Google
 

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Um Treinador na Bancada

Artigo de opinião de Paulo Carrilho

Sporting-Belenenses

O onze do Sporting não teve surpresas, Paulo Bento apostou num futebol apoiado e de contenção, sem arriscar muito, à espera de um erro do adversário.
Belenenses muito bem organizado defensivamente, enchendo os espaços e cortando linhas de passe, sem abdicar do ataque criando até bons lances. O jogo manteve-se com relativo equilíbrio, embora o Sporting com mais bola fosse mais activo. Até ao lance que decide o jogo, penalty sobre Liedson. Na melhor jogada do desafio, uma tabelinha entre Liedson e Derlei, isola o primeiro que pica a bola por cima de Costinha, que desamparado, entra com tudo, pé esquerdo a rasteirar, e ainda uma palmada de luva sobre o avançado. Penalty claro e consequente expulsão.
A partir desse momento o jogo modificou-se. O Belenenses com 10 foi tentando adiar o golo, mas Vukcevic, jogador voluntarioso e lutador, numa jogada de garra pela esquerda centrou para Liedson resolver de cabeça. Bom jogo, bom golo.
De negativo tivemos o estado da relva, saltava aos bocados pelo ar, transformando aos poucos um bonito relvado, num difícil e trapalhão "ervado". Quantos tapetes teve já Alvalade XXI? Estamos no inicio da época, foram feitos os trabalhos de casa?

foto: sporting.pt

Outra interrogação. Porque é Moutinho a marcar penalties? Os livres e cantos quem marca é Ronny e Romagnoli. Quem é o melhor marcador?... Liedson... porquê Moutinho?
Só Paulo Bento saberá. Mas agora tem Moutinho de continuar a marcar os penalties, porque este foi de fato muito mal marcado para um jogador da craveira dele, e o próximo para sossego psicológico tem de marcá-lo.
Ainda na primeira parte, um lance que provocou uma onda de assobios, numa bola disputada na intermediária, um jogador do Belenenses chuta em direcção à sua área e Costinha agarrou com as mãos! Na minha opinião o lance foi bem julgado, não se tratou de um atraso mas sim de um corte, pois a bola estava dividida, agora e tal como a semana passada tenho a mesma opinião.
O árbitro esteve bem, realizou uma boa arbitragem.

D. Sebastião

O fenómeno Miguel Vitor está a captar a atenção dos adeptos benfiquistas e desportistas em geral. Mais um jovem de 18 anos com talento a despertar para o futebol num clube grande português...
Até aqui nada de novo, só mesmo o jogador em si. Mas este caso requer uma análise mais profunda, com o clube a viver uma crise de defesas centrais, aparece Miguel Vitor, tal e qual um D. Sebastião, saindo do nevoeiro para fazer três jogos extraordinários. Se atendermos que o jovem foi mesmo lançado às feras. Desde há muito tempo que as escolas do Benfica não produziam um jogador com qualidade para integrar o plantel principal, mas desta vez sim, dirão os adeptos benfiquistas. Mas será que este afastamento é fruto de um planeamento? ou fruto do acaso?

No inicio da época, no planeamento de Fernando Santos, tínhamos para defesas centrais, Luisão, Anderson, David Luíz, Zoro (contratado esta época) e Katsouranis como reserva, já que pode fazer o lugar e depois aparecia Miguel Vitor como sexta opção, SEXTA?
Se calhar nem opção era... ou seja, os responsáveis técnicos do Benfica tinham Miguel Vitor como uma opção muito remota. Não deveria este jovem estar já integrado no plantel, treinando com a equipa principal, e até pela qualidade que exibe lutando por um lugar na equipa? Assim sendo qual a utilidade da contratação de Zoro? Talvez o futuro nos diga...

Embora Miguel Vitor não estivesse nos planos de Fernando Santos, o que foi um erro, assistimos agora a contratação de EdCarlos. Mais um defesa central. Vejamos então como ficou: Luisão, David Luíz, Zoro, EdCarlos, e ainda Katsouranis e depois... talvez Miguel Vitor... 6ª opção...
O Benfica não me parece interessado em formar jogadores, é um clube sem tempo e sem paciência para isso. Prefere contratar num carrocel de entra e sai que beneficia quem trata das transferências, já que sabemos das comissões... bom... digamos... de boas vindas... de quando chegam os jogadores...
É também como o Inverno se aproxima, dá jeito umas boas luvas para agasalhar.
Da minha parte desejo felicidades a Miguel Vitor, e que consiga vencer na sua vida profissional, dentro do campo e principalmente dentro do seu próprio clube.

Alerta vermelho!

Escutei aqui há dias uma conversa, e na qual também intervim, em que um adepto do Benfica perguntava a outro qual era o jogador que tinha sido contratado hoje para o Benfica?
É que foi quase à média de uma contratação por dia. Vejamos, o Benfica fez as contratações da época de Fernando Santos, fez a pré-época de Fernando Santos, agora faz as contratações da era Camacho, e a pré-época da era Camacho, mas já com jogos a valer. Ou seja tudo em duplicado... E as despesas também. Só em dois jogadores gastou-se perto de 20 milhões de euros.
Voltando à conversa de inicio, dizia um adepto para outro como vamos pagar isto?
Já que é tudo em duplicado, espera-se que Vieira consiga fazer o milagre da multiplicação dos pães, e duplicar também as receitas.
O Benfica comprou ao desbarato e por atacado, jogadores que por vezes carecem de qualidade técnica que justifique a sua presença por aquelas bandas. Só andam a tapar a progressão aos jovens, tudo isto num perspectiva mercantilista. Já vi num passado recente estes acontecimentos, e não querendo ser profeta da desgraça, espero que não dê os resultados desastrosos de então. Valha Camacho para conduzir o barco a seu porto.

Mestre de Psicologia

José António Camacho conseguiu em poucos dias transformar uma equipa amorfa e conformada, em outra equipa totalmente diferente, com atitude combativa e trabalhadora, com"ganas" como o próprio gosta de dizer. É um mestre de Psicologia, no que toca a motivar os jogadores e todos os instrumentos para o conseguir são bons. Deu há dias uma entrevista a um jornal desportivo em que dizia precisar de um goleador, de um bom goleador que fizesse a diferença. Todos sabemos, e Camacho também, que um goleador desses não custa um milhão de euros, custa talvez 10 ou 20 vezes mais, e também sabemos, e sabe Camacho, que para um clube português fazer esse investimento teria que ser num momento de loucura, ainda para mais o Benfica que já fez esta época um investimento recorde de um clube português.
Camacho, o psicológo

Para quem eram destinadas então essas palavras? Todos repararam no empenho e no bom jogo que Cardozo fez, porque será?
Camacho nessa entrevista quis espevitar Cardozo, po-lo a pensar. Conseguiu, e conseguiu Cardozo um bom jogo e marcar.
Diga-se em defesa do avançado paraguaio, que ele tinha feito alguns jogos lesionado... coisas à Fernando Santos.
Quero dar uma palavra de apreço a Rui Costa. Mais um grande exibição e um grande golo. Aos 35 anos e na terra do Comendador, provou a outro senhor, que pode fazer dois jogos por semana.

Crónica anterior - 30 de Agosto

Nenhum comentário: