Google
 

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

A Semana numa Coluna

Crónica semanal por Rui Lopes

"Vanessa Fernandes ameaça entrar para a galeria dos imortais" Paulo Sousa in "A Bola"

Vanessa Fernandes igualou recorde de vitórias em Taças do Mundo de Triatlo, vencendo pela 19ª vez.
Manuel José chega à terceira final consecutiva da Liga dos Campeões Africanos.
Dois bons exemplos de portugueses a triunfarem internacionalmente.

No sorteio da Taça UEFA as coisas não correram muito bem ao Braga, que ficou num grupo algo complicado. Recebe o Bayern que regressa assim a Portugal após eliminar o Belenenses, e recebe o Estrela Vermelha, num reedição recente que custou a eliminação do Braga antes da fase de grupos. Nessa equipa actuavam dois actuais jogadores do Sporting (Stojkovic e Purovic) e o jogo acabou de uma forma pouco digna. E visitará o Bolton que atravessa um período menos bom, e o Aris de Salónica, que nunca é muito agradavel defrontar no seu terreno. É preciso ficar nos três primeiros, é possível, mas difícil.

Por cá, finalmente o Benfica regressou às vitórias, e por coincidência, com Cardozo e Gomes. O Benfica ganhou, mas a exibição foi pouco convincente e mais uma vez valeu Quim. Luisão atirou com um adversário ao chão na área e o resto do jogo foi um não marcar sucessivas a favor do Benfica e também o contrário, ou seja, um marcar de faltas inexistentes contra o Benfica. Tirando o lance do penalti de Luisão, João Ferreira passou todo o tempo a enganar-se pro mesmo lado.
Em Alvalade, o jogo estava empatado e num lance ganho em falta, que só o árbitro não viu, o Sporting abriu a porta da vitória. Foram 3-0 é verdade, mas o primeiro golo foi importante e deveria de ter sido sancionada a falta. Erro com influência. O Sporting vai no terceiro jogo consecutivo a ser beneficiado apesar de serem os que mais reclamam. Se calhar vale a pena tanto barulho.
O Porto caminha para um título fácil apesar de irmos apenas na jornada 7. E já são 7 vitórias consecutivas. Mesmo assim o futebol dos portistas não tem convencido.
Em Braga, vitória a ferros com imensos erros de arbitragem. O golo nasceu de um penalti que foi mesmo, mas até lá o Nacional foi prejudicado. O treinador e Presidente do clube madeirense abandonaram o jogo antes do final deste, apesar de Rui Alves ainda ter regressado a tempo de ouvir o apito final. Atitude inacreditável dos responsáveis do Nacional.

Este fim de semana voltam a actividade as selecções. Numa jornada dupla, a equipa principal viaja ao mundo dos "aos" para, pensamos nós, trazerem 6 pontos, não se espera outra coisa da nossa rapaziada.

Olhando para outros distritos do país, que não o de Lisboa, encontramos alguns clubes que andaram em escalões bem superiores.
O Farense é o caso mais gritante. O clube que esteve vários anos no principal escalão e venceu até uma Taça de Portugal, afundou-se em dividas e recomeçou na 2ª Divisão do Algarve. Conseguiu a subida à 1ª Divisão e esta época é um dos candidatos à subida à 3ª Nacional. Começou por ganhar o primeiro jogo no campeonato.
Em Portalegre o Campomaiorense, que já disputou uma final da Taça de Portugal, iniciou a segunda tentativa de subida à 3ª Divisão Nacional. Após três jornadas, seguem em 3º com duas vitórias e um empate.
Em Lisboa também há o caso do Alverca, que reiniciou no 3º escalão distrital, onde ainda se encontra.
Outro clube histórico é o União de Tomar, que anda a "arrastar-se" na Divisão de Honra de Santarém. Encontra-se na antepenúltima posição com apenas 1 vitória e 4 derrotas.
Há outras equipas que caíram quase no esquecimento e que estão em recuperação. É o caso do Académico de Viseu que subiu a época passada à 3ª Divisão Nacional. Na Série C, ocupa a 6ª posição ao fim de 5 jogos, onde averbou 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.
Elvas, Famalicão, Barreirense, Amora, Oriental, lusitano Évora e Alcobaça são outros exemplos de equipas que militam hoje no 4º escalão nacional e que tiveram alguns anos no principal escalão.

Das equipas de Sintra, o Real continuo a saga das derrotas, mas mostrou melhorias.
Na 3ª Divisão, destaque para o Sintrense que conseguiu a primeira vitória ao fim de 5 jogos.
O 1º Dezembro só sabe empatar e o Cacém somou a segunda derrota na prova, em Marvila.

Até para a semana...

Rui Lopes escreve também no blog O Desafio do Guerreiro com o espaço "Uma República de Bananas".

Crónicas anteriores -
25 de Agosto
1 de Setembro
8 de Setembro
15 de Setembro
22 de Setembro
29 de Setembro
5 de Outubro

Nenhum comentário: