Google
 

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Pressing na Honra - Rescaldo Jornada 9

por João Matos Reis.

9.ª Jornada – 11 de Novembro

“Quem diria”

Efectivamente o dia de São Martinho foi algo insólito. Muitos resultados, onde a lógica não funcionou. O santo para além de padroeiro do vinho e das castanhas, pode-se dizer que também “apadrinhou” a surpresa.
Mas se tudo começou na tarde, na nossa Honra, que dizer do que sucedeu à noitinha desse mesmo dia:
Quem diria que o Benfica ganharia 6-1? Até depois do Boavista, estendido em todo o campo, ter jogado muito bem e apenas com uma falta marcada contra (1ª parte) - isto numa equipa do Jaime Pacheco é quase para dar entrada no Guiness. Quem diria que o Sporting, depois da excelente exibição (a melhor da época) contra o Roma - onde a sorte foi nefasta, ter sido goleado perante um Braga e o Tiago e os postes ainda evitaram mais. O Braga com o Caldas, porque o Manuel Machado (que viu o jogo da bancada) não assumiu? Cheirava-lhe a hipotético desaire? Se calhar com o “desconhecido” Caldas o S.C de Braga já ficaria bem servido e poupava tostões.. E mais o Manuel Machado será sempre contestado por ser do “inimigo”, como qualquer dia o Jesualdo o vai ser... os resultados é que “tapam” tudo.
E quem diria que o Porto, o fortíssimo Porto que a ganhar até aos 85 m, e logo por 2-0 iria permitir o empate. Quase incrível, pese embora o valor do Estrela e das dificuldades normalmente sentidas pelos dragões na visita à Reboleira. Mas o futebol internacional também foi pródigo em surpresas: O modesto Getafe bateu o todo poderoso e milionário Barça. O Marselha que no campeonato francês perde com todos, foi logo vencer o Lyon, campeão em titulo e actual comandante da prova.. e até na Alemanha o Estugarda (é certo que o ultimo campeão germânico) mas que andava nas ruas da amargura bateu os bávaros do Bayern de Munique.. Efectivamente muitas surpresas... quem diria.

“Dia de São Martinho, vai à tua adega
e prova o teu vinho”...

Na Honra foram 5 as equipas
que foram às “adegas” dos outros.


Na Honra também foi dia para surpresas, atrás de surpresas, umas atrás das outras, há medida que se iam sabendo os resultados e isto sem colocar em causa o mérito de quem ganhou, mas eram situações (pelo menos em tanta quantidade) não totalmente previstas, senão vejamos:
O Futebol Benfica perdeu em casa pela 1ª vez (algo que normalmente é raro, embora na época passada também tivesse perdido com o Ericeirense) e logo por 3-1, contra um Oeiras, que todavia é forte.
O Encarnacense perdeu pela 1ª vez e logo em casa, contra um Musgueira que se tem revelado não uma revelação mas uma certeza. O Povoense teria (no seu pensamento) um jogo à sua medida, mas o Torre, irregular como sempre, nunca se dá por vencido. É efectivamente uma equipa que mesmo em jogo jogado, parece ser acessível, mas engana muito e as surpresas não acabam aqui porque o Ponterrol que era 100% vitorioso no seu campo dos Moinhos, foi batido pelo Pêro Pinheiro, o qual também anda irregular, capaz do oito ou do oitenta.
Finalmente o Lourel que foi de abalada às Seixas, marcou no cair do pano e trouxe 3 pontos no bornel, não é para todos tal façanha.

Foram 5 vitórias forasteiras o que não deixa de ser significativo.

No plano individual os méritos vão para o Zorrinho (Casa Pia ) com um hat-trick e os 2 golos do Duart (é mesmo Duart, não é Duarte) do Pêro Pinheiro e Afonso do Oeiras.
Este jogador passou para liderança dos marcadores com 7 tentos apontados. Seguem-se Baldé do Linda Velha (que ontem não jogou por lesão), Rui Augusto do Casa Pia (ontem marcou mais um) e Flecha do Musgueira (também mais um golo) todos com 6 golos.

“Duarte tornou a ser expulso”
Povoense 1 - Ass. Torre 2
O Torre venceu por 2-1 no sempre difícil campo do Povoense, que tarda em se encontrar. O maior problema do Povoense é que começa sempre os jogos a perder ...e isso dificulta e de que maneira a reviravolta. A nota negativa vai para a expulsão novamente do Duarte do Torre. Vinha de um castigo e tornou a ser expulso. Este central que até nem é um jogador mal intencionado, mas terá de ter mais calma. Curiosamente um defesa que apreciamos e com bastante valor. Até nisso o Torre é “estranho” joga normalmente com Duarte e Vila, porventura a dupla de centrais mais baixo do campeonato, mas são ambos muito bons no jogo aéreo.

“ O Malveira tarda em acertar agulhas”
Malveira
1 - Lourel 2

Num jogo nem sempre bem jogado o Lourel foi obter 3 excelentes pontos a um campo, onde os da casa ainda não tinham perdido. Bernardo mais uma vez marcou no reatamento da partida. O Malveira ainda empatou por Diogo Ribeiro na conversão de uma grande penalidade, mas mesmo com mais um jogador durante 30 minutos ( o central Magalhães foi expulso aos 60 m) e para além de não conseguirem dar a volta, ainda viriam a sofrer um golo na parte final da partida por Dá, um jogador que se estreou da melhor maneira na Honra. Este jogador precisou apenas de 8 minutos em campo para facturar.
O Malveira domingo vai a um campo extremamente difícil, jogar com um Bucelenses moralizado pelos últimos (bons) resultados.

“Porfiar, porfiar e não ganhar”
Linda Velha
1 - Bucelenses 1

Perante um Bucelenses bem musculado, bem organizado, com extremos velozes e moralizado, respondeu o LindaVelha com uma boa exibição sobretudo no inicio da partida e no “forcing” constante da 2ª parte.. então o ultimo quarto de hora foi mesmo pressionante. Os locais acusando um pouco a falta dos seus 2 grandes “matadores” Baldé e Verissimo (ambos por lesão) não concretizaram as oportunidades porfiadas. O Bucelenses lutou e bem pela posse do empate. Quanto ao que se passou no final do jogo, na expulsão injusta ao central Zé Carlos (remeto os leitores para o site do L-velha ). Marco (embora na camisola esteja Marques), mas todas as informações é de que o jogador é mesmo Marco.. marcou ( um bom remate) pelo Bucelenses que teve na bancada o Lu. Não sabem quem é? Nada mais, nada menos do que aquele adepto castiço do Belenenses que se põe em tronco nu no Restelo, faça sol, chuva, frio ou vento- e ontem lá estava “destapado” a gritar a bons pulmões pela filial do seu Belém. Nos da casa o ariete João Miguel “Jonhnyboy” voltou aos golos.. num golo de insistência, onde o querer do nº 11 foi valioso.

“Os extremos tocaram-se ...e zorro deixou a marca”
Casa Pia 4 - Fanhões 0

O ponta de lança Zorro, que ha 2 épocas jogava no Linda Velha, foi o homem da tarde no Pina Manique e também na 9ª jornada, porque marcar 3 golos é sempre algo de prestigiante. O Rui Augusto também ajudou à festa. O Fanhões ainda por cima “perdeu” um dos seus melhores jogadores: Carlos Pinto.
Os gansos foram o grande beneficiado da jornada, tendo já 4 pontos sobre os 2º classificados. No domingo um “electrizante” Loures –Casa Pia.

“O Mar(inho) da Ericeira estava forte”
Ericeirense 3 -Loures 1
Paulatinamente os azuis e branco vão subindo na tabela. Aliás no Ericeira é normalmente assim. Com começos meios aos solavancos, mas depois assenta. Ontem o forte loures foi batido por 3-1.Concerteza que a expulsão do Varela também não foi benéfica, mas num campo não muito grande e sendo o Loures sempre uma equipa tão bem organizada.. não foi por aí...nem mesmo pelo o facto do seu técnico José João se ter sentido indisposto (na hora de almoço) e ter ido ao Hospital.
Foi porque Marinho esteve com o pé quente a abrir o marcador.. levando a sua equipa para uma vitória merecida, embora difícil.
- As melhoras do Sr. José João, um bom técnico e uma pessoa muito educada e simpática. Desejo-lhe em meu nome e do meu clube: Linda-Velha as melhoras e em Linda-Velha daqui 15 dias lá nos veremos.. e que vença o melhor.

“Duart venceu Naco e Irra sofreu mais um que o Ginja ”
Ponterrolense
1- Pêro Pinheiro 2

...E o Ponterrol 100% vitorioso no seu campo, foi batido pelo Pêro Pinheiro que vestiu o fato macaco e redimiu-se da derrota caseira de domingo (perante o Tojal).
O oportuno Duart factorou por 2 vezes, tendo Naco mais tarde reduzido, mas não chegava. O Pêro Pinheiro fez um belo resultado, amealhando 3 pontos preciosos. No domingo um interessante Pêro Pinheiro-Ericeirense, duas equipas que se conhecem bem, tendo inclusive efectuado um jogo treino entre ambos na pré-temporada.

“Cariata marcou bem cedo ”
Tojal
2 - Olivais 1

Aos 6 minutos estava aberto marcador no Tojal e a favor dos locais. Mais 3 pontos que o Tojal amealhou. O S.L.O tarda em sair da posição incómoda (16º) que dá direito à despromoção directa. Os locais sempre muito fortes, sobretudo quando actuam no seu reduto e apoiados pelos seus adeptos venceram com golos de Cariata (um extremo que o técnico Joaquim Oliveira tem adaptado e com êxito a trinco) e Jorginho um extremo com boa qualidade técnica e velocidade. Aliás o Tojal tem 4 extremos muito bons: Alpriarte, Bruno Andrade, Jorginho e Serginho. O Luís Carlos marcou pelos Olivais mas não chegou mais uma vez.

”As castanhas foram todas para bolso do Musgueira”
Encarnacense 2 - Musgueira 3
não há equipas imbativeis neste campeonato. O ultimo a cair foi o Encarnação. numa altura que se avizinha um campeonato ainda mais complicado. Os verdes e brancos vão ter um ciclo muito difícil de jogos (mas pergunta-se alguma equipa terá fácil?) mas claro à partida existem aparentemente jogos mais fáceis que outros. Os comandados de Daniel Miranda, vão 2 jornadas consecutivas fora: Oeiras (3º) e Futebol Benfica (4º), recebem o Tojal (5º) e depois ainda vão a Ponte de Rol, um jogo sempre marcado pela rivalidade regional. Portanto a derrota de ontem foi “pesada”.
O Musgueira confirmou que está pelos ajustes e está num excelente 6º lugar. Registe-se que têm 3 bons marcadores de golos: Flecha, Eugénio e Zélito, que contribuem para serem o melhor ataque da prova.

“Duelo ao sol... com Afonso a fazer dobradinha”
F. Benfica
1 - Oeiras 3

Um jogo entre mais 2 boas equipas desta Honra. O Oeiras usando a experiência da maioria dos seus jogadores, não nos podemos esquecer que o Oeiras entrou em campo com 8 jogadores que militavam na III Nacional, ganhou num campo difícil, ao Futebol Benfica que “sonhou” (inteiramente legítimo e justo esse sonho) jogar já nesta época na III e para tal também se apetrechou. Foi um jogo equilibrado, embora os da casa estivessem estado aquém do habitual , fruto das suas principais peças não terem estado ao seu melhor nível ou quiçá de treinarem durante a semana no sintético e não só. Mas o Oeiras disso não teve culpa e depois de ter vencido na semana passada na Musgueira , juntou mais esta vitória. Um excelente resultado onde Afonso marcou 2 golos.

Na 5ª feira o tema da antevisão da 10ª jornada serão os jogadores totalistas destes 9 jogos e um piscar de olho aos totalistas do campeonato anterior.

Nenhum comentário: