Academia Sporting/Sintrense
Retirado do site oficial do SU Sintrense
ASSINADO O PROTOCOLO COM O SPORTING
Ao início da noite de ontem, foi apresentado no Salão Nobre do estádio do Sport União Sintrense, o projecto Academia de Escolas do Sporting Clube de Portugal. Uma apresentação que contou com a presença de Paulo Bento, técnico principal do Sporting Clube de Portugal.
Na apresentação do projecto, além de Paulo Bento e Diogo Matos, estiveram presentes no Salão Nobre do Sintrense, o actual presidente do clube, Neves Pedro, Veríssimo dos Reis, vice-Presidente, ele que iniciou o processo de obtenção de licença, Rui Pereira, vereador com o pelouro do desporto da Câmara Municipal de Sintra, Eduardo Casinhas, presidente da Junta de Freguesia de S. Miguel e Santa Maria, e Ricardo Matos, da SoccerStein.
Neves Pedro, presidente do Sintrense fez as honras da casa, "demonstrando o seu contentamento pelo início deste projecto", e dando as boas vindas ao Sporting Clube de Portugal e às suas Escolas de Futebol.
O Vice-Presidente, Joaquim Veríssimo dos Reis, embora manifestando a sua costela sportinguista, referiu que " não foi essa a causa que nos levou a apostar neste projecto. O que está em causa é o trabalho feito no Sporting a nível da formação e que é por demais reconhecido em todo o mundo", acrescentando também que " antes de se formarem desportistas, há que primeiro formar homens, e é nesse intuito também que este protocolo foi assinado, na certeza de que trará muitos benefícios aos jovens do concelho de Sintra e ao sector de formação do Sport União Sintrense". Nas palavras que proferiu, Joaquim Veríssimo pediu ainda "mais apoio à Câmara Municipal de Sintra para a construção e melhoramentos de infraestruturas a efectuar brevemente no Complexo Desportivo do Sintrense, já que só com boas condições se podem efectuar grandes trabalhos".
No uso da palavra, o Vereador Rui Pereira, em representação da Câmara Municipal de Sintra, para além de considerar de "extrema importância a vinda das Escolas de Futebol do Sporting para o Sintrense e para o concelho de Sintra", acrescentou ainda que " a Câmara Municipal de Sintra não resolve os problemas internos dos clubes sintrenses, mas apoiará sempre esses clubes na vertente de construção e melhoramentos nas infraestruturas desportivas, e o Sintrense certamente que poderá e deverá contar com esse apoio".
Paulo Bento, técnico principal da equipa do Sporting Clube de Portugal, também ele um homem ligado à formação, considerou "muito importante expandir-se a Academia do Sporting", criando-se "escolas de futebol por diversos pontos do país".
"O objectivo é fomentar a prática do futebol, permitir que os jovens possam praticar esse desporto e que eles possam também evoluir em termos sociais. Agregado a esses objectivos está, logicamente, o de descobrir talentos", acrescentou.
Lembrando a política de formação no Sporting, Paulo Bento mostrou-se esperançado de que possam surgir bons jogadores no projecto Escola Academia para serem integrados nos seniores no futuro, mas realçou que "não tem de acontecer todos os anos". "Isso não significa que não se trabalha bem", sublinhou.
A Escola Academia Sporting/Sintrense constitui um dos dez projectos já licenciados este ano, prevendo-se que, até Dezembro, mais quatro ou cinco sejam efectivados. "No ano passado, tivemos quatro projectos licenciados e, através de empresas espalhadas pelo país, permite-nos a expansão e fidelização da marca Sporting", observou Diogo Matos.
O coordenador do projecto Escola Academia Sporting, que referiu terem sido licenciados apenas dez projectos de entre 50 candidaturas, aludiu às infraestruturas de qualidade do Sintrense como um factor fundamental para a concessão da licença, num processo que se iniciou desde o início deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário