Google
 

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Uma saia no país dos «kilts»

por Ana Soares no jornal A Bola

Helena Costa concilia curso na Escócia com liderança do 1º Dezembro

A equipa feminina do 1º de Dezembro recebeu ontem as faixas de campeã nacional referentes à época de 2006/07, imediatamente antes da partida frente ao Boavista. A quase provocação valeu a pena, resultando numa vitória por 4-1. A treinadora Helena Costa está a terminar o curso do III nível na Escócia, dividindo-se entre o clube e as aulas, levando o feminino ao país dos kilts.

Além de treinar o 1. Dezembro, Helena Costa arranja tempo para dar aulas de educação física em Alcanena e ministrar a cadeira de Metodologia de treino nos cursos de II nível. Pode dizer-se que anda de um lado para o outro e consegue frequentar o curso do III nível de treinadora na Escócia. Depois de duas recusas por alegada falta de vagas em Portugal, apareceu a hipótese de continuar a estudar.

«Foi uma opção depois de não ter conseguido entrar por duas vezes aqui. Surgiu oportunidade de ir para outro sítio, não estou arrependida, gosto muito...», conta no final da partida.

Na Escócia, é a única mulher no curso: «Não faço ideia se já houve outras, mas deve ter havido, na Escócia também há mulheres treinadoras! Na altura que tentei em Portugal, os pré-requisitos de entrada não coincidiam com o meu currículo. Mas na segunda vez disseram-me que não estava integrada no futebol feminino — só que não era obrigatório estar, era treinadora principal, mas não era de campeonato principal... Não quis esperar mais um ano. Entrei logo à primeira, mas a entrada também depende dos currículos de quem se candidata connosco.»

Há um ano entre Portugal e a Escócia, falta-lhe apenas o exame final, sem data marcada nem recurso a canetas e papel.

«O curso não tem assiduidade, apenas períodos em que é obrigatório estar presente. Tive de lá estar duas vezes por quinze dias, pouco mais. A avaliação é prática desde o primeiro dia, no campo, por temas: contra-ataque, trabalho das avançadas, organização defensiva, etc. O exame final também é prático: é tirado por sorteio um tópico ou sistema e tenho de organizar um treino», explica.

Campeãs, finalmente

O dia de ontem serviu para consagrar a equipa como campeã da época passada, além de ter ganho também a Taça e de ter disputado a Taça UEFA. A Federação entregou faixas, medalhas e a Taça, antes do jogo com o Boavista.

«Coincidiu com um jogo que é sempre o mais difícil e também com a nossa vitória, foi um dia de festa», refere, apenas com um lamento: faltam patrocínios para que mais dias de festa no feminino se possam viver no 1º Dezembro.

Nenhum comentário: