Google
 

sábado, 10 de novembro de 2007

A Semana numa Coluna

por Rui Lopes

Uma semana marcada por mais uma jornada da «champions» onde o Benfica atirou fora qualquer possibilidade de qualificação, pondo mesmo em perigo a passagem à Taça UEFA através do 3º lugar, e onde o Sporting com uma grande exibição mas com muito azar frente à Roma, equipa cínica, típico das equipas italianas, que conseguiu um empate muito injusto em Alvalade. No Dragão tudo normal, o FC Porto tem o caminho aberto para ser o único representante português na fase seguinte.

Por cá, os erros dos árbitros continuam, e Vitor Pereira resolveu encostar alguns. No Dragão o FC Porto perdeu, finalmente, os primeiros pontos, mas empatou o jogo com o «Belém» com um golo ilegal. Em Paços de Ferreira, o Benfica também chegou à vitória com um golo que surgiu de livre inexistente e em Alvalade, o Sporting sem deslumbrar, goleou a Naval.
Destaco mais dois jogos, a primeira vitória do Leixões e logo por 3-0 diante do Braga, e a vitória do Guimarães na Madeira diante do Marítimo.
Uma jornada com muitos golos, 30, e com dois jogos a renderem 6 golos, fruto de dois empates a três bolas.

Mais duas mudanças de treinador na principal liga portuguesa. Paulo Duarte no Leiria deu lugar a Vitor Oliveira, e no Braga, Manuel Machado ocupará o lugar deixado vago por Jorge Costa, após o jogo com o Sporting.

No nosso Concelho a semana fica marcada com um incidente, com um jogador dos Iniciados do Vila Verde em Futsal, João Miguel, levou uma bolada na cabeça e foi a partir desse dia perdendo a memória. Continua internado no Amadora-Sintra, mas os médicos dizem que não foi a bolada que fez com que João tenha perdido a memória, mas algo que vem de trás que não se conseguiu ainda descobrir.
O guarda-redes do MTBA (futebol sénior), Fábio Dias, também teve há duas semanas um incidente no campo do Alcainça, que felizmente acabou bem. Fábio recuperou e esperamos vê-lo em acção o mais depressa possível.
Aos dois desejo as rápidas melhoras e que no caso do João, tudo não passe de um grande susto.

Na minha viagem a outros clubes, hoje visito Alcobaça, uma localidade acolhedora que eu adoro visitar. Passo alguns dias de férias perto dessa cidade todos os anos, e cada vez acho mais , ano para ano, que em Alcobaça há qualidade de vida, como não há por exemplo nos arredores da capital.
Alcobaça já teve o seu Ginásio Clube, fundado em 1946, na principal divisão portuguesa na época 1982-83, mas hoje em dia, a equipa oscila entre a 3ª divisão nacional e a divisão de honra leiriense.
O onze base dessa equipa que enfrentou os grandes, recebendo-os no seu antigo pelado municipal, hoje um relvado bem bonito, era o seguinte: Domingos, Modas, Alfredo, Russo, Varela, Jorge Oliveira, Lelo, José Romão, Cavungi, João Cabral e Nelito.
O clube da cidade onde estão sepultados D. Inês de Castro e D. Pedro, que constituem para mim a dupla de personagens mais marcante da nossa história, só esteve uma época na 1ª divisão, terminando na última posição, apenas com 15 pontos, fruto de 4 vitórias, 7 empates e 19 derrotas, tendo marcado 20 golos e sofrido 56. Nessa época o Benfica foi campeão, o Porto foi vice, seguindo-se Sporting e Guimarães. E desceram juntamente com os alcobacenses, Amora (hoje na 3ª divisão) e Marítimo. Espinho (hoje na 2ª divisão), disputou a liguilha.


Nélito, herói frente ao Benfica

O presidente do Alcobaça na altura da subida (que também foi muito polémica e já explico porque) era Guerra Madaleno, que mais tarde quase levou o clube à extinção e por isso a queda até aos distritais.
Na Luz os alcobacenses «levaram» 8-1 (5 golos de Nené), mas em Alcobaça, numa tarde invernosa, a equipa do Ginásio conseguiu empatar com um golo de Nélito mesmo a terminar a partida.
A recepção ao FC Porto acabou por ser dramática, pois para além da derrota por 1-5, foi nesse dia que foi consumada a descida dos azuis de Alcobaça.
Quanto à polémica subida, rezam as crónicas dessa altura que o Alcobaça terá sido beneficiado em dois jogos importantissimos que levaram a equipa à vitória da Zona Centro da 2ª divisão e à consequente subida de divisão. As «vitimas» foram o Águeda (de quem falarei um dia destes) e o Académico (assim mesmo) de Coimbra.

Actualmente o Alcobaça, disputa a série D da 3ª divisão nacional, ocupando a 11ª posição com 8 pontos. Com o objectivo da manutenção, o Alcobaça desloca-se amanhã à Lousã para defrontar o Lousanense, e no último jogo disputado, não foram além de um empate com o Marinhense a zero, em casa. Na Taça de Portugal, forma eliminados surpreendentemente com o Vigor e Mocidade, equipa dos distritais de Coimbra, por 0-2 no Municipal de Alcobaça.

Até para a semana

Rui Lopes escreve também no blog O Desafio do Guerreiro com o espaço "Uma República de Bananas".

Crónicas anteriores -
25 de Agosto
1 de Setembro
8 de Setembro
15 de Setembro
22 de Setembro
29 de Setembro
5 de Outubro
20 de Outubro
27 de Outubro
2 de Novembro

Um comentário:

Anônimo disse...

jreis lvelha
bons artigos..sempre na linha da frente..deixo a dica..para a semana ou num dessas semanas...o sporting da covilhã..ou ate tramagal.equipas que se desnvolvera mdevido à industrialização..nunca fomos um pais industrial..mas estes..e a cuf..actual fabril e ha pc tempo quimigal as excepções..um artigo sobre a cuf..tb panao para mangas ..nao é rui lopes..exclentemente coadjuvado pelo rodrigão lopes..o rodri com 7 anos..pena sere do sporting..eheehh