Google
 

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Oriental - Cacém

Texto e fotos por Nuno Gaspar
Retirado do site não oficial do Atlético Clube do Cacém.



Clube Oriental de Lisboa 3 vs Atlético Clube do Cacém 2

O Atlético Clube do Cacém deslocou-se a Marvila para defrontar o candidato Oriental de Lisboa, surpresa pela negativa neste campeonato por ainda não ter vencido dado o seu estatuto assumido de candidato. O nosso colaborador Nuno Gaspar esteve lá, segue a respectiva crónica ao jogo.

O Cacém não contou com o central Sapo castigado, jogando Bruno Andrade em sua substituição. Com Pedro Augusto no lugar de Casquinha e sem Ivo Ribeiro. O Cacém alinhou com Hugo Tecelão, Bruno Andrade (Cap.), Rui Arroja, Flávio Garcia, Vasco Franco, Nuno Barata, Fábio Correia " Rodinhas", Quinaz, Nuno Veludo, André Matias, Pedro Augusto. Suplentes : Neno, David Martins, Hugo Dias, Ivan Menezes, Cláudio Casquinha e Pedro Coelho.

Hoje, a equipa do Atlético deslocou-se até ao sempre complicado Carlos Salema, reduto da equipa do Oriental. Depois de uma grande vitória no último jogo para o campeonato, a nossa equipa entrou a jogar muito diferente em relação ao que nos tem habituado nos últimos jogos.

Puderemos dizer que o futebol é só para homens, mas quem o diz mente claramente, e hoje viu-se isso. No campo do Oriental chegou uma chefe de equipa (Sr.ª Árbitra), que nos tempos de hoje não será uma surpresa, a surpresa foi para alguns como a Sr.ª Ana Brochado se "safou".
À excepção, na minha opinião de um golo mal anulado à equipa do Cacém, mas também quem o marcou foi o seu auxiliar, mas continue assim pois hoje a arbitragem saiu certamente mais dignificada.

Agora em termos de jogo, o de hoje teve na generalidade só um sentido, o da baliza do nosso Cacém. Tendo a equipa do Cacém aproveitado as suas oportunidades mais flagrantes.
Na equipa da casa Santiago foi o jogador mais em foco pela sua presença no ataque, tentando levar a equipa da casa para a frente.
Min.4, Flávio retira a bola em cima da linha de golo num remate vindo de Santiago.
Min.5, Foi a reacção de Quinaz tentou com a sua garra desfeitear o guardião local Godinho, mas este efectuou uma fácil defesa. Na resposta da equipa da casa o mesmo Santiago, proporcionou uma boa defesa com os punhos de Tecelão.
Min.11, Matias tentava fazer crescer a equipa do Cacém, mas até ele hoje esteve uns furos em baixo. A jogada viria a acabar num remate de Pedro Augusto que hoje voltou a trabalhar no nosso ataque. A equipa da casa claramente conquistou toda a primeira parte da partida, tendo a equipa do Cacém alguma dificuldade em ter a posse de bola, um pouco por culpa do elevado jogo ofensivo que a equipa da casa impôs. Barata tentava com a sua raça fazer o marcador funcionar, estava a ser claramente o elemento defensivo que tinha mais acção nas jogadas de ataque.
Min.25, Santiago mais uma vez cria perigo para a nossa equipa, Tecelão afasta a bola numa saída em punhos, pela parte do Cacém Barata , Quinaz, Veludo e Matias tentavam, mas em vão levar a nossa equipa para o ataque.
Min.28, Semeano pega na bola, avança no terreno e fica sozinho perante Tecelão, que começou a fechar o ângulo ao elemento do Oriental, que passa lateralmente para Vítor Gomes rematar, tendo Bruno Andrade retirado mais uma vez a bola muito perto da linha de golo.
Min.45, Pedro Augusto consegue com um bom remate desfeitear o guardião Godinho num lance de contra ataque iniciada por Quinaz. O lance despertou a veia atacante da nossa equipa e Nuno Veludo por duas vezes tentou também a sua sorte.

A segunda parte começa com o signo do equilíbrio. Mas foi sol de pouca dura pois a nossa equipa voltou a ter muitas dificuldades de entrosamento. A equipa da casa mudou duas pedras ao intervalo que fizeram mudar muitas coisas!. Jogou-se até ao Min.75, um jogo algo atípico, com a equipa da casa a jogar com o coração devido à falta de pontos na tabela classificativa e a nossa equipa hoje não conseguiu aproveitar esse factor, foi um período de muita bola para o ar. Quando finalmente a equipa da casa conseguiu marcar o seu golo por Vítor Afonso num remate indefensável, a nossa equipa caiu sentiu muito o efeito do empate e desceu drasticamente os níveis de concentração.
Min.76, Foi a vez de Brito que num centro remate fez o nosso guardião Tecelão brilhar mais uma vez, numa defesa em punhos tira o esférico por cima da barra. Mas no melhor pano cai a mancha e no Min.84, Tecelão numa elevada falta de comunicação com a defesa não recepcionou a bola chegando esta a Brito que assim fazia o golo da vantagem para a equipada casa.
Min.86, Golo anulado ao Cacém num "suposto" fora de jogo assinalado a Ivan Menezes que introduziu a bola dentro da baliza.
Min.89, Foi na marcação de uma grande penalidade que a nossa equipa conseguiu chegar ao empate, uma jogada do entrado Casquinha que sofreu um derrube dentro da área. Matias encarregou-se de marcar.
Min.90+2, Mais uma vez o Oriental consegue chegar à vitória por Brito um jogador que entrou ao intervalo e veio por a cabeça em água os nosso jogadores.

Foi uma partida algo incaracterística por parte da equipa do Cacém, pois tem nos vindo a habituar a um jogo totalmente diferente ao realizado hoje.


Segunda parte valeu pelo todo

por Fernando Carvalho retirado do Notícias da Manhã.

Como primeira nota, reportar que este encontro da quinta jornada seria disputado no Cacem, contudo, por acordo entre os dois clubes a ordem foi invertida, daí o jogo ter-se disputado no Campo eng. Carlos Salema, em Marvila.
A segunda observação tem a ver com a direcção do jogo que foi arbitrado por um elemento feminino, Ana Raquel Brochado de seu nome, que por não ser usual se releva.
Quanto ao jogo, desde o apito inicial se observou uma partida equilibrada, isto é, com duas equipas a tentar impor-se com ataques de um e outro lado do terreno, num jogo vivo, por vezes sem grande discernimento, e sem oportunidades de golo.
Apenas na parte final do primeiro tempo apareceram as oportunidades, ao minuto 38, quando a equipa visitante, na primeira oportunidade que teve abriu o activo, numa incursão finalizada por Pedro Augusto, adiantando a sua turma no marcador.
A reacção orientalista não se fez esperar e ao minuto 42, Tozé rematou cruzado fazendo passar a bola a um palmo do poste.

No reatamento, a turma marvilense veio remodelada no seu “onze” na tentativa de alterar o rumo dos acontecimentos, observando-se então um desafio mais aberto na ocupação dos espaços do terreno com a turma visitante a ser “obrigada” a remeter-se mais na sua área defensiva.
Começaram então a aparecer as oportunidades para a equipa da casa fazer o empate, contudo, os seus atacantes com muita ansiedade e falta de discernimento, iam desperdiçando as ocasiões construídas. Finalmente ao minuto 75, o esperado golo do empate apareceu, num bom remate cruzado da esquerda de Vítor Afonso.
Não conseguiu reagir a turma da linha de Sintra devido à pressão atacante orientalista, que continuou a empurrar o seu antagonista para o seu meio terreno defensivo e a cometer alguns erros, que culminou com o segundo tento da casa, numa desatenção aproveitada por Brito para se antecipar ao guardião contrário e rematar para a baliza deserta, decorria o minuto 82.
Face ao desenrolar dos acontecimentos pensou-se que os visitantes tinham entregue a “alma ao Criador”, contudo, numa atitude que se tem de louvar, e num último esforço, conseguiram posicionar-se na área contrária e conquistar uma grande penalidade concretizada por Matias ao minuto 86, empatando de novo o marcador.

Assistia-se assim a um final de encontro impróprio para cardíacos e que teve o seu culminar, já em tempo de descontos, no terceiro tento da turma orientalista que num “forcing” final, por intermédio de Brito (novamente) após ter enviado a bola ao poste, só na recarga concretizou. Terminou pouco depois o jogo que valeu pela segunda parte e pela indecisão até final do resultado. Arbitragem sem grandes problemas para resolver e quando apareceram foram resolvidos a contento.

Nenhum comentário: