por João Matos Reis
5ª Jornada – 14 de Outubro - Rescaldo
A vitória robusta do Loures em terras de Oeiras é a nota de destaque da 5ª jornada. O Linda Velha venceu e subiu ao 10º, mesmo assim uma posição aquém do pretendido. A vitória sobre o Malveira é também um facto de realçar, Malveira que costuma ceder poucos pontos - na época passada teve fora das Seixas 9 V 4E e apenas 4D.
No derby de Loures, entre o Tojal e Bucelenses, os da casa não estiveram pelos ajustes e golearam um Bucelas que sofreu 9 golos nos últimos 3 jogos (média de 3/jogo).
No resto resultados normais em paralelismo com o que sucedeu nas anteriores 4ª jornadas.
Olhando a tabela classificativa os lugares (baixos) ocupados pelo Malveira, Ericeirense e Povoense são notas de destaque pela negativa.
Pela positiva o excelente campeonato do Encarnacense com 5 vitórias consecutivas e isto mesmo que se diga que ainda não apanhou nenhum “papão”, mas no futebol não há jogos fáceis, logo mérito para a equipa do Daniel Miranda e das apostas efectuadas em jogadores desconhecidos desta Honra: Xapa, Casaleiro, Ló, e Tina, e agora do experiente Tetinha com 3 golos em 2 jogos.
Destaque também para o Casa Pia que tem 4 Vitórias e 1 Empate apanhando adversários fortes: Ericeira e Malveira (fora) e F. Benfica, Linda Velha e Povoense (casa)
O destaque individual da jornada para os 2 golos do Baldé (Linda Velha), Flecha (Musgueira), Rui Augusto (Casa Pia) e Bruno Andrade (Tojal) numa jornada novamente com muitos golos (22) e sem nenhum nulo.
Baldé-Linda Velha, Afonso -Oeiras, Pedro - F. Benfica, Amandio- Encarnacense e Flecha-Musgueira, lideram com 4 golos a lista de melhores marcadores.
Linda Velha 2- Malveira 0 “Pop Rock”- Previsão 1 (acerto)
O jogo foi sempre disputado em bom ritmo. Desde já refira-se que imperou o fairplay entre os intervenientes. Foi praticamente de sentido único nas direcção da baliza do Malveira. Os rubro brancos ontem tinham “obrigações” acrescidas para vencer: dedicar ao seu anterior técnico, por outro lado brindar ao novo. O Linda Velha fez uma exibição ao nível que já tinha feito nas anteriores 4 jornadas (excepto o jogo no Casa Pia onde jogou mal). Entrou determinado e conseguiu levar de vencida um Malveira que não jogou ou não o deixaram jogar aquilo que sabe. Baldé facturou por 2 vezes, mas Gil com 2/3 boas defesas evitou males maiores para os azuis e brancos (ontem de branco). Luís Santos do Linda Velha continua a ser o rei das “assistências” e ontem fez mais duas para golo. Vitoria justa
onde o pop e o rock foi todo do Linda Velha.Arbitragem segura e sem problemas de David Dias e seus pares num jogo de muita correcção. Porventura as duas equipas mais “simpáticas” e disciplinadas da prova.
Casa Pia 3-Povoense 0 “Samba” Previsão 1 (acerto)
O samba casapiano imperou com golos de Rui Augusto e do lateral direito Félix. O minuto que mediou entre o 70 e 71 “matou” o jogo, porque nesse curto espaço temporal o Povoense sofreu 2 golos. O Casa Pia equipa que anda a jogar bom futebol, empurrou sempre o Povoense e dominou. Vitória justa num jogo bem disputado.
Ericeirense 1 -Ass. Torre 1 “Música folclórica” Previsão 1 (falho)
A cultura futebolística do Ericeirense é superior à do Torre. Muitas dificuldades tiveram os de Cascais para dançar a musica imposta pelos azuis. Mas o Torre provou, tal como no Tojal, que mesmo fora não se intimida e arrecadou um precioso ponto. O Ericeirense marcou por Celso na reentrada da partida, no entanto permitiu que o Torre empatasse ( por Edgar-fruto das camadas jovens do Benfica). O foclore ericeirense saiu assim
com uma música pouco convidativa. Mas melhores dias virão.
Tojal 3 -Bucelenses 0 “Fandango” Previsão 1x (acerto)
O derby só o foi no nome e porquê? Porque o resultado foi um fandango para o Bucelas. No bonito e airoso campo do Tojal (Meia Laranja) o Tojal cilindrou os vizinhos. Concerteza que estes ainda atordoados com as festas das vindimas nunca conseguiram incomodar os do Tojal. Nini marcou cedo e os da casa antes de ir para o intervalo marcaram ainda o 2º. Tarefa difícil tinha o Bucelenses na 2ª parte e aí sofreu ainda o 3º golo.
Esperava-se mais equilíbrio neste jogo.
Encarnacense 2-Fanhões 0- “Corridinho” Previsão 1 (acerto)
Nem foi um jogo muito corridinho, sobretudo porque o Fanhões entrou apenas para defender. “Parou” o jogo, sempre na tentativa de levar um pontinho para Fanhões. Comandados pelo seu veterano guarda-redes (Paulo Fernandes) foram aguentado até ao minuto 80. Aí mais uma vez Tetinha de livre e depois um golo de Amândio (mais um) na assistência de outro livre ...fizeram o resultado favorável para os verdes de Mafra. Domingo o Encarnacense terá uma prova de fogo no reduto do Loures.
Oeiras 0 -Loures 3 “Heavy Metal" Previsão 1x (falho)
O
heavy metal, ou simplesmente metal, é um sub-gênero do rock. O Metal caracteriza-se pela predominância de sons amplificados, com ritmos rápidos. Foi um sub-Oeiras, que não aguentou o ritmo rápido do Loures. Estes que jogam um futebol directo marcaram 3 sem resposta. Mais que pela vitória foram os elevados números verificados que mais surpreendeu, num jogo correctíssimo, apenas um cartão amarelo mostrado. O Loures subiu ao 4º lugar e mesmo sem Zé Inácio (só jogou no 1º jogo), estará lesionado? e sem Alex, demonstrou que vai mais uma vez lutar até ao fim pela subida. Varela, Pedro Silva e Bruno Martins “metalizaram”. De realçar o primeiro que é defesa central.
Musgueira 2 -Pêro Pinheiro 1 “Fado” Previsão 1x2 (acerto)
O fado verificou-se, ou seja o Musgueira em casa tornou a vencer e o Pêro Pinheiro a perder fora. Foi Flecha (com 2 golos) quem contribuiu para que o CAPP viesse mais uma vez derrotado fora de Sintra. Os da Musgueira continuam invictos no excelente Complexo do Alto do Lumiar, sendo das 4 equipas que subiram aquela que tem estado melhor: honroso 6º lugar. O Pêro Pinheiro no domingo recebe o Oeiras, um jogo escaldante para ambos.
Futebol Benfica 2-Olivais 0- “Salsa” Previsão 1 (acerto)
A musica foi efectivamente forte demais para o S.L.Olivais. O Futebol Benfica normalmente entra bem nas 2ª partes e mais uma vez isso se concretizou - aos 55 minutos Ricardo Pereira (ex-Oeiras) facturou. Mais tarde à meia hora Gonçalves ou Alex II como também é conhecido “acabou” com as intenções do Olivais. Foi uma partida que apenas teve um cartão mostrado.
Ponterrolense 2-Lourel 0– “Bailinho” Previsão 1x (acerto)
O bailinho do Ponte Rol funcionou outra vez. O Ponterolense venceu em casa outra vez e o Lourel perdeu fora novamente, começa a ser uma constante estes 2 factos. Naco voltou aos golos, ele que será um forte candidato ao melhor marcador da Honra, mas já antes o trinco Ricardo Silva tinha marcado. O resultado foi feito na 2ª parte, sempre com réplica do Lourel, mas os amarelos em casa são fortíssimos. O seu técnico Vítor Martins até afirma que o pelado não os favorece, mas duas coisas são certas: 1º este pelado não favorece ninguém 2º as equipas forasteiras são as mais prejudicadas.
Remato com uma quadra, apelando à “calma” no futebol:São três e onze jogadores em ambos os lados
Estão unidos e olhando a bola, vêm o sol
Procuram a vitória, logo ganhar...serão soldados?
Não..... apenas se vai jogar uma simples partida de futebol...
3 comentários:
Apenas há dias conheci este site/blog e, neste primeiro contacto, apenas vos apresentar os meus sinceros parabéns porque está fantástico, com uma informação cuidada, isenta e completa. Além de tratar de assuntos não tratados nos meios de comunicação generalistas e que se prendem com o desporto regional.
Apesar de não ser de Sintra e de ser adepto de um clube da cidade de Lisboa já coloquei o blog nos preferidos e cá passarei diariamente.
Um abraço
Filipe
Caro Filipe..não se sabe sou director do lvelha..acompanho aos domingos no banco a minha equipa.Todavia tento ser isento..mesmo que a paixao tenda para os meus..mas sei ver futebol..conheço as equipas..os jogadores na sua maioria..depois dos jogos falo com alguns membros de algumas equipas intervenientes e com a imprescindivel leitura do JN à 2 feira..dá para fazer coisas..modéstia à parte.. que considero engraçadas...
aparece...participa...e divulga teu clube..eu tb nao sou da linha de sintra e colaboro.Vale..e qual o clube do Filipe?
joão matos reis
Caro JOão Matos Reis,
o meu clube do coração é o Benfica mas, desde sempre acompanho o futebol regional com muito gosto e paixão. Desde a minha meninice acompanhava o meu pai ao Fófó ver as maratonas de futebol que por lá se jogavam aos Domingos de manhã e depois à tarde aos seniores. Na verdade, vivi muitos anos em Benfica e por isso o Fófó é um clube do meu bairro, onde aprendi a jogar à bola, conheci muitos amigos e onde fui dirigente. Corri dezenas de campos por este distrito fora.
Actulamente, já não morando em Benfica, estou mais ligado ao futsal especialmente dos jovens.
Um abaço
Filipe
Postar um comentário