Google
 

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

A Semana Numa Coluna

Crónica semanal por Rui Lopes

"O Sporting não sabe perder e, por isso, adoptou a atitude do Kalimero, sempre a queixar-se dos 'meninos maus' que lhe roubam a bola no recreio."

Miguel Sousa Tavares in "A Bola"

Assisti à final do mundial de futebol feminino, entre as selecções da Alemanha e do Brasil. O tempo útil destes jogos é muito superior ao futebol masculino, sem manhas. Elas caiem, mas levantam-se logo e não há percas de tempo. A força das alemãs acabou por levar a melhor sobre a maior técnica das brasileiras, numa final emocionante, em que a brasileira Marta, considerada a melhor jogadora do mundo, falhou um penalti.
A nossa selecção ainda está muito longe deste nível, mas no futuro quem sabe...

Na Liga mais um derby. O derby dos derbies. Acabou empatado sem golos mas com casos como não poderia deixar de ser. Os jornais falaram de um penalti mesmo a terminar sobre Adu, o jornal "Record" conseguiu escrutinar outro ainda na primeira parte e Jorge Coroado ainda um terceiro. Mas este senhor é habitual "ver" penalties a prejudicar o Benfica. Já estamos habituados.
Nas vésperas do jogo, "A Bola" promoveu um encontro entre os "Filipes" que correu bem. E foi bonito de se ver.
O que não foi nada bonito, foi no intervalo do jogo, terem passado nos ecrans, uma trailer do filme "Corrupção". Ridículo.
Paulo Bento estava nervoso no final do jogo. Parece que viu uns penalties a mais. Na época passada dizia que não podia cortar as mãos e os braços aos jogadores. Memória curta!!!
O empate deixou o FC Porto mais primeiro. Um autêntico passeio.

Duarte Gomes voltou a ser protagonista, desta vez na Liga Vitalis, no jogo Beira-Mar/Santa Clara. Não validou um golo limpo ao Beira-Mar, e não marcou um penalti favorecendo a mesma equipa, prejudicando gravemente a equipa da casa. Irá pedir desculpa?

No Estrela, Dauto Faquirá diz que espera que o Benfica devolva o dinheiro da Taça da Liga. Após o jogo disse que era urgente pôr as tecnologias ao serviço do futebol e dos árbitros. Concordei com ele. Agora mudou o discurso. A Santa Casa terá se mudado para a Luz?

Em Guimarães, o Braga pôde se queixar. Aquela bola não parece ter entrado, e pareceu haver falta sobre Madrid. Em Guimarães repetiu-se o favorecimento da 1ª jornada (com Setúbal).
Na Reboleira, o golo do Marítimo deixou muitas dúvidas senão houve fora de jogo no lance. Não se viu ninguém reclamar por aquelas bandas. Será que se habituaram a ser prejudicados, ou não era o Benfica? Pergunta para Dauto.

Por falar em Benfica, já se ouvem assobios a Camacho. Ò gente apressada. Mas também porque raio não mete o homem Gomes e Cardoso ao mesmo tempo?
E porque não marca golos o Benfica? A culpa é da Caixa. Cartão Benfica a 2 euros o golo (o que ganham os clientes por cada golo marcado pelas águias) só podia dar nisto. Saia muito caro aquele Banco pagar.

Três mudanças de treinador na mesma semana na Liga Vitalis. De uma assentada igualaram a bwin Liga. Aqui houve mudanças no Benfica, Naval e Académica. Agora chegou a vez do Portimonense, Penafiel e Feirense.
Na 2ª Divisão Nacional, Série D, também já foram três as mudanças. Jorge Paixão deu lugar a Carlos Manuel no Atlético. No Real, Lívio Semedo saiu e entrou Rui Rodrigues. E agora no Louletano (já se adivinhava), Jorge Portela não resistiu aos maus resultados, e entrou Bruno Cardoso. Rodrigues e Cardoso estream-se amanhã.

Nas competições europeias, as perfomances dos portugueses mudou, e só faltou uma pontinha de sorte a alguns para se conseguir melhores resultados.
Benfica falhou redondamente com os ucranianos do Sakhtar, na Luz. Muito mal. Mesmo aqueles últimos 20 minutos não justificou outro resultado. Aliás, o 2-0 até seria mais justo para os visitantes.
Quem não falhou com ucranianos foi o Sporting. Magnifica vitória, excelente exibição, primeiro golo de Polga pelos verdes.
O Porto resistiu ao inferno turco e ainda com um pouco de sorte trouxe os três pontos. Bem, muito bem.
O Belenenses não resistiu ao poderio do Bayern. Jesus imita Bento. A sua equipa é sempre prejudicada quando não ganha.
Paços de Ferreira, com um pouco mais de atrevimento, eliminava o AZ. Faltou uma pontinha de sorte.
O Leiria foi a grande surpresa. Venceu os alemães e podia mesmo ter passado, se fizesse uma segunda parte igual à primeira.
O Braga só surpreendeu na Suécia, e a goleada mostrou a diferença entre as duas equipas, apesar da pálida primeira parte, fruto dos últimos maus resultados.

As equipas de Sintra, no passado fim de semana, fizeram os resultados possíveis. Bom, é sempre assim, mas desta vez não ficou a impressão que poderiam ter feito melhor.
No derby Sintrense/Cacém, deu vitória do Cacém. Alguma sorte para os forasteiros que não venciam na Portela há 25 anos. Neste jogo para tripla, não se pode falar em maus ou bons resultados para o Concelho, pois defrontavam-se dois conjuntos da zona e só um poderia ganhar (ou empatarem).
O 1º Dezembro só empata, mas em Marvila frente ao Oriental foi bom.
Do Real, não se podia esperar muito. Com a equipa em fases de mudanças e com um adversário que está bem, já era de esperar um resultado menos bom. Os 3-0 é que não eram esperados.

Até para a semana...

Rui Lopes escreve também no blog O Desafio do Guerreiro com o espaço "Uma República de Bananas".

Crónicas anteriores -
25 de Agosto
1 de Setembro
8 de Setembro
15 de Setembro
22 de Setembro
29 de Setembro

Nenhum comentário: