Google
 

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Uma finta à morte

retirado do jornal Record por Céu Freitas

Acidente de bicicleta podia ter roubado a vida a jovem jogador do Agualva

Ele nasceu prematuro, de seis meses!" O desabafo de Adelaide, já nas despedidas, em jeito de "fait-divers", pode explicar como Artur, o seu filho, sobreviveu a um traumatismo crânio-encefálico, causado por um acidente de bicicleta. Foi a 22 de Abril último que o jovem, 18 anos, amante de futebol e jogador júnior do Ginásio Clube 1º de Maio da Agualva, perdeu o controlo da sua bicicleta e chocou de frente contra um muro de cimento.
Numa zona pouco movimentada, a um quilómetro de casa, perto de Caneças, o corpo de Artur foi descoberto por acaso, não se sabe quanto tempo depois do acidente. "Estava irreconhecível", diz a mãe, recordando que só percebeu que era ele "pela roupa". O drama adensou-se quando Adelaide viu melhor o local: "Havia muito sangue e massa encefálica na parede e no chão ... "
Duas paragens cardíacas ainda na ambulância do INEM e a entrada em coma já quase à porta do Hospital de S. Francisco Xavier corroboravam a ideia de que a vida tinha traído Artur. Os médicos avisaram a família que dois/três dias ligado às máquinas seria uma vitória. Ao terceiro o jovem acordou do coma profundo. Com o crânio fragmentado, aberto e inchado do hematoma, os médicos induziram novo coma. Um mês depois, Artur acordou. Horas mais tarde deu sinais de conseguir movimentar os membros do lado esquerdo e dois dias volvidos também a perna direita, e só após uns dias o braço.
Num ápice se percebeu que o jovem tinha fintado a morte. Pelo meio, as enfermeiras ouviram-lhe uns "bons dias", mas pais e amigos não acreditavam. "Os médicos não entendiam como ele sobrevivera", recorda Adelaide. "Apesar de ter saído de coma, o cenário que traçavam era ainda muito negro; o Artur dificilmente voltaria a falar e a andar."
"Foi a paixão pelo futebol que lhe deu forças", garante a mãe, que lembra: "Só acreditámos que ele iria recuperar quando, uma semana depois de sair de coma, o irmão, tentando animá-lo, lhe falou de um novo jogo de computadores sobre futebol, e. ele disparou o nome em inglês, que nem sei pronunciar ... "

Dirigentes do clube da Agualva deram apoio
Jogador exemplar

Miguel Cardoso, presidente, e Jorge Oliveira, "vice" para o futebol jovem do Ginásio Clube 1º de Maio, seguiram a par e passo o drama de Artur, que há cerca de dois anos optou por sair do Grupo Sportivo de Loures para treinar-se e jogar pelo Agualva.
Jorge Oliveira, que viu Artur no dia seguinte ao acidente e o visitou sempre, reconhece "não ter acreditado que ele iria sobreviver, quanto mais recuperar totalmente. Nas conversas com os médicos percebíamos que não havia nada a fazer ..."
A história do "SuperArtur" - como lhe chama o irmão João no blog (www.superartur.blogspot.com) que criou para relatar o caso - é agora um exemplo no Ginásio Clube 1º Maio: "Ele é um acelerado! Mesmo em campo é muito rápido... Esta história é inacreditável! Mas o Artur sempre foi um exemplo para todos, é o espelho do atleta que gostávamos de ter no clube: é o que mora mais longe, nunca falha um treino e chega sempre a horas. Vive para o futebol. Acho que foi isso que o fez lutar pela vida."

Já voltou aos treinos
Desejo de Artur é imitar o seu herói Rui Costa

Depois de sair dos cuidados intensivos de S. Francisco Xavier, Artur passou 24 horas pelos cuidados intermédios do Egas Moniz e mais um mês a recuperar no Santa Maria. Voltou para casa a 1 de Junho. Pesava 30 quilos. Mas garantiu: "Dia 1 de Setembro volto ao Ginásio para jogar!"
E voltou! Visitou o clube em finais de Junho, amparado pela mãe, recusando a cadeira de rodas. Com anuência médica, voltou a treinar-se no dia 13 de Setembro e, apesar de os clínicos terem previsto que o jovem só retomaria as aulas em Janeiro ou Fevereiro, também aí Artur "enganou" todos, tendo começado o ano lectivo a par dos colegas.
E agora? Desembaraçado, Artur chuta: "Continuar a jogar à bola!" E explica a paixão: "Comecei a jogar cedo. Estive nas escolas de formação do Benfica... Claro, sou do Benfica! Mas não sou fã do Nuno Gomes. Ele não é mau, mas precisa de motivação. O meu herói desde pequenino é o Rui Costa. É um jogador com cabeça, uma pessoa que admiro... Gostava de ser, nem que fosse um pouco, como ele, inteligente e bem formado."

Nenhum comentário: