Google
 

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Pressing na Honra

por João Matos Reis

Rescaldo da 8ª JORNADA Divisão de Honra da AFL

OS CAMPEÕES

Neste fim de semana os grandes campeões foram o Tojal, Malveira, Ericeirense, Futebol Benfica e Oeiras... nada menos de 5 vitórias forasteiras. No entanto a vitória do Bucelenses também foi nota de registo, na medida em que foi a primeira derrota do actual líder.
O destaque pela negativa foi o facto de Fanhões e Povoense terem perdido novamente.
No plano individual o velocíssimo Nuno Almeida do Oeiras com dois golos foi a nota de destaque.

Pêro Pinheiro - Tojal 0-1
“Nini bate Ginja”

Num jogo repartido onde as equipas se encaixaram tacticamente viria o Tojal a vencer. Os amarelos foram sempre perigosos, fruto das rápidas deambulações do seu trio atacante e embora os tojalenses criassem poucas oportunidades de golo, todavia numa delas marcaram pelo lateral esquerdo Nini., logo no reinício da partida. Os da casa ainda com 42 minutos pela frente tentaram mas Tiago e Companhia aguentaram. Num campeonato em que as dificuldades, jogando fora, são acrescidas o Tojal já com 2 vitórias extramuros é algo de sensacional.

Lourel - Linda-a-Velha 1-1
“Sabor amargo”
Num belo dia para prática da modalidade com cerca de 250 pessoas a assistir - dia do clube e o facto de não haver 3ª nacional, levou muita gente ao “aprimorado” Sargento Arménio. Com o tribunal de Sintra soalheiro o que se passou foi tremendamente injusto. Linda-a-Velha marcou 3 golos... apenas valeu um… ainda por cima teve de efectuar 3 substituições por lesão, antes do inicio da 2ª parte (uma delas foi sem contacto, registe-se). Quanto ao resto, diremos apenas isto: Aquilo é para quem sabe, felizmente que a maioria sabe e sabe tão bem como os dos outros quadros, basta apenas a oportunidade, mas há sempre excepções à regra.
O Linda Velha, actual melhor ataque da Honra (com Musgueira) - 17 golos, foi totalmente superior, sobretudo na 2ª parte, claro que também corria atrás do prejuízo, num jogo em que o empate sabe a muito pouco. Os sintrenses bateram-se sempre bem, enérgicos, dentro do seu jeito, marcaram primeiro, excelente golo de Bernardo e resguardou-se na tentativa de obter mais uma vitória caseira, preciosa por 1-0 (já tinha 3 com este resultado e registe-se que no ultimo jogo pela 3ª nacional em casa também vencera por 1-0 – equipa mesmo talhada para esse resultado). O Lourel não quis perder, o Linda-a-Velha quis ganhar num campo muito difícil, mas de gente boa. Uma palavra então de apreço para o numeroso publico das 2 equipas, sempre ordeiro e civilizado. Serrinha marcou à sua ex-equipa, o mesmo já sucedera contra o Torre no domingo passado. Do resto não quero falar. Mesmo nas 3 derrotas sofridas, não reagimos assim, pois sabemos perder dignamente… e hoje até aparentemente foi um ponto positivo, mas moralmente foram 3 pontos os conseguidos. Os leões vermelhos foram autênticos campeões perante tanta contrariedade e adversidade.

Torre - Malveira 1-3
“ A Tradição mandou”

O Malveira dá-se bem com o Torre, pois normalmente sai vencedor, mesmo com expulsão do central Encarnação – um jogador correcto diga-se de passagem... diríamos mesmo correctíssimo, um EXEMPLO, foi um corte num lance perigoso para a sua baliza. O Malveira que saíra já a vencer ao intervalo, controlou as operações perante um Torre que tarda em se encontrar. As saídas, já com o campeonato a decorrer de Tonixa para França, de Rato para o Pêro Pinheiro e de Brito desde o início da época têm sido pechas por colmatar, pois são 3 bons pontas de lança. A equipa é organizada, luta, tem bom toque de bola, mas não marca, possuindo o 2º pior ataque (juntamente com Povoense e Lourel- 7 golos). O Malveira vai paulatinamente subindo para lugares mais condignos. O Torre no domingo vai de abalada até à Póvoa de Santa Iria.

Fanhões - Ericeirense 0-2
“Tardou mas foi..e com dez facilitou”

O Ericeira foi até Fanhões e levou de vencida o Fanhões, mas para isso teve de esperar 68 minutos e apenas quando o trinco Mosca foi para o balneário mais cedo (expulso 5 minutos antes do golo). Os azuis e brancos começam também a caminhar para o seu “ habitual” lugar. Os da casa estão com um ponto e são os lanternas vermelhas e no próximo domingo os extremos tocam-se, pois vão a casa do 1º classificado - Casa Pia. Por sua vez o Ericeirense recebe o Loures. Mais um grande jogo que se avizinha.

SL Olivais - Encarnacense 0-0
“Deu empate, para desagrado de ambos”

Ambos queriam e necessitavam vencer. Os da casa porque ocupa(va)m uma posição incómoda na tabela (16º). Por sua vez os Encarnacenses porque ocupa(va)m uma excelente posição: vice-líder. Foi um jogo bem disputado dentro da lealdade, registe-se apenas os 4 cartões amarelos mostrados (2 para cada lado). Pode parecer que os verdes estão a perder gás, todavia de registar que teve 3 empates seguidos, dois deles fora (um ainda por cima em Loures) e é a única equipa invicta no campeonato e já vamos na 8ª jornada (1/4 da prova). Significativo.

Bucelenses - Casa Pia 3-2
“ E há Oitava foi de vez e Octávio ajudou”

O Casa Pia tropeçou, mas não caiu. Perdeu em Bucelas mas mantêm o comando da prova, num jogo que até esteve a ganhar até ao último quarto de hora. Nesse período todavia através de um penalty os da casa restabelecem a igualdade e já bem perto do final, um golo de Paulo Oliveira (ex-Pêro Pinheiro) e possuidor de um excelente pé esquerdo, tendo marcado um golo de belo efeito. Todavia foi Octávio quem abriu a colheita bucelense.

Povoense - Futebol Benfica 2-3
“Entrada de leão..permitiu os 3 pontos”

O Futebol Benfica entrou acutilante e materializou essa entrada com 2 golos, aliás dois bons golos. O Povoense entrou depois na 2ª parte determinado, no entanto um novo golo aos 10 minutos da 2ª parte para os de Benfica, foi demasiado forte para os da casa. Como é seu apanágio o Povoense, arregaçou as mangas e passados seis minutos empata por Gralho, que volta aos golos. Ainda havia meia hora, para obter um resultado positivo, mas apenas obteriam mais um golo, um auto-golo de Alex I. Houve ainda um forcing final, mas o resultado estava feito. Domingo teremos um sensacional Futebol Benfica - Oeiras. Segundo consta os da casa estão a oxigenar o seu relvado e não poderão utilizar o seu relvado natural para treinar ou sequer jogar.

Musgueira - Oeiras 1-2
“ Nuno voou mais alto que as águias”

Num bom jogo de futebol, os oeirenses trouxeram 3 preciosos pontos da Musgueira. Sendo uma equipa experiente, aproveitou um lance de bola parada e sobretudo a velocidade do seu extremo Nuno Almeida, porventura um dos melhores jogadores desta Honra. O Nuno é rápido e marca golos (domingo foram 2) tem já 4 golos, mas esteve lesionado nalguns jogos. O Águias sofreu a 1ª derrota caseira e domingo vai ao Encarnacense onde o espera um jogo difícil. Mas jogos difíceis são todos deste Campeonato, que o diga o Oeiras que irá ao Futebol Benfica.

Loures - Ponterrolense 1-0
“Mais do mesmo”

O Loures continua imbatível no seu campo e já leva 21 jornadas (17 da época passada e 4 na presente) e não fora a derrota caseira contra Algueirão na época passada para a Taça AFL, era mesmo um pleno. Agora, já com José João ao leme os de Loures venceram um Ponterrolense que voltou a perder fora. É no fundo a equipa mais paradigmática: 4 vitórias em casa e 4 derrotas fora. Tem metade dos pontos (12) em disputa e mesmo o seu goal-average é curioso 12-11, tudo isto só podia dar um lugar no meio da tabela em 9º ex-aequo com Malveira.

Pressing final
Na classificação geral começa a existir um grupo que se atrasa e dentro deste 2 equipas que estão mesmo no fundo da tabela (Povoense e Fanhões) a 18 pontos do líder.
No total da Honra já se efectuaram 72 jogos com 42 (58%) Vitórias caseiras, cerca de 13 (18%) Empates e 17 (24%) Vitórias forasteiras. O factor casa tem peso.

Mais uma jornada com mais de duas dezenas de golos, prova provada que os artilheiros estão certeiros. Uma nota final e já que estamos a falar de artilheiros, e embora sendo na 1ª divisão distrital, mas golos são golos, para realçar os 4 golos obtidos pelo jovem Bruno Martins do Tires, na volumosa e inesperada vitória de 8-1 sobre o Agualva.

Vivam os golos... o «sal» do futebol...
vivam os golos... mesmo os anulados…
golos são golos.

Para escrever a João Matos Reis podem usar o nosso e-mail:
sintrasport@gmail.com


Artigos anteriores -
30 Agosto
6 de Setembro
13 de Setembro (antevisão 1ª jornada)
18 de Setembro (análise 1ª jornada)
20 de Setembro (antevisão 2ª jornada)
25 de Setembro (análise 2ª jornada)
27 de Setembro (antevisão 3ª jornada)
2 de Outubro (análise 3ª jornada)
4 de Outubro (antevisão 4ª jornada)
8 de Outubro (análise 4ª jornada)
11 de Outubro (antevisão 5ª jornada)
16 de Outubro (análise 5ª jornada)
18 de Outubro (antevisão 6ª jornada)
22 de Outubro (análise 6ª jornada)
25 de Outubro (antevisão 7ª jornada)
29 de Outubro (análise 7ª jornada)
31 de Outubro (antevisão 8ª jornada)

9 comentários:

Anônimo disse...

Estive a assistir ao Lourel-S.C.Linda-a-velha e mais uma vez o resultado parece feito pela equipa de arbitragem que tao macia foi que ate se permite a 1 minuto do fim e com um jogador do linda-a-velha ja isolado frente ao guarda redes marcar uma falta que de facto existiu mas o jogador manteve a bola em seu poder e pronto a rematar para golo. Ja para nao referir que no mesmo lance alguem do lourel enviou outra bola para dentro do campo para a zona de accao da bola com o intuito de parar a jogada de ataque/golo certo do linda-a-velha. Enquanto houverem clubes assim com mau perder o campeonato nunca vai ser justo.

Anônimo disse...

Também estive a assitir ao lourel - L.velha e por acaso no lance referido o jogador que sofre a falta fica impossibilitado de disputar a bola e o jogador que fica isolado parece-me sair de fora de jogo logo ou marcava a falta ou então assinalava o fora de jogo. Agora lamento que o senhor Moreira não tenha visto a dualidade de critérios pela equipa de arbitragem e no qual um jogador do Lourel foi expulso na 2ª parte por eventualmente??? simular uma grande penalidade quando na primeira houve 2 jogadores do L. Velha que simualaram claramente duas vezes a grande penalidade e não houve cartões, para além de entradas a roçarem a agressão e continuou a não haver Cartões para o L. Velha, portanto a questão da Justiça e do não saber perder para além do fundamentalismo tem muito que dizer.

Anônimo disse...

Sr anonimo

Caso nao tenha reparado na primeira parte um jogador do lourel derrubou claramente 1 jogador do linda-a-velha e o respectivo penalty nao foi assinalado. Lamento que a sua equipa pratique tanto anti-jogo, alias fico ate surpreendido que defenda tal tipo de atitude e venha por em causa um arbitragem que de facto foi vergonhosa mas inclinada para a equipa da casa claramente. Se lhe faz feliz um Lourel a jogar assim entao o seu limite de felicidade esta muito pequeno. Saudacoes desportivas de um adepto indignado de um clube mais uma vez roubado. P.s. Se jogarem assim aqui em linda-a-velha vamos ver se nao levam chapa 5 como no jogo da taca a dois anos.

Anônimo disse...

E ja agora explique-me se para tal houver explicacao como e que um jogador esta em fora de jogo se ta atras do jogador que vai isolado para a baliza. Da que pensar...

Anônimo disse...

boas: sou joão matos reis delegado ao jogo do lvelha e tb quem escreveu este rescaldo.Vou responder ao sr anonimo que me merece consideração..apesar de anónimo..será o sr leal? delegado do Lourel.mas não importa quem seja.Quanto ao sr moreira que não sei quem é um abração e obrigado por ser verdadeiro e justo.O jogo de lourel foi par mim um dos dias mais tristes que vi.alias foi um fim de semana negro para lvelha..quanto ao jogo.lvelha tem 3 saidas por lesão...morais e ivo saiem ainda na 1ªparte por contacto ..o baldé foi sózinho.1.Afinal sr anónimo quem bateu?eridson e semedo sairam aleijados?que eu saiba não 2.O beto II useiro e vezeiro já no agualva e pero pinheiro de se amandar para o chão.levou por isso 2 amarelos..3.lvelha marcou 3 golos. 4.dois penalties a favor..o empurrao ao fabio dentro da area na 2 parte ..toda a gente viu..5.apenas 4 minutos de jogo quando até o toze querido vosso treinador é advertrtido para quebrar o nosso jogo pressionante..pergunte-lhe. 6.o golo anulado! vejam as imagens que o lourel filmou.(pagava par ter o filme..temos filmagens..mas nesse lance já não havia rolo)vejam a vossa cassete...a bola a entar dentro de campo..nosso jogador tocado..pelo magalhaes..bola sobra para janita (que vem de trás-aliás não é assinaldo fora de jogo)..que a leva e marca golo.Arbitro marca falta..que beneficia o infractor..é golo no cambodja ou no afeganistão..pergunte até á vossa GNR local..eles em serviço..mas viram..
Não quero polemicas porque respeito o vosso GRANDE CLUBE, agora com renato do cacem..não é?Mas sr anónimo a verdade foi esta.Se calhar da forma galharda como o anjos,magalhaes,americo e cannigia se bateram..pelo belo golo do bernardo..sofrer 2 golos no fim seria tb um pc injusto..mas o lvelha marcou 3 golos..e então o ultimo toda a gente viu..até o tribunal de Sintra,que lhe fica soalheiro. Fomos bem recebidos.. por gente ordeira..quando vierem a Lvelha tb o serão..mas sem faccciocismo..sem clubismos..fomos prejudicados ..por isso é fui expulso..como atleta e director nunca o fora..e claro já sucederam muitos casos..mas para ser expulso ..acredite que lvelha foi mesmo prejudicado.O Sr viu..o jogador janita vem de trás..senão o liner da bancada (que esteve sempre muito bem - registe-se) marcava fora de jogo.Mas foi marcado livre contra lourel.Quanto às bolas a desapareceram quando se está a ganhar e a entrar quando a de jogo vai entrar na baliza..o numero está gasto..o ponterrol faz isso por sistema..mas o lourel não tem necessidade disso.Bom campeonato.Saudaçoes desportivas à nova direccção...e um abraço ao sr leal..simpatico.Para o Sr Moreira..um abração obrigado por estar em Lourel.VAMOS CRESCER TODOS JUNTOS.O APOIO DOS ADEPTOS É FORMIDÁVEL PARECIA QUE ESTAVAMOS A JOGAR EM CASA.viva lvelha..domingo o lvelha tem uma nova aquisição o grande amigo jorge gouveia no banco..

Anônimo disse...

Sr.Moreira,(sou outro anónimo),parabéns pelos 5-0 de há 2 anos,defrontando uma equipa que nada tinha a vêr com aquela que nessa mesma época foi só campeã do Campeonato Distrital da Divisão de Honra da AFL, título que só alguns se podem orgulhar e outros, principalmente o seu clube, investem de uma forma despropositada para a realidade da competição.Aliás, o péssimo comportamento dos responsáveis do seu clube no banco de suplentes durante o jogo, aquilo era só nervos, juntando os comentários falsos ao jogo do sr.João Reis demonstram bem a v/ansiedade no sentido de conseguirem atingir os objectivos traçados para esta época, mas para terminar deixo-vos um conselho: apostem na conquista da Taça de Lisboa.
Nota: aquela da bola ter entrado 3 vezes na baliza do Lourel...é inacreditavel e já agora quem disse ao senhor que era dia do clube?...só se foi por jogarmos com um adversário tão importante.

Anônimo disse...

sr anonimo.acima de tudo identifique-se se tem coragem.vou-lhe responder porque deve ser adepto ou mesmo alguem importante nessa bonita localidade..1ºo investir ou não investir é um problema nosso.2ºo ser despropositado é todavia um problema seu..dores de dentes por ficar sem serinha ex jogador vosso?Julga que não sabemos aquilo que ganhavam no seu clube (que me merece o maior rspeito) os jogadores (palhares, serrinha, marquinhos,stanic adilson,antónio)estavam de borla?
e actualmente o hermes que veio do real da II B, e fico por aqui..porqeu os jogadores me merecem a maior das considerações...todos falam uns com os outros..sabia..nao sabia..
3ºos nossos nervos no banco..foi porque vimos 2 nossos jogadores serem tocados, aleijarem-se (juntando-se a verissimo e luis dias que já estavam tb tocados. que os vao impedir durante semanas,,na epoca passada tivemos 8 lesoes graves,,estamos fartos...entende..
4º o facto de eu ser MENTIROSO..só lhe posso dizer o seguinte:a sua verdade é verde de raiva..e branca de cego.pior cego não é o que não vê..apenas aquele que nao quer ver..sou mentiroso mas dou a cara.identifico-me..e até se gosta de ver mentirosos pode me vir ver a lvelha...num treino ou até quando cá vierem..eu pelo menos sei que haverá um cobarde metido entre as gentes boas dessa região..sim porque se sou mentiroso ,,você é um cobardolas.. os socios do lourel nao pagarem 2 euros?..nao estava na bilheteira 4.5 euros e para os socios 2.00..isso nao é ser dia do clube? é o quê?mas isso trocos..porque o essencial é dizer que os meus comentarios são falsos..é preciso lata..mas também
sabe o que digo..voce efectivamente é dono da verdade..obrigadinho por dizer que nos devemos dedicar á taça...e você va ide dedicar ao quê? tenha juizo e nao chame mentiroso aos outros..sim porque dizer que os meus comentarios sao falsos é algo que é o mesmo que me chame mentiroso..se efectivamente...é alguem ligado ao lourel..preta um mau serviço ao clube.senoa o for..nao apareça nos jogos..porque não faz lá falta nenhuma..vá jogar mini-golfe sózinho e divirt-se..o futebol já está farto de chico espertos anónimos...cuide-se..
joao reis 969044093 se me kiser telefonar esteja á vontade..eu pago o café..e você as queijdas..NAO HAVIA NECESSIDADE DE ME CHAMAR MENTIROSO E DE SE METER NA VIDA DO MEU CLUBE.CADA UM GASTA O K PODE.

Anônimo disse...

Recebi um carta do sr carlos manuel ligado aos verdes de sintra.irei responder-lhe em privado tal como a sua carta me chegou ás mãos.Não retiro uma virgula do que disse;porque foram factos verdadeiros.
estou disposto a ver a cassete do jogo.se ma mostrarem...aproveito para convidarem a informação regional..a verem as imagens integrais.Quanto ao Sr .Carlos Manuel.irei responder sim e através do
sintrsport..o meu contacto já o forneci aqui..e disponivel...aliás como o dei no domingo ao sr Leal..
FELICIDADES PARA DOMINGO NA MALVEIRA.Nós vamos tentar ganhar ..mas com menos 3 atletas efectivos que se lesionaram aí no domingo..embora o jogo não fosse violento..mas os nossos é que se aleijam sempre..
estive esperança que o sr anónimo me telefonasse..ou que se identificasse..porque isto na bola..já bastava o octavio... k dizia k dizia ..mas não dizia nada..
também lhe lembro foi campeão da honra ..efectivamente com rilhas e uma grande equipa..mas já houve cerca de 11 campeões nesta honra que o foram..é merito.o lourel tb o teve..ai o investimento já foi proprositado? cheira-me que do sr anómico nao vamos ter noticias..do sr carlos manuel s. irei responder..já 2 feira..até lá sr carlos boa sorte em juniores e para malveira..cuidado com diogo ribeiro e companhia..saudações desportivas..mesmo para aquele que me chama mentiroso..porque no domingo foi apenas um jogo de futebol..e A VIDA CONTINUA..Nº DO TELEMOVEL É MESMO VERDADEIRO...pode confirmar com o sr leal que tem o meu numero..
joao reis...e aqui estou de uma forma individual..falo por mim como adepto do lvelha..o clube..nada tem a ver com isto..assim como o lourel..isso que fike bem entendido..nao sao coisas entre clube.apenas entre alguem deum clube..eu ..e alguem que se calhar nem existe..visto ser ANÓNIMO.mas que se diz ou parece ser adepto do grande lourel..nada tenho contra lourel onde fomos ssempre muit obem recebidos..ate no bar ..amiggos do clube..na 5 feira,,onde até já tinham afixados os preços na bilheteira para domingo.També, é mentira..assim como a placa junto ao cruzamento a anunciar o jogo entre lourel e lvelha..Mas repito o clube e os adeptos do Lourel são fixes..apenas anda aí um anónimo..que acha que sou mentiroso..e que o lvelha gasta dinheiro despropositado..sabe quanto gastamos?

Anônimo disse...

estive a ler a carta do sr carlos manuel vice do lourel..registe-se a sua boa educação e sua postura no futebol..acredite do fundo do coração que marcou pontos..2ª feira responderei a todos os pontos..mas desde já quero adiantar que foi de uma correcção brilhante..Parabens..nao concordarei com tudo na carta..mas dia 12 responderei.desde já um bom S. Martinho...para si..sr leal..sempre afirmei ter sido simpatico..aqui só perguntei se seia ele?nao afirmei que era ele..
para o vosso simptatico presidente e para canigia..bom tipo.bernardo...bom tipo e bom jogador..o amreico tb um bom central..assim com o jhermes um grande g redes..nda tenho contra lourel..nunca tive..nem terei,,de si sr carlos manuel..despeço-me com apreço ..até 2 feira..acredite que respondo em privado..áquilo que me é solicitado..por si..com consideração joão matos reis..