Google
 

sábado, 27 de outubro de 2007

A Semana Numa Coluna

por Rui Lopes

Começo esta semana a falar das competições europeias.
Na Liga dos Campeões, o Benfica que até aqui tinha sido a ovelha negra dos representantes lusos, foram os únicos a vencer nesta jornada.
Numa brincadeira entre amigos de várias «cores», afirmei que o Benfica seria o único clube português a passar à 2ª fase, mas claro que disse aquilo sem acreditar no que dizia. Até porque pensava que o FC Porto era o único com possibilidades de o fazer.
Hoje, aquela afirmação não tem assim tanto de impossível.
O Benfica vencendo o Milan e o Celtic ou o Shaktar poderá passar.
O FC Porto não vencendo mais jogo nenhum não passa, e o Sporting depois da derrota em Roma (ai aqueles erros defensivos e porca miséria de sorte com os italianos) dificilmente conseguirá terminar nos dois primeiros.
Mas interessante sem dúvida nenhuma seria a passagem dos três, que colocaria todos em pé de igualdade na nossa liga.
Na Taça UEFA bom começo para o Braga, apesar do empate acabar por saber a pouco. Uma grande penalidade para o Braga ficou por marcar e com um pouco mais de ambição, os minhotos tinham trazido os três pontos.

Por cá, a Taça da Liga não foi levada a sério pelos «três grandes». O FC Porto saiu pelos «pés» do Fátima, o Sporting perdeu com a mesma equipa, embora tenha novo jogo para rectificar e o Benfica terá muitas dificuldades de passar o Vitória.

Duarte Gomes voltou a fazer das suas no Guimarães-Leiria de sexta-feira passada. Foi uma arbitragem muito má, influenciando e de que maneira o resultado final.

Hoje o meu passeio para fora do Distrito de Lisboa é até Tomar.
Escolhi Tomar porque a minha falecida mãe gostava daquela cidade, onde passou nos últimos anos algumas das suas férias.
É em Tomar que mora um clube histórico do nosso país, o União Futebol Comércio e Indústria, equipa que andou no passado pelo principal escalão nacional. Nesse clube passaram jogadores como Manuel José, Raul Águas, Camolas, Simões ou Eusébio.

O União de Tomar nasceu em 1914. Tem 6 presenças na 1ª Divisão, tendo sido a sua melhor classificação de sempre a 10ª posição. A equipa de Tomar conta com uma vitória de 3-0 sobre o FC Porto (1969/70), mas também tem o recorde negativo com a mesma equipa e em casa, 1-7 em 1972/73.
Conta ainda com 34 presenças na Taça de Portugal, tendo conseguido atingir os quartos de final por 5 vezes, e foi ainda campeão nacional da 2ª divisão em 1973/74, e da 3ª divisão em 1964/65.
É um clube com historial rico e que teve no seu plantel o «Pantera Negra» Eusébio que terminou a sua carreira naquela equipa ribatejana ao lado de Simões, outra velha glória benfiquista.
Hoje o União de Tomar é uma sombra daquilo que foi.

Eusébio e Simões numa equipa histórica

Disputa a Divisão de Honra da AF Santarém, ocupando a 10ª posição em 12 clubes, apenas com 4 pontos em 7 jogos. No último Domingo, o União de Tomar foi goleado nos Riachos pelo Riachense por 5-2.
Espera-se que o União de Tomar vá um pouco mais longe e no futuro consiga andar por divisões mais acima daquela em que se encontra, e que não ande a penar no «sobe e desce» a que se habitou nos últimos anos.

Até para a semana...

Rui Lopes escreve também no blog O Desafio do Guerreiro com o espaço "Uma República de Bananas".

Crónicas anteriores -
25 de Agosto
1 de Setembro
8 de Setembro
15 de Setembro
22 de Setembro
29 de Setembro
5 de Outubro
20 de Outubro

Nenhum comentário: