Google
 

terça-feira, 4 de setembro de 2007

O Observador

Abrimos aqui mais um espaço à opinião, agora da responsabilidade de António Saldanha que começará a partir de hoje a colaborar connosco. Tentaremos todas as terças feiras ter aqui este espaço.
António Saldanha adora futebol. Português e internacional. Ele é um consumidor massivo de futebol.
Hoje vai fazer uma análise às equipas da bwin Liga e uma antevisão da próxima jornada, e também deixar uns "recados". Espero que gostem

Espaço de opinião de António Saldanha

Este é o meu primeiro artigo de opinião no SintraSport, que me convidou a escrever para este espaço sobre futebol profissional.
Começo por fazer uma análise das equipas participantes na bwin Liga em relação ao confrontos da 2ª jornada realizada no passado fim de semana.
Leixões/Guimarães -
Duas equipas com percursos até agora muito idênticos. O Leixões irá ressentir-se da ausência de Vieirinha (cartão vermelho). O Guimarães irá fazer uma época tranquila, pois o seu plantel é bastante equilibrado.
Braga/Estrela Amadora -
Com uma boa equipa como é seu hábito, o Braga é pois mais uma vez o mais sério candidato ao quarto lugar. O Estrela com uma boa imagem do trabalho que está a ser feito, nomeadamente ao nível directivo e técnico (Daúto Faquirá é um treinador sóbrio da "nouvelle vague" dos treinadores, comum percurso seguro, honesto, educado, como poucos. Que continue assim...). Apresta-se para fazer uma boa época.
Paços Ferreira/Boavista -
O Paços parece ser uma equipa mais fraca em relação às últimas épocas. Mau planeamento? O Boavista senão houver nas contratações de Janeiro, vontade ou dinheiro para boas compras, talvez seja o "grande" desta época, a lutar para não descer.
Marítimo/Académica -
Simplesmente a equipa revelação (o Marítimo), e uma das mais fracas equipas da competição (Académica).
Naval/Setúbal -
Mais duas equipas a enquadrarem-se no que atrás referi. Naval mais fraca em relação à época passada. Setúbal com os problemas financeiros do costume. Sem ovos não há omeletes, ou seja, sem dinheiro não há palhaço!
Sporting/Belenenses -
Primeiro jogo da liga sem sofrer golos (o Sporting), e o "112" do costume (Liedson). Nani não tem substituto, pois Izmailov ou Vukcevic são jogadores de luta, mas não tem o drible, velocidade e explosão para a baliza que tinha Nani. A rever em Janeiro...
Com a baliza mais pobre em relação à última época e sem o polivalente e experiente Caneira, a Champions League mais uma vez será uma miragem, sem alcance em termos de resultados.
O "Belém" não tem um "matador", por isso refugia-se no jogo a meio campo, sofrendo por vezes com essa atitude.
Leiria/FC Porto -
A União quer mas não pode. Ainda para mais quando o clube "querido" da sua direcção a atraiçoa cortando-lhe mais 24 horas de descanso. Facto para meditar e rever comportamentos para com o FCP em termos futuros.
Porto com a regularidade costumeira, dispensava brindes do Sr. Proença, ou coisas como aquele segundo golo em Leiria, ilegal. Viva o apito...
Nacional/Benfica -
O Nacional é uma sombra do que já foi. Talvez a língua do Sr. Rui Alves passe a ter mais tento...
O Benfica, se calhar com Santos não teria ganho o jogo, nem teria apresentado a exibição e os números registados. Dá gosto ver um treinador estrangeiro apostar na "cantera" benfiquista. Começa-se a perceber o seu carisma.

ANÁLISE

  1. O Sr. Vitor Pereira tem muito que explicar. Criticou Pedro Henriques por deixar jogar, mas o Sr. Proença no Dragão fez igual ou pior. Quaresma deveria de ter visto o vermelho no jogo com o Sporting e em Leiria. E o que se viu? Simplesmente complacência "apitadora". Será que deu direito a pequeno almoço com chocolates? ou a lanche com fruta? Sobre o passe aos guarda redes, agradece a "comissão" saber qual a diferença entre o acontecido no Dragão, no jogo Setúbal/Nacional e ainda na 2ª jornada, no jogo em Alvalade. Depende das camisolas vestidas, não é Sr. Vitor Pereira?
    Compreendo, são coisas do coração...
  2. Senhores árbitros, pelo apresentado mais uma vez nesta jornada (está explicado porque não vão a europeus e mundiais) . Porque não pensam em ir para o circo? talvez como trapezista ou faz-tudo, pois como domadores, já não há pachorra. Pensem nisto, pois têm futuro...
  3. A alguns queridos manhosos da comunicação social, recomendo que quando em serviço e a serem remunerados, dispam a camisola clubista; denotam falta de isenção, isto para não dizer desonestidade moral. Devem de pensar que estão junto ao Colombo ou ao Dolce Vita, no Porto...
ANTEVISÃO

Boavista/Leixões - Talvez a primeira vitória das panteras. No entanto o Leixões poderá continuar invicto, talvez quem saiba até com uma vitória.
Académica/Paços Ferreira -
O mesmo se aplica neste jogo.
FC Porto/Marítimo -
Grande jogo da jornada, pede-se arbitragem digna desse nome.
Belenenses/Leiria -
Aqui estará a primeira vitória do "Belém"?
Estrela Amadora/Sporting -
Grande jogo em perspectiva na Reboleira, isto em vésperas de um Sporting-Manchester United.
Setúbal/Braga -
O clube minhoto não terá dificuldades em impor-se. O seu oponente não é do mesmo campeonato.
Benfica/Naval -
A goelada adivinha-se. Após este jogo os figueirenses serão os últimos em pontos e pior goal-average.
Guimarães/Nacional -
Jogo sem história. Pobre Rui Alves. Longe vão os tempos em que vá-se lá saber, foi indiciado. Não há mal que sempre dure, nem bem que não se acabe... Medite Engenheiro, medite...

António Saldanha escreve para o blog O Desafio do Guerreiro. Podem ler a Crónica do Reino.

Nenhum comentário: