Google
 

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Pressing na Honra

por João Matos Reis

11ª Jornada
25 de Novembro
AS TORRES DA HONRA

TORRE é uma construção de grande extensão vertical. Por todo o Globo Terrestre existem milhares de torres e quais são então as maiores do Mundo? Falando em estruturas propriamente ditas a maior estrutura suportada, situa-se no Golfo do México e é a estrutura Mars com cerca de 990,6 de altura, quase um 1 Km, sem dúvida significativo.
Já o KVLY-TV mast, por sua vez, é uma torre transmissora de televisão localizada na Dakota do Norte, EUA, usada pelo canal 11 da cidade de Fargo, apresentando 628,8 m de altura e é actualmente a estrutura em terra mais alta, sendo todavia sustentada por cabos de aço. No entanto sem qualquer apoio, a estrutura mais alta é, desde 1976, a Torre CN, em Toronto, no Canadá, que tem o piso panorâmico mais elevado, a 446,5 metros

Falando de edifícios propriamente ditos o maior era o Taipé 101 na República da China que tem 508 metros e foi inaugurado em 2003. Depois temos o Petronas Towers com 452 m de altura- localiza-se em Kuala Lumpur, Malásia e reinvindicou como sendo o maior edifício do Mundo em 1998. Com a chegada do Taipei 101, o Petronas foi então superado.
Por sua vez o o Sears Tower (construido em 1974) é o edifício mais alto dos Estados Unidos e o terceiro maior do Globo, mas o Burj Dubai, que ainda está actualmente a ser construído irá certamente ultrapassar tudo e todos. Ainda lhe faltam três centenas de metros para ficar concluída, mas já ninguém tira à Burj Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o título de torre e estrutura mais alta do mundo. Já com 141 andares já erguidos, ultrapassou os 508 metros do edifício Taipei 101. Mas à mais ambiciosa construção mundial ainda resta saber qual a sua verdadeira altura, um segredo bem guardado pelos promotores do projecto, estando previstos cerca de 808 metros finais, é mesmo desafiar os ceús, quando por exemplo o mítico Empire State Building de Nova Iorque, durante muitos anos a grande Torre apresenta “só” 381 metros.. e a nossa Ponte sobre o Tejo “apenas” 200 m de cota.
Quem estiver interessado veja o www.burjdubai.com e deliciem-se com este site, com música (parece que estamos efectivamente nos 500 e tal metros de altitude tal a suavidade de sons) e por exemplo cliquem na torre (protótipo da própria torre) à direita do site.. vejam as comparações, mas vejam também as fotos da construção. Estes tipos, com 0,000000000001% do dinheiro que aplicam, dos petrodólares que gastam, bem podiam ser o Patrocinador da nossa Honra.
A este futuro condomínio de sete estrelas, que acolherá também o maior centro comercial que se conhece na Terra e o primeiro Hotel Giorgio Armani - o designer italiano assina, igualmente, a decoração dos apartamentos mais luxuosos. Terá, por exemplo, os elevadores mais rápidos do mundo (18 metros/segundo).No entanto a Europa também está na luta e o arquitecto britânico Norman Foster já apresentou em Moscovo o projecto da maior torre da europa: um “Mundo Vertical" para 25 mil pessoas, com 600 metros de altura e 118 andares destinados a comércio, escritórios, habitação e hotel. A conclusão está prevista para 2011

Voltemos ao nosso “Mundo”, à nossa realidade... e ao tema desta 11ª jornada. E a Honra também tem as suas grandes alturas... e as alturas humanas ainda são mais valiosas, por que são naturais. Portanto esta crónica também é uma homenagem aos atletas mais altos desta Honra, que porventura até poderiam ter sido bons basquetebolistas ou voleibolistas (tinham altura para isso), mas optaram pelo Futebol.

Top 60 das Torres da Honra

1.93 / 1.91 cm- Dady (A) - Malveira, Adilson (M)- Pêro Pinheiro, Zé Inácio (D) - Loures , Italo (D) - Povoense, Miguel Angelo (D) – Bucelenses, Paulo Jorge (D) e Rafael (A) - Oeiras)

1.90 /1.89 cm - Leandro (D) - Pêro Pinheiro, Amândio (D) e Xapa (D) - Encarnacense, Anselmo (A) e Varela (D) - Loures, Aniceto (D) -Fanhões, Zé (D) -Bucelenses, Zé Mário (A) - Casa Pia, Américo (D) e Magalhães (D) - Lourel, Pedro Cardoso (Gr) - Torre, Paulo César (D) - Ponterrolense , Zé Carlos (Gr) - Musgueira, Nini (D) - Tojal, Stanic (Gr) - Oeiras, Alex II (D) e Tiago Saborida (Gr) - (Futebol Benfica).

1.88/1.87 cm - Miguel (Gr) e Nascimento (D) - Linda-a-Velha, Rui Figueiredo (D) - Pêro Pinheiro, Helder (D) e Aguiar (M) - Ericeirense, Frederico (D) - Oeiras, Tininho (D) - Casa Pia , Abel (D) - Povoense.

1.86/1.85 cm - Fábio (A) , André (Gr) e Pedro (Gr) – Linda-a-Velha , Alex (M), Nuno Almeida (Gr) e Pedroso (D) -Loures, António Carlos (A), Lima (D) e Vilela (D) – (Oeiras), Rato (A) , Wilson (D), Filipe (Gr) e Pedro (Gr) - Pêro Pinheiro, Tiago (Gr) João (D) e Stanic (M) - Tojal, Marcelo (Gr) Encarnação (D) , João Anjos (M) e Hugo Henriques (M) - Malveira, Edu (D) - Bucelenses, Flecha (A), Zelito (A) , Lélio (M) Barreto (D) – Musgueira, José Carlos Sousa (D) - Olivais, João Irra (Gr)-Ponterrolense, BA (A) –Torre.

Por sectores:
Guarda-Redes -21% Defesas-50% Linha Média -13% Ataque - 16%.
O “peso” da altura no sector defensivo é por demais evidente. É uma premissa Universal do Futebol.
Por clubes:
O Oeiras e o Pêro Pinheiro lideram têm ambos 7 das maiores “torres”, seguem-se depois o Loures com 6 atletas “grandes” e posteriormente o Linda-a-Velha, Malveira e Musgueira todos com 5, vindo logo a seguir com 4, o Atlético do Tojal.

11ª Jornada
Vá lá na semana passada fiz 7 acertos, o pleno está difícil... agora aí vão 3 fixos e 6 duplas...
Será que dará para o pleno?

Torre-Lourel 1x
Torre e o Lourel vêm ambos de marés positivas. A ver se é mantida essa maré? É um jogo equilibrado com ligeira tendência para os da Torre. O verdes fora não são tão fortes como no seu forte e agora no forte de Cascais e para derrubar até a Torre, a tarefa não é fácil.

Povoense-Bucelenses 1x
Será desta? O Povoense tarda em meter a primeira. O Bucelas não está para os ajustes, até porque vem moralizado por 3 resultados positivos. O Povoense tudo tentará e pensamos que pode obter um resultado positivo para as suas cores.

Malveira-Fanhões 1
O Malveira está proibido de perder qualquer ponto em sua casa e quando o adversário é uma equipa do fundo da tabela essa responsabilidade aumenta. Pensamos que os da casa irão ter muitas dificuldades até marcar o primeiro golo. A chave será mesmo marcar o primeiro mas até esse momento vai ter uma equipa determinada pela frente.
Será um jogo de sentido único e ao mesmo tempo de sinal proibido, mas o Malveira tem condutores para dominar o trânsito.

Linda-a-Velha-Loures 1x
Um jogo que promete emoção do 1º ao último minuto. Será concerteza um dos bons jogos desta jornada. 2 equipas com ambições diferentes : Loures que assumiu a subida e um Linda-a-Velha que procurará sempre os lugares cimeiros. O factor casa pode ser a ponta do desequilíbrio, porque a determinação local colocada contra “britanismo” da equipa amarela, dará desde logo o equilíbrio.

Casa Pia-Pêro Pinheiro 1x
O Casa Pia irá ter pela frente um dos adversários mais difíceis quando actuam fora de casa. O CAPP tem uma estrutura central elevada e é na frente uma das equipas mais vocacionadas para o contra ataque. Os lideres serão no entanto favoritos, mas vão ter pela frente uma equipa “marmórea”. E se o Casa Pia é o Real Madrid (como afirma o mister Viriato, claro que dentro de um contexto) da Honra o Pêro Pinheiro poderá ser porventura o Inter ou Milan.

Ericeirense-Olivais 1
Muitas dificuldades esperará o Olivais nesta visita à Ericeira. Os locais quererão voltar às boas marés e provar que o desaire no domingo foi fruto apenas de não marcar as oportunidades que teve. O Olivais vai no entanto confiante na obtenção de um ponto. Mas a mais valia Ericeirense pode ser determinante, diríamos mais decisiva.

F. Benfica-Encarnacense 1x
Outro grande jogo em perspectiva onde o 4º classificado vai a casa do actual 6º. Duas equipas que vêm de séries negativas - inclusive de 2 derrotas consecutivas. Vai ser portanto um jogo de muita responsabilidade para ambas as partes. O F. Benfica a jogar em casa é mais favorito. Todavia o empate também pode ser possível. Mas o Fófó em casa irá apostar tudo.

Ponterrolense-Musgueira 1
O Águias irá de abalada até aos Moinhos- pelado do Ponte Rol e terá tarefa dificultada, até porque a equipa da casa está de sobreaviso, até pelo bom campeonato efectuado pelo Musgueira. Ainda por cima normalmente não perde muitas vezes no seu reduto, tendo perdido no entanto com o Pêro Pinheiro ( na ultima vez que jogou em casa). Portanto os canarinhos estão duplamente avisados. No entanto o Musgueira também não se intimida com os ambientes difíceis (que o vai esperar) e já provou que poderá bater o pé neste campeonato a qualquer um. Mas a tendência é mesmo para o 1.

Tojal-Oeiras 1x
O jogo da jornada o 3º recebe o 2º classificado , separados apenas por um pontinho. Vai ser um jogo bem disputado, de parada e reposta. É um jogo “talhado” para o 1-1.
Embora com ligeiro favoritismo para os tojalenses. Mas é um jogo aguardado e disputado por 2 equipas que vêm numa fase muito boa, nos seus melhores ciclos.

Off-side
Concerteza que na lista das Torres da Honra, haverá discrepâncias, existirão faltas de alguém que também é “grande”, porventura estarão até alguns atletas (re)dimensionados, mas é minha visão dos factos. Se calhar o A ou B, nem serão tão grandes, mas é aquilo que me parece e num pressing tem de se agir rapidamente.
Nesta base, apenas confirmadas as alturas dos atletas do Linda-a-Velha ,Malveira (gentileza do Diogo) , Pêro Pinheiro (graças ao Bruno) e do Ericeirense (obrigado Pedro Abranja) todas as outras são estimativas.

Nenhum comentário: