Google
 

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Pressing na Honra

por João Matos Reis

11ª Jornada Divisão de Honra AFL

“Vermelho, Vermelhão”

Aquecimento
O pleno estava difícil, mas desta vez acertei nos 9 resultados. Não é fácil acreditem.
Quem não acredite, que tente.

A 11ª jornada foi marcada pelos muitos vermelhos verificados nos jogos de Ponte Rol e na Torre (Cascais) e sobre eles muito se falou, já se escreveu algo (infelizmente até em jornais não desportivos) e muito irá dar que falar e portanto não é o objectivo deste Pressing comentar estes aspectos, sobre o qual temos opiniões próprias mas não oportunas, importando sim tentar serenar as hostes.

A jornada desportiva fica marcada sobretudo pela vitória arrancada a ferros pelo Tojal de Joaquim Oliveira perante o forte Oeiras e tendo subido 2 lugares e ainda mais importante ter ascendido ao topo da tabela (desde Agosto que dizíamos que o Tojal seria a sensação da prova). A outra nota de destaque para o Linda-a-Velha de Luís Silva que ao bater o Loures subiu 3 lugares na classificação e actualmente está em 4º lugar. O Ponterrolense também subiu 3 lugares na tabela mantendo a tradição de não perder no seu campo (apenas batido pelo Pêro Pinheiro).
Uma nota de destaque para o resultado de 4-3 (impróprio para cardíacos) no Tojal - Oeiras e no 3-1 (Linda-a-Velha-Loures) e 3-2 (Ericeirense-Olivais) jogos com muitos golos.

No plano individual os destaques vão para o Nini (lateral esquerdo do Tojal) e Nuno Almeida (Oeiras) ambos com dois golos. O futebol tem destas coisas curiosas, estes dois jogadores que passaram os 90 minutos juntos, com Nini a marcar o Nuno e ambos a marcaram 4 golos e de realçar o 2º tento do Nini já nos descontos e a dar a 1º lugar aos Tojalenses.
Destaque também para Afonso (Oeiras) que ao marcar mais um já tem no momento 10 golos e Baldé (Linda-a-Velha) que “cimentou” o 2º lugar com 7 tentos apontados.

Torre 0 – Lourel 0 - previsão 1x (acerto)
“Maré viva”

Torre e o Lourel vinham ambos de marés positivas e mantiveram essa onda. O jogo foi disputado palmo a palmo por duas equipas que não queriam perder. Foi um jogo tão renhido que até acabou mal numa verdadeira “maré viva”. Foi pena não terem existido menos cartões e sim golos. Mas isso também não admira pois essas equipas tem um índice fraco de aproveitamento respectivamente 10 e 11, pior apenas o Fanhões (3 golos) e Povoense (9).

Povoense 1 -Bucelenses 1 - previsão 1x (acerto)
“Traiçãozinha de Mix”

Ainda não foi desta. O Povoense continua sem vencer .Tudo tentou mas teve pela frente um adversário moralizado que continua numa boa onda de resultados 2 V (em casa) e 2 E (fora).O jovem Adilson marcou à meia hora, mas antes de recolher às cabines Miguel Campos (MIX) marcaria contra sua antiga equipa. Tudo sucede à equipa de Libério Lopes. Será que domingo um dos últimos vencerá num Fanhões-Povoense?

Malveira 2 -Fanhões 0 - previsão 1 (acerto)
“Os Malveirenses comeram a sopa cedo”

Os da casa talvez para irem para a sua “Festa da Sopa”, entraram com a colher pronta a comer e aos 5 minutos, no seguimento de um canto , Diogo Ribeiro (já leva 5) foi à panela. Mais tarde aos 38 minutos foi o 33-Bruno Duarte a marcar o 2º golo que selaria o resultado final. Na 2ª parte o Malveira levantou o pé do acelerador, embora pudesse ampliar o marcador por variadíssimas vezes, mas alguns jogadores da casa “não” quiseram marcar. Falhou-se muitos golos, porventura a maior pecha dos azuis. Em jogo jogado é igual às outras equipas do topo - aliás eles são uma equipa do topo. Uma nota de destaque para o Fanhões que sendo lanterna vermelha é todavia relativamente disciplinada “leva” poucos amarelos e teve 3 expulsões em 11 jogos.

Linda-a-Velha 3 –Loures 1 - previsão 1x (acerto)
“Emoção a rodos”
Um jogo que prometia emoção do 1º ao último minuto e assim foi. As cercas de 300 pessoas (o Leiria - Braga tinha 808!!!) que se deslocaram ao arranjado e bonito (uma vista deslumbrante) Parque de jogos Fernando Magalhães assistiram a um dos melhores que esta Honra concerteza teve. Um verdadeiro jogo de campeonato, onde o futebol britânico (directo/objectivo) do Loures - com 7 jogadores acima do 1.84 - impressionante compleição física, deparou-se com um Linda-a-Velha que mesmo depois de perder cedo 2 jogadores por lesão (mais 2), de sofrer o golo ao quarto de hora e de ter um forte vento pela frente realizou uma exibição de toque e velocidade materializada com 2 golos (Baldé e Évora) antes de irem para os balneários. Na 2ª parte o jogo estendeu ainda mais. Os locais queriam “matar” o jogo, o Loures procurava algo positivo (tentavam quase sempre de bola parada para suas “torres”. Luís Silva de um lado e José João do outro mexiam no xadrez. A emoção com perigo em ambas as balizas foi a nota desta 2ª fase. Os g-redes faziam defesas do outro Mundo, até que Pelé acabou com o jogo. O Loures foi um digno vencido, um verdadeiro candidato, mas apanhou um Linda-a-Velha muito inteligente e com enorme raça e talento. Quanto à arbitragem do Rodolfo Pessoa (um nome a fixar) e seus pares (Daniel Alexandre e Pedro Lemos), apenas perguntamos: Houve árbitro? Grande exibição deste jovem trio, onde ninguém se queixou.

Casa Pia 1 -Pêro Pinheiro 1 - previsão 1x (acerto)
“Ninguém quis perder o jogo”

O Casa Pia teve pela frente um dos adversários mais difíceis quando actuam fora de casa. O Pêro Pinheiro tem uma estrutura central elevada e é na frente uma das equipas mais vocacionadas para o contra-ataque. No primeiro quarto de hora ficou feito o resultado. Milton marcou outra vez (leva já 6 golos), depois de Yuba ter aberto o activo. Um jogo com apenas 4 amarelos numa arbitragem segura de Nuno Nepomuceno e seus pares.

Ericeirense 3 -Olivais 2 - previsão 1 (acerto)
“Golos na hora certa”

Muitas dificuldades esperaria o Olivais nesta visita à Ericeira e assim sucedeu. Os locais até permitiram que o trinco Fábio (ex-junior estrela amadora) marcasse. Mas os azuis ao marcarem nos momentos capitais foram decisivos. Marcaram à beirinha do intervalo e logo no reinicio da 2ª parte, depois mais um outro aos 15 minutos da 2ª parte. Foi demais para um Olivais que sofre muitos golos no início e final das partes da partida. O Ericeira voltou à sua maré de bons resultados.

F. Benfica 0 -Encarnacense 0 - previsão 1x (acerto)
“No jogo tecnológico todos quiseram tirar vantagem ”

Duas equipas que vinham de séries negativas - inclusive de 2 derrotas consecutivas e apostaram tudo neste jogo. O resultado “agradou” mais aos verdes, porque empatar fora e sobretudo num campo difícil, é muito bom. O Futebol Benfica queria mais e tudo tentou para somar os 3 pontos. Lutou, jogou e rematou no entanto apanhou um Encarnacense que fechou bem a baliza de Pedro Carvalho (jogou no lugar do habitual Marta). Foi um jogo bem disputado numa boa arbitragem do trio chefiado por António Franco, os quais segundo o excelente blogue do Futebol Benfica – sempre na vanguarda da informação desportiva, utilizaram novas tecnologias ao serviço do futebol. Louve-se ter chegado ao futebol distrital.

Ponterrolense 2 -Musgueira 0 - previsão 1 (acerto)
“Sem comentários, para não haver cem comentários”
Todavia uma palavra de apreço aos muitos musgueirenses (directores/jogadores/sócios e adeptos) que nada tem a ver com o que se passou e não queriam ver o nome do seu clube exposto deste modo.

Tojal 4 -Oeiras 3 - previsão 1x (acerto)
“Até ao lavar dos cestos... deu para ser líder”
Foi um grande jogo, bem disputado, de parada e resposta e de incerteza no marcador. Teve golos, teve penalties, defesas a marcar (Nuno Luís e Nini), médios (Afonso) e obviamente avançados (Nuno Almeida e Pigui). Foi um jogo electrizante de cortar a respiração, com um bom árbitro (Ernesto Rodrigues que deixa e bem jogar - dando lei da vantagem). Os da linha poderão queixar-se de algum azar, quando depois de estar a perder 3-1, conseguem o empate e não puderam segurar, nos descontos, esse valioso ponto.

O Tojal é a prova provada que é a grande sensação da prova (como esperávamos) e Domingo estaremos atentos ao seu jogo no Encarnacense, clube que comandou durante muito tempo esta Honra. Bom jogo em perspectiva.

Off-side
Claro que nesta jornada vermelha apelo a todos para que não sejamos NOTÍCIA e que o sejamos sempre apenas por coisas boas.
Como por exemplo o sorteio da taça da AFL (3ª eliminatória) e a próxima antevisão (12ª Jornada) e penso que é um tema extremamente interessante e exclusivo:
Analogia entre a nossa honra e o Campeonato Holandês.
Vai ser um tema deveras interessante. Até 5ª feira.

Nenhum comentário: