Google
 

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

AFL cria novo regulamento na arbitragem

por Carla Pereira no jornal Record

A Associação de Futebol de Lisboa aprovou em assembleia geral um novo Regulamento de Provas, o que implicou algumas alterações nas leis de jogo, sobretudo nos encontros das camadas jovens, os quais são dirigidos por dois árbitros (um em cada meio campo); sem auxiliares, à semelhança do que sucede no futsal. Um das razões apontadas para esta mudança (já em prática, mas só regulamentada a partir de dia 28 de Junho deste ano, no decorrer da AG), prende-se com a escassez de árbitros - a questão da fiscalidade tem levado a que os juízes, nomeadamente os mais jovens, abandonem a arbitragem.
O novo regulamento de Provas da AFL contempla ainda as seguintes mudanças: as equipas seniores e juniores que disputam os Distritais p0dem fazer cinco substituições e jogar de colete. Por outro lado, as formações de juvenis e iniciados podem efectuar várias substituições, já que as mesmas são volantes. A verdade é que a implementação destas medidas está a causar contestação por parte dos árbitros lisboetas, que afirmam que existe "um Internacional Board lisboeta".

Poucos juízes
Carlos Ribeiro, líder da Associação de Futebol de Lisboa, esclarece a situação e explica o porquê das mudanças: "Fizemos algumas alterações e foi criado um novo Regulamento de Provas. Em termos de camadas jovens, por exemplo, o facto de haver substituições volantes permite aos jogadores uma maior rotatividade."
Relativamente à inclusão de dois árbitros, Carlos Ribeiro adianta: "Há alguns anos que existe esta situação. Tínhamos feito uma adaptação à Lei, a qual ficou oficializada com o novo Regulamento. Existe escassez de árbitros e, como tal, acreditamos que esta seria uma boa solução. Penso que esta questão dos dois árbitros não vai contra o Internacional Board, pois são jogos de jovens."
Adriano Filipe, presidente do Conselho de Arbitragem da AFL, partilha da opinião do seu líder associativo: "As alterações foram aprovadas em assembleia gerai (AG) ,da AFL, antes de eu assumir funções, pelo que não tenho responsabilidade na matéria. Devemos acatar o que foi decidido pela AG."

Carlos Esteves, líder do CA da FPF, apoia alterações "Situação Normal"
Carlos Esteves, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, tem conhecimento do novo Regulamento de Provas da Associação de Futebol de Lisboa e considera que as alterações efectuadas, em nada "violam o Internacional Board". O responsável pela arbitragem federativa refere que "o novo Regulamento de Provas foi aprovado pela Assembleia Geral da AFL e depois remetido à direcção da FPF que o apro vou. O facto de existirem dois árbitros nos jogos das camadas jovens é uma situação que fui eu a propor, quando estava no CA da AFL. A escassez de árbitros levou a que fosse ponderada esta situação. Há cerca de seis anos que existem dois "árbitros em jogos das camadas jovens". E conclui: "Esta situação não deve causar espanto, pois em vários países da Europa, por exemplo Espanha e Suécia, é praticado um modelo como o nosso.

Nenhum comentário: