se justiça e o Setúbal passou. Em Fátima seria mais justo (e mais giro para a prova) os da casa passarem.

No passeio fora de Lisboa, vou até à margem sul do Tejo para visitar o Amora Futebol Clube
Equipa que já andou pelo principal escalão, anda hoje pela 3ª divisão nacional e não da melhor forma. Depois de ter lutado pela subida à 2ª divisão nacional a época passada, ocupa actualmente a última posição da Série F da 3ª divisão, apenas com 4 pontos em 8 partidas realizadas.
Longe dos tempos áureos da 1ª divisão quando derrotou numa tarde de Domingo na Medideira o Sporting por 4-1. Espero que o Amora dê a volta à crise que está a passar e regresse a outros palcos por onde já andou.

Já falei do Arouca, mas vou só referir que o que se passou esta semana foi uma palhaçada de protagonismo treinador/clube. No sai, não sai Jorge Gabriel conseguiu mais propaganda para o Arouca e para o "Praça da Alegria".

O que o jornal Record terá contra o Benfica? O Benfica esteve muito mal no Bonfim, mas aquela crónica não lembra a ninguém. Será que o vírus Rui Santos pegou a outros?

Até para a semana

Rui Lopes escreve também no blog O Desafio do Guerreiro com o espaço "Uma República de Bananas".

Crónicas anteriores -
25 de Agosto
1 de Setembro
8 de Setembro
15 de Setembro
22 de Setembro
29 de Setembro
5 de Outubro
20 de Outubro
27 de Outubro

Nenhum comentário: