Google
 

sábado, 29 de setembro de 2007

A Semana Numa Coluna

Crónica semanal por Rui Lopes

Vou começar uma vez mais de uma forma pouco original, falando dos Lobos, que terminaram o Mundial de Râguebi, com mais uma derrota, faltando um pouco de sorte (e pernas) para conseguir a vitória diante da Roménia.
Mas a presença dos Lobos em França, merece todos os elogios possíveis e imaginários e encheram-nos de orgulho, mesmo sem ter vencido um único encontro. E merece concerteza a audiência conseguída de 2 milhões de espectadores (no último jogo) no nosso país, algo nunca visto no râguebi, ultrapassando largamente os jogos da liga portuguesa de futebol. E mereceram aquela recepção fantástica no aeroporto.
Fechou-se o ciclo desta selecção que conseguiu ter o melhor jogador em campo, em três das quatro partidas que realizou, feito de que poucos se poderão orgulhar.
Um novo apuramento para o Mundial será uma coisa difícil, pois no próximo, a realizar no ano de 2011, terá a participação de menos quatro equipas, ou seja passa de 20 para 16, o número de selecções presentes.

Futebol na mesma

No futebol, a saída Mourinho do Chelsea caiu que nem uma bomba. Mas já lá vamos.
De resto pouco ou nada de novo. Continuou-se a falar do castigo aplicado a Scolari pela UEFA, os árbitros continuaram a errar, e o FC Porto está cada vez mais primeiro, sendo a grande novidade o facto de não ter sido ainda ajudado pelas arbitragens.

Mourinho foi despedido do Chelsea e ficou mais rico. Pode ter surpreendido muita gente, mas adivinhava-se que o divórcio estaria para acontecer.

Scolari apoiado pela FPF achou que 4 jogos de castigo era... muito. E recorreu. Para já castigo por parte da FPF nem vê-lo....
Quem também recorreu e bem, foi o FC Porto, por causa de Zequinha. Querem ver o castigo do jogador reduzido. Ah pois é... Se o treinador que deveria dar o exemplo leva 4 jogos, porque o jogador que não tem dado nada bons exemplos, fica com um ano de suspensão?

No Campeonato, Benfica e Sporting continuam a dar avanço ao FC Porto. Empataram e distanciaram-se em mais dois pontos do campeão nacional, que para já só sabe o que é vencer (na liga, pois...).

O Sporting empatou com um empurrãozinho do árbitro. Gladstone derruba um adversário na área, e se as leis não alteraram esta semana (esta é sempre uma dúvida do futebol português), seria penalti. E depois aquele derrube do Abel que deu o 1-1, deixou algumas dúvidas. Se há toque para falta é penalti, mas que aquilo pareceu um salto um pouco forçado, pareceu...

Ao Benfica valeu-lhe Quim. Não adianta. Com as camisolas rosas, os homens adormecem. Que jogo feio, de parte a parte, que o Braga está longe do seu melhor. E ouviu-se os primeiro assobios a Camacho. Durou pouco o estado de graça? Não. Mas que o homem arriscou pouco e voltou a não colocar a dupla Cardozo-Gomes, ai isso é verdade.

Erros da semana

Os árbitros esta semana "pecaram" mais no capitulo disciplinar.
No Braga-Benfica, Gilles levou um amarelo injusto, pois nem falta faz. Linz deveria de ter visto vermelho por pontapear Leo, mas o árbitro não viu.
Em Leiria, o estrelista Moses, deveria de ter saído mais cedo, mas foi-lhe perdoado o vermelho.
Em Paços de Ferreira, viu-se mais uma cena à futebol português. Peçanha, guardião do Paços, após sofrer o segundo golo do FC Porto (golo legal), reage da pior forma e dá um encontrão no "pobre" do Olegário Benquerença, que incrivelmente não lhe mostra o vermelho. Aliás, nem amarelo mostrou. Ainda deixou o pacense Luíz Carlos em campo, quando deveria de ter mostrado segundo amarelo.
Quanto a erros que tenham influenciado o resultado, para além do já focado penalti (ou penalties) de Alvalade, tivemos outro por assinalar no Bessa, a favorecer o Boavista, que mais uma vez é prejudicado em casa e em Matosinhos, um penalti não assinalado a favorecer o Leixões.

Na Taça da Liga, também aconteceram umas coisitas, para além de 5 dos 8 jogos terem sido resolvidos nos penalties. A qualidade do futebol praticado deixou muito a desejar. E o Fátima foi a grande surpresa, apesar da eliminação do "Belém" em Portimão. Jesualdo Ferreira é que consegue a proeza, em poucos anos, de ser eliminado por três equipas de escalões secundários. Agora Fátima, a época passada, Atlético, e anteriormente, Gondomar (com Benfica). É obra Mister!

Nas arbitragens, em Aveiro, muitas dúvidas num lance na área do Beira-Mar, mas nem com repetições se tiram certezas, portanto...
Em Matosinhos, ficou penalti por assinalar a favor do Leixões. Estava 0-2, e faltavam 10 minutos. Em caso de resultar em golo, a força anímica dos da casa aumentava e poderia ainda surgir o empate.
Deixei o casa da Reboleira para o fim,porque é um caso mais complicado do que a comunicação social quis demonstrar. E divido em três partes o lance super polémico que aconteceu nos últimos momentos da partida.
1º É penalti? Não há nenhuma imagem totalmente elucidativa. Mas não parece que seja. Se a bola bateu mesmo na cabeça de Wagnão, é um erro monumental do assistente.
2º Se a bola bateu mesmo na mão do jogador do Estrela, então faltou o 2º amarelo para o brasileiro.
3º Porque pediu desculpa Duarte Gomes? Os árbitros erram e devem assumir os erros, mas pedir desculpa...
Pedro Henriques era o 4º árbitro dessa partida e será o árbitro do Benfica -Sporting desta noite. Esperemos que ele não alinhe na política de compensações em relação a este lance.

Na próxima eliminatória, teremos o surpreendente Fátima a defrontar o Sporting , que também necessitou dos penalties para eliminar o Guimarães. Ao Benfica calhou a fava, pois vai defrontar o Setúbal, talvez o conjunto com melhor futebol actualmente no nosso país. Aliás, a fava acabou por calhar aos dois, já que ambos têm a ambição de vencer esta prova.

Na Taça de Portugal, as equipas sintrenses, tiveram boa prestação. Faltou um pouco de sorte ao Sintrense para sair vitorioso da sua visita aos Açores. Real e Cacém cumpriram, ganhando em casa e 1º Dezembro ficou isento. Segunda feira saberemos que equipas calharão no sorteio da 4ª eliminatória, já com os clubes da Liga Vitalis.

Suspensão Blogue ACC

Foi com um misto de surpresa e tristeza, que recebi a noticia da suspensão do blogue do Atlético do Cacém. O blogue era (é) interessante, isento, objectivo, e com a informação necessária aos adeptos do clube.
Mas nos blogues, é permitido permitir (desculpem-me o pleonasmo) comentários. É uma forma dos leitores se exprimirem. E também pode ser permitido comentários anónimos. Uma forma mais fácil para os que não estão registados no blogger o fazerem. E mesmo sendo anónimos, podem se identificar no final da mensagem como alguns leitores fazem.
O problema é que nem todos pensam desta forma e escondem-se cobardemente atrás do anonimato. E escrevem o que lhes apetecem, mesmo insultando e ofendendo outros.
Depois cabe ao bloguista publicar ou não esses mesmos comentários.
Mas por vezes, e quem tem a "paciência" de manter um blogue complexo como o SintraSport, sempre o mais actualizado possível, chega ao ponto, com o cansaço, de deixar passar certas coisas que não devia.
Foi o que aconteceu ao Nuno Sinosgas, que deixou escapar uns comentários muito desagradáveis que focavam de uma forma grosseira e ordinária, um sócio do clube.
Obviamente, que a pessoa em questão, e com toda a razão, ofendeu-se com o que leu, porque quem não se sente, não é filho de boa gente.
O individuo que fez o ataque baixo e cobarde, utilizando o anonimato, deverá a esta hora de estar contente com a situação criada, e com a suspensão (oxalá que temporária) do blogue.
Espero que o Nuno volte atrás na sua decisão e que o blogue volte brevemente à sua actividade normal.

Até para a semana...

Rui Lopes escreve também no blog O Desafio do Guerreiro com o espaço "Uma República de Bananas".

Crónicas anteriores -
25 de Agosto
1 de Setembro
8 de Setembro
15 de Setembro
22 de Setembro

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Rui Lopes,

Descobri este blog há algum tempo e consulto-o diariamente para conhecer o que se vai passando no concelho de Sintra a nível desportivo por se tratar do concelho onde vivo.

Os seus comentários à jornada da Superliga, pouco ou nada contribuem para o aumento de visitas no blog, pois já todos sabemos o que aconteceu e como aconteceu, e se pretende efectuar críticas às actuações dos árbitros, o mínimo que posso solicitar é que seja no mínimo isento (tal como o blog é quando se refere a jogos do distrital) e dispa a camisola do seu clube, pois dizer que o Abel não sofreu penalti contra o Setubal e depois dizer que não há nenhuma imagem esclarecedora na Reboleira é não querer ver o evidente.

Como nota deixo a indicação de que sou adepto do Sporting e estive em Alvalade no célebre jogo da bola que o Ricardo defende dentro da baliza e garanto-lhe que nunca saí tão irritado de um jogo de futebol apesar da minha equipa ter ganho.

Desportivismo acima de tudo e isenção na hora de analisar os lances duvidosos caso contrário vamos ficar com rótulos que nos afastam de ler as crónicas, e eu até gosto bastante deste blog.

Sérgio Correia

SintraSport disse...

Amigo Sérgio
Obrigado pelas criticas construtivas
Embora confesse o meu benfiquismo, sou o primeiro a "bater" no meu clube e a analisar as más arbitragens que o beneficiam.
Na Reboleira, ouvia eu o relato desse jogo e fiquei descontente pelo Benfica ser beneficiado de uma tão escandalosa. Mas depois de ver as imagens várias vezes, não há uma única que diga 100% que não houve penalti. Foi isso que quis dizer. Embora ache que não foi. E se o homem marcou o penalti deveria de ter expulso o Wagnão. Quanto ao Abel há um toque, foi dentro da área. Mas não deixa de ser uma queda estranha. Há lances que não deixam dúvidas, outros que deixam e muito. Não quero com esta crónica envergonhar a arbitragem portuguesa porque só quem lá anda dentro sabe como é difícil. E apenas dedico um espaço aos erros dos árbitros para repor um pouco a verdade. Todos sabemos que hoje são uns beneficiados, amanhã são outros, embora achemos sempre que o nosso clube é o mais prejudicado. Isso faz parte do ser humano. E estas crónicas apenas são uma opinião. Nada mais do que isso. As pessoas lêem e por vezes concordam ou riem-se e pensam que "este gajo é parvo". É normal. Sinto muitas vezes quando leio certas crónicas nos jornais.
Acredite que não sou anti-Sporting como alguns benfiquistas são, e costumo dizer que Deus castigou-me e deu-me um filho sportinguista.
Espero que o Sérgio continue a visitar-nos e continue com as criticas construtivas porque fazem falta.
Muito sinceramente temos que pensar na continuidade ou não destes espaços de opinião, pelo menos os do futebol profissional, se são úteis ou não.
Inicialmente o SintraSport foi criado só para o futebol sintrense, alargamos ao Distrito de Lisboa, porque penso ser importante uma cobertura do futebol distrital e por haver uma lacuna nesse sentido em termos de internet.
Um abraço