Google
 

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Pressing na Honra

por João Matos Reis

5ª Jornada – 14 de Outubro - Rescaldo


A vitória robusta do Loures em terras de Oeiras é a nota de destaque da 5ª jornada. O Linda Velha venceu e subiu ao 10º, mesmo assim uma posição aquém do pretendido. A vitória sobre o Malveira é também um facto de realçar, Malveira que costuma ceder poucos pontos - na época passada teve fora das Seixas 9 V 4E e apenas 4D.
No derby de Loures, entre o Tojal e Bucelenses, os da casa não estiveram pelos ajustes e golearam um Bucelas que sofreu 9 golos nos últimos 3 jogos (média de 3/jogo).
No resto resultados normais em paralelismo com o que sucedeu nas anteriores 4ª jornadas.
Olhando a tabela classificativa os lugares (baixos) ocupados pelo Malveira, Ericeirense e Povoense são notas de destaque pela negativa.
Pela positiva o excelente campeonato do Encarnacense com 5 vitórias consecutivas e isto mesmo que se diga que ainda não apanhou nenhum “papão”, mas no futebol não há jogos fáceis, logo mérito para a equipa do Daniel Miranda e das apostas efectuadas em jogadores desconhecidos desta Honra: Xapa, Casaleiro, Ló, e Tina, e agora do experiente Tetinha com 3 golos em 2 jogos.
Destaque também para o Casa Pia que tem 4 Vitórias e 1 Empate apanhando adversários fortes: Ericeira e Malveira (fora) e F. Benfica, Linda Velha e Povoense (casa)
O destaque individual da jornada para os 2 golos do Baldé (Linda Velha), Flecha (Musgueira), Rui Augusto (Casa Pia) e Bruno Andrade (Tojal) numa jornada novamente com muitos golos (22) e sem nenhum nulo.
Baldé-Linda Velha, Afonso -Oeiras, Pedro - F. Benfica, Amandio- Encarnacense e Flecha-Musgueira, lideram com 4 golos a lista de melhores marcadores.

Linda Velha 2- Malveira 0 “Pop Rock”- Previsão 1 (acerto)
O jogo foi sempre disputado em bom ritmo. Desde já refira-se que imperou o fairplay entre os intervenientes. Foi praticamente de sentido único nas direcção da baliza do Malveira. Os rubro brancos ontem tinham “obrigações” acrescidas para vencer: dedicar ao seu anterior técnico, por outro lado brindar ao novo. O Linda Velha fez uma exibição ao nível que já tinha feito nas anteriores 4 jornadas (excepto o jogo no Casa Pia onde jogou mal). Entrou determinado e conseguiu levar de vencida um Malveira que não jogou ou não o deixaram jogar aquilo que sabe. Baldé facturou por 2 vezes, mas Gil com 2/3 boas defesas evitou males maiores para os azuis e brancos (ontem de branco). Luís Santos do Linda Velha continua a ser o rei das “assistências” e ontem fez mais duas para golo. Vitoria justa onde o pop e o rock foi todo do Linda Velha.
Arbitragem segura e sem problemas de David Dias e seus pares num jogo de muita correcção. Porventura as duas equipas mais “simpáticas” e disciplinadas da prova.

Casa Pia 3-Povoense 0 “Samba” Previsão 1 (acerto)
O samba casapiano imperou com golos de Rui Augusto e do lateral direito Félix. O minuto que mediou entre o 70 e 71 “matou” o jogo, porque nesse curto espaço temporal o Povoense sofreu 2 golos. O Casa Pia equipa que anda a jogar bom futebol, empurrou sempre o Povoense e dominou. Vitória justa num jogo bem disputado.

Ericeirense 1 -Ass. Torre 1 “Música folclórica” Previsão 1 (falho)
A cultura futebolística do Ericeirense é superior à do Torre. Muitas dificuldades tiveram os de Cascais para dançar a musica imposta pelos azuis. Mas o Torre provou, tal como no Tojal, que mesmo fora não se intimida e arrecadou um precioso ponto. O Ericeirense marcou por Celso na reentrada da partida, no entanto permitiu que o Torre empatasse ( por Edgar-fruto das camadas jovens do Benfica). O foclore ericeirense saiu assim com uma música pouco convidativa. Mas melhores dias virão.

Tojal 3 -Bucelenses 0 “Fandango” Previsão 1x (acerto)
O derby só o foi no nome e porquê? Porque o resultado foi um fandango para o Bucelas. No bonito e airoso campo do Tojal (Meia Laranja) o Tojal cilindrou os vizinhos. Concerteza que estes ainda atordoados com as festas das vindimas nunca conseguiram incomodar os do Tojal. Nini marcou cedo e os da casa antes de ir para o intervalo marcaram ainda o 2º. Tarefa difícil tinha o Bucelenses na 2ª parte e aí sofreu ainda o 3º golo. Esperava-se mais equilíbrio neste jogo.

Encarnacense 2-Fanhões 0- “Corridinho” Previsão 1 (acerto)
Nem foi um jogo muito corridinho, sobretudo porque o Fanhões entrou apenas para defender. “Parou” o jogo, sempre na tentativa de levar um pontinho para Fanhões. Comandados pelo seu veterano guarda-redes (Paulo Fernandes) foram aguentado até ao minuto 80. Aí mais uma vez Tetinha de livre e depois um golo de Amândio (mais um) na assistência de outro livre ...fizeram o resultado favorável para os verdes de Mafra. Domingo o Encarnacense terá uma prova de fogo no reduto do Loures.

Oeiras 0 -Loures 3 “Heavy Metal" Previsão 1x (falho)
O heavy metal, ou simplesmente metal, é um sub-gênero do rock. O Metal caracteriza-se pela predominância de sons amplificados, com ritmos rápidos. Foi um sub-Oeiras, que não aguentou o ritmo rápido do Loures. Estes que jogam um futebol directo marcaram 3 sem resposta. Mais que pela vitória foram os elevados números verificados que mais surpreendeu, num jogo correctíssimo, apenas um cartão amarelo mostrado. O Loures subiu ao 4º lugar e mesmo sem Zé Inácio (só jogou no 1º jogo), estará lesionado? e sem Alex, demonstrou que vai mais uma vez lutar até ao fim pela subida. Varela, Pedro Silva e Bruno Martins “metalizaram”. De realçar o primeiro que é defesa central.

Musgueira 2 -Pêro Pinheiro 1 “Fado” Previsão 1x2 (acerto)
O fado verificou-se, ou seja o Musgueira em casa tornou a vencer e o Pêro Pinheiro a perder fora. Foi Flecha (com 2 golos) quem contribuiu para que o CAPP viesse mais uma vez derrotado fora de Sintra. Os da Musgueira continuam invictos no excelente Complexo do Alto do Lumiar, sendo das 4 equipas que subiram aquela que tem estado melhor: honroso 6º lugar. O Pêro Pinheiro no domingo recebe o Oeiras, um jogo escaldante para ambos.

Futebol Benfica 2-Olivais 0- “Salsa” Previsão 1 (acerto)
A musica foi efectivamente forte demais para o S.L.Olivais. O Futebol Benfica normalmente entra bem nas 2ª partes e mais uma vez isso se concretizou - aos 55 minutos Ricardo Pereira (ex-Oeiras) facturou. Mais tarde à meia hora Gonçalves ou Alex II como também é conhecido “acabou” com as intenções do Olivais. Foi uma partida que apenas teve um cartão mostrado.

Ponterrolense 2-Lourel 0– “Bailinho” Previsão 1x (acerto)
O bailinho do Ponte Rol funcionou outra vez. O Ponterolense venceu em casa outra vez e o Lourel perdeu fora novamente, começa a ser uma constante estes 2 factos. Naco voltou aos golos, ele que será um forte candidato ao melhor marcador da Honra, mas já antes o trinco Ricardo Silva tinha marcado. O resultado foi feito na 2ª parte, sempre com réplica do Lourel, mas os amarelos em casa são fortíssimos. O seu técnico Vítor Martins até afirma que o pelado não os favorece, mas duas coisas são certas: 1º este pelado não favorece ninguém 2º as equipas forasteiras são as mais prejudicadas.

Remato com uma quadra, apelando à “calma” no futebol:

São três e onze jogadores em ambos os lados
Estão unidos e olhando a bola, vêm o sol
Procuram a vitória, logo ganhar...serão soldados?
Não..... apenas se vai jogar uma simples partida de futebol...

3 comentários:

Anônimo disse...

Apenas há dias conheci este site/blog e, neste primeiro contacto, apenas vos apresentar os meus sinceros parabéns porque está fantástico, com uma informação cuidada, isenta e completa. Além de tratar de assuntos não tratados nos meios de comunicação generalistas e que se prendem com o desporto regional.
Apesar de não ser de Sintra e de ser adepto de um clube da cidade de Lisboa já coloquei o blog nos preferidos e cá passarei diariamente.
Um abraço
Filipe

Anônimo disse...

Caro Filipe..não se sabe sou director do lvelha..acompanho aos domingos no banco a minha equipa.Todavia tento ser isento..mesmo que a paixao tenda para os meus..mas sei ver futebol..conheço as equipas..os jogadores na sua maioria..depois dos jogos falo com alguns membros de algumas equipas intervenientes e com a imprescindivel leitura do JN à 2 feira..dá para fazer coisas..modéstia à parte.. que considero engraçadas...
aparece...participa...e divulga teu clube..eu tb nao sou da linha de sintra e colaboro.Vale..e qual o clube do Filipe?
joão matos reis

Anônimo disse...

Caro JOão Matos Reis,
o meu clube do coração é o Benfica mas, desde sempre acompanho o futebol regional com muito gosto e paixão. Desde a minha meninice acompanhava o meu pai ao Fófó ver as maratonas de futebol que por lá se jogavam aos Domingos de manhã e depois à tarde aos seniores. Na verdade, vivi muitos anos em Benfica e por isso o Fófó é um clube do meu bairro, onde aprendi a jogar à bola, conheci muitos amigos e onde fui dirigente. Corri dezenas de campos por este distrito fora.
Actulamente, já não morando em Benfica, estou mais ligado ao futsal especialmente dos jovens.
Um abaço
Filipe