Google
 

domingo, 4 de novembro de 2007

O Observador

Espaço de opinião de António Saldanha

Análise da Jornada

FC Porto/Leixões - Como de costume, que dizer? Será o ano de conseguir igualar outro recorde do Benfica? ser campeão invicto?
Belenenses/Académica - Os «pasteis» alternam o bom com o mau, e confirmam o que penso e já disse, não existe ataque, os últimos 30 metros são uma pobreza; o Bessa não conta, pois está moribundo. Força estudantes.
Estrela Amadora/Boavista - Faquirá soma e segue, desta vez contra uma equipa sem ganhar à 8ª jornada e com 3 golos marcados em 12 horas de futebol..
Setúbal/Paços Ferreira - Grande vitória. O Paços irá ser uma pêra-doce para um Benfica com raça.
Benfica/Marítimo - Vitória do querer, da garra e determinação. Uma hora com um homem a menos e o efeito «Mantorras» II explicam o percurso. A época passada eram os inícios do Sporting. Esta época são os finais do Benfica.
Guimarães/Leiria - Mais uma má colaboração dos «liners» de Duarte Gomes. «Reciclagem» já. A União continua a ser o clube mais penalizado no futebol português.
Nacional/Sporting - Resultado certo, entre duas sombras da época passada.
Naval/Braga - Resultado consentâneo entre duas equipas com estados anímicos muito parecidos, medíocres.

Antevisão da Jornada

NOTA: Esta antevisão foi feita antes dos jogos já disputados.

FC Porto/Belenenses - Duelo de azuis. Será que os azuis de Lisboa, irão fazer novamente boa figura na cidade do Porto? (2-4 no Bessa).
Leixões/Braga - Talvez a primeira vitória dos «bebés» de Matosinhos, mas com a chicotada psicológica no Braga, não sei não...
Paços Ferreira/Benfica - O 2º do cimo da tabela a visitar o 2º do fim da mesma. História? Não vai haver só trivialidades.
Académica/Estrela Amadora - Duas equipas iguais. 1 vitória 4 empates 3 derrotas. Perante isto, empate lógico.
Boavista/Setúbal - Mesmo cansado da Taça da Liga, o Vitória não perde no Bessa.
Leiria/Nacional - Oportunidade talvez última para a União fugir à lanterna vermelha, mas o Nacional pode surpreender e levar os 3 pontos.
Sporting/Naval - Dois clubes listados de verde e branco. Será que também no resultado final irão ficar iguais?
Marítimo/Guimarães - Grande jogo em perspectiva, no entanto o empate parece ser o resultado mais esperado que aconteça.

Comentários

Para quando a responsabilização no dirigismo sportinguista?
À semelhança dos outros dois grandes do futebol português, compra-se por comprar, o que é preciso é comprar mais quantidade do que os rivais, seja do Vietname, Indonésia ou Filipinas, compra-se, pois o dinheiro dos sócios e adeptos tudo suporta. Isto não é gestão empresarial,
sr. Filipe Soares Franco, pois a culpa terá de se atribuir a várias entidades como direcção, empresários, «olheiros» e equipa técnica. Aliás o principal problema do Sporting tem sido ao longo dos anos a falta de qualidade não só dos plantéis, mas muito especialmente a falta de nível qualitativo nos seus (maus) dirigentes. Porque não lanchar «prata da casa».
André Marques, Zezinando, Celestino, Adrien Silva, Fábio Paim, Carlos Saleiro, Pereirinha e outros, por exemplo após as vendas de Miguel Veloso e João Moutinho, aos sete nomes citados junte-se-lhes Rui Patrício na baliza, Carlos Marques, Djaló e para já são 10 titulares. Já não falando em Paulo Renato, ainda muito «verde».

Até para a semana!

António Saldanha escreve para o blog O Desafio do Guerreiro. Podem ler a Crónica do Reino.

Crónicas anteriores -
4 de Setembro
13 de Setembro

19 de Setembro
27 de Setembro
4 de Outubro
12 de Outubro
23 de Outubro

Nenhum comentário: