Google
 

terça-feira, 18 de setembro de 2007

O Desafio do Guerreiro

por Nuno Sinosgas

Num dos muitos comentários que recebo e leio acerca do desporto amador concelhio, houve um que me serviu de inspiração para a escrita deste espaço semanal.
O qual dizia : "Sintra é uma cidade bela e atenção, património mundial mas, somos muito pequenos em tanta coisa, reparem, o ACCacém jogou este domingo com o Estrela de Vendas Novas que, como todos sabem é do Alentejo, mas estes como querem publicitar a sua terra, costumes e gentes, até vinham acompanhados pelo jornalista da radio lá do burgo e nós ? ... só na linha de Sintra temos três Clubes no Nacional da III Divisão e mais um na II-B, mas quando vamos para algum lado, qual rádio, qual imprensa, qual quê, contudo temos tanto para divulgar ! ... o nosso País é mesmo isto, uns têm, mas não fazem, outros não têm, mas fazem."

Pois realmente Sintra, um dos maiores concelhos de Portugal, vivendo do estatuto adquirido não aproveita este veículo que é o futebol para divulgar cada vez mais o nome da Vila e do concelho, desde Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, empresários do turismo vivem um pouco alheias ao potencial que os clubes de Sintra nos nacionais podem trazer para a economia concelhia. As equipas da Madeira há alguns anos atrás quando se deslocavam ao Continente traziam oferendas afim de divulgar a região específica da Ilha que representavam, e todos conhecem a Madeira.

O acompanhamento noticioso e visível das equipas do concelho estagnou num impasse e regrediu ao estatuto de nenhum, as equipas são acompanhadas apenas em casa e sem os relatos radiofónicos de antigamente, Ocidente primeiro e RC Sintra depois, por falta de apoio disseram, deixaram de acompanhar os clubes ao vivo e em directo.
Se os clubes se unissem e criassem condições para as rádios, possíveis patrocínios e respectivas instituições públicas, trabalhando todos em prol de todos num claro espírito de união a divulgação e visibilidade que daí advinha por certo daria o retorno que agora não existe. Num concelho com tantos habitantes a nossa grandeza torna-se em pequenez dado o desinteresse de todos, sobram alguns para continuar a dizer que o futebol não é só o profissional.

Crónicas anteriores -
28 de Agosto
5 de Setembro
11 de Setembro

Nenhum comentário: