Google
 

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

O Observador

Espaço de opinião de António Saldanha

Análise da Jornada


Académica/Leixões - Os estudantes continuam a reprovar. Os "bebés" aumentam a sua saga de empates.

FC Porto/Boavista - O único clube com "PC" na nossa liga, continua pois "online". As panteras continuam sem "morder"... Tudo normal.
Belenenses/Paços Ferreira - A custo mas os "pastéis" lá ganharam, até porque o Paços sem o "andebolista" Ronny, não consegue ganhar jogos.
Estrela/Marítimo - O equilíbrio que previ, mas com índice técnico muito fraco, aí a surpresa.
Setúbal/Leiria - Sadinos continuam com êxitos, já a pensar na próxima eliminatória da Taça da Liga. O União, tal como a Naval, com outro presidente estaria melhor.
Benfica/Sporting - Resultado justo, equilibrado, e para mim sem casos. Opiniões...
Guimarães/Braga - Equipa bem estruturada, plantel equilibrado, e um treinador sábio de futebol (o Benfica saberá da existência do benfiquista Cajuda?). Braga, sem o nível de outras épocas.
Nacional/Naval - O Nacional cumpriu a sua obrigação (parabéns à coerência de Rui Alves), Hermínio Loureiro era tudo de mau, agora estende-lhe a mão dizendo estar tudo bem, pois é boa pessoa. A Naval continua o seu tirocinio para a Liga Vitalis.

Antevisão da Jornada


Sporting/Guimarães - À terceira será que os "leões" vencem o Vitória? Penso que não. Guimarães invicto, até porque os "leões" jogaram a champions. Com um árbitro do Porto, pode acontecer, o Sporting defrontar duas equipas. Não seria inédito e estão habituados.
Leixões/Naval - Será a primeira vitória do Leixões. A Naval ficará a partir desta jornada isolada no fim da tabela.
Marítimo/Setúbal - Grande jogo se perspectiva, no entanto pode penso ser o empate o mais provável.
Leiria/Benfica - O União com um plantel mais pequeno, e sem o poder de outros anos, não será obstáculo para um Benfica em recuperação.
Académica/FC Porto - Coimbra continuará a ter encanto também para os portistas. Sétima vitória.
Braga/Nacional - Jorge Costa irá aproveitar para somar mais uma vitória na liga.
Paços Ferreira/Estrela - O Paços ainda não irá sentir o paladar da vitória, até porque tem jogo europeu a meio da semana.
Boavista/Belenenses - Pacheco terá que se acautelar, pois entre estas duas equipas, o visitante costuma pontuar.

Comentários

-Um Sporting empolgado a provocar um traumatismo (U)craniano na "Europa" do futebol.
-FC Porto sem sofrer golos há 492 minutos, é um fenómeno. O guarda redes Nuno na época passada sofreu três golos na 2ª parte do jogo Aves-FC Porto. Assim se ganham títulos.
-Benfica está há quatro jogos sem ganhar, com três 0-0 em 6 jogos da liga.
-Jesualdo Ferreira tem jeito para provas a eliminar:
24/12/2002 - Benfica-Gondomar 0-1. Na época passada, FC Porto-Atlético 0-1. E agora eliminado pelo Fátima nas grandes penalidades.Nem com os árbitros à ajudar, pois tal como no Estrela-Benfica há dias, também o Porto-Atlético teve um penalti fantasma ao minuto 90.
-Camacho não pode dizer publicamente à quarta jornada que o Benfica vai lutar para os dois primeiros lugares da liga, porque depois nem com recortes de jornal colados no balneário aquilo lá vai...
-O Sporting, penso que para além do ponto que tem a mais, tem a vantagem de ser o único dos candidatos, a já ter ido a casa dos outros dois, apenas em seis jornadas.
-Porque não se usa o video como no râguebi? Era beneficio para todas as partes envolvidas.
-Uma questão? Porque será que Katsouranis quando viu a bola a vir, encostou o braço ao corpo em vez de o erguer para ela não lhe tocar? Inteligente e útil não é?
-O Benfica já utilizou 27 jogadores em 10 jogos. Não há entrosamento, rigor táctico, qualidade de conjunto que aguente.
-Pedro Henriques tem estado em pouco tempo, em muitos jogos do Benfica, (Guadiana; Estrela-Benfica, Taça da Liga; Benfica-Sporting, Liga). Porque será? Será do Guaraná?
-Agora uma palavra aos presidentes dos três grandes:
Pinto da Costa: Homem ilustre, que só não está numa penitenciaria, porque é Portugal... Mas se lá estivesse era a dar aulas de honestidade, como se depreende...
Filipe Soares Franco: Homem de palavra, assumiu interinamente a gestão leonina, dizendo não se candidatar. No entanto, foi a eleições e aí continua, cantando e rindo. Pobre Sporting...
Luís Filipe Vieira: Enquadra-se no antes exposto. Por isso agora anda em comezainas com Soares Franco, a quem criticou no passado. Zombou de Dias da Cunha. Estava senil, inventava inimigos, descobria o sistema. Agora diz o mesmo e pretende ir com o Sporting em frente na luta contra o sistema que agora já existe no Verão de 2005. Afirmou ao mundo que saía se até Outubro desse ano não vendesse 300.000 "kits". Dois anos passados continua....
Afirmou na imprensa, vi e ouvi como milhões de portugueses, numa casa do Benfica, garantir com a sua palavra, que o clube não estaria na Taça da Liga. Apoiava o actual presidente da Liga, depois retirou-lhe o apoio.
Interrompeu uma emissão televisiva em directo, de uma forma desabrida e mal educada. Caíu no ridiculo com a ida ao ministro, levar o DVD (será que já está pronta a entrega do Estrela-Benfica da Taça da Liga?). Todos os anos vai ser campeão europeu, tem a equipa maravilha, a melhor equipa da década, etc...
O maior clube do mundo não se vê por conquistas feitas no passado, nem por número de sócios. Qualquer dia na China, Rússia, Índia ou Indonésia, o estado obriga o povo a ser sócio de um clube de berlinde e lá se vai o recorde. A grandeza vê-se no património, organização, mas essencialmente nas conquistas existentes no palmarés dos títulos nacionais e estrangeiros, não só no futebol, como no somatório de todas as modalidades dos clubes.
Que dizer do departamento médico Sr. Luís Filipe Vieira? Já há 10 anos levou à saída do Dr. Bernardo Vasconcelos, agora foi o que foi. Um médico do Benfica a dizer à imprensa que tinha mentido. Declarações de jogadores, Rui Costa, Mantorras e outros.
O ano passado o Sr. Luís Filipe Vieira deixou esgotar o prazo para reclamar os bilhetes que o clube tinha direito quando foi jogar ao "Dragão".
Para terminar, penso ser altura de repor a verdade: o Sport Lisboa e o Grupo Sport Benfica, fizeram nascer por fusão a instituição Sport Lisboa e Benfica em 13 de Setembro de 1908.
A bem da verdade!!!

Até para a semana...

António Saldanha escreve para o blog O Desafio do Guerreiro. Podem ler a Crónica do Reino.

Crónicas anteriores -
4 de Setembro
13 de Setembro

19 de Setembro
27 de Setembro

Nenhum comentário: