Google
 

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

O Desafio do Guerreiro

Crónica semanal por Nuno Sinosgas

O regresso ao passado no futuro


Analisando esta época algumas equipas e respectivos orçamentos de diferentes equipas nos campeonatos amadores nacionais e distritais, chegamos à conclusão que cada vez mais evoluímos em direcção ao passado. Pudemos mesmo traçar comparações (na devida proporção) com o Príncipio de Peter, o Príncipio de Peter estabelece que todas as pessoas são promovidas até atingirem o seu nível de incompetência onde estagnam.
Pois o futebol amador tanto o nacional como o distrital chegou ao seu expoente máximo de evolução e estagnou, não se antevendo grandes mudanças a curto/médio prazo. Cada vez mais dada a escassez de verbas recebidas pelos clubes, estes investem o mínimo em jogadores com experiência, apostando e bem na juventude, com custos substancialmente mais reduzidos e esperam que algum Nani ou Cristiano Ronaldo surja, resolvendo os seus problemas imediatos.

Ou seja, quase que chegamos ao tempo da sandes e sumo a seguir aos jogos onde se convivia após defender com amor a camisola suada em qualquer pelado. Cada vez mais joga-se por gosto ao jogo e por amor à camisola. Os princípios de há tempos onde a vertente económica atingiu o seu expoente, esfumou-se no tempo, existem poucos clubes a oferecer grandes subsídios logo o jogador de hoje cada vez mais joga por amor ao jogo, esperando que o seu amor e querer o leve bem alto. É a realidade de hoje desconhecida de muitos porque o futebol não é só o profissional.

Crónica anterior - 28 Agosto

Nenhum comentário: