Google
 

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Escolas - Série 6

Jornada 2

União Mercês 3 - 1 Algueirão

0-1 Ruben
1-1 Mamadu
2-1 Mamadu
3-1 Mamadu

Mais um derby na Tapada das Mercês, numa jornada disputada no feriado. Escolas e Infantis têm apenas 48 horas de recuperação para o próximo jogo, fazendo ver os mais velhos.
Começou melhor o Algueirão que chegou à vantagem e podia ter chegado ao intervalo a vencer com relativa facilidade. Equipa mais «manhosa» apesar da tenra idade dos seus jogadores, que já agarram os adversários nas bolas paradas, refilam com o árbitro, que neste jogo foi um elemento escolhido na assistência, e o seu treinador a ganhar diz em bom som para não irem buscar as bolas que vão para fora. Talvez para não se cansarem, mas também em alguns casos porque quando se está a ganhar sempre se ganha algum tempo.
Na segunda parte as coisas mudaram e muito. O jogo melhorou, já se viu alguns lances trabalhados e a equipa da casa teve uma grande melhoria. Mesmo assim a União das Mercês chegou ao empate quase por sem querer e foi aí que o jogo começou a virar. Durante mais cinco minutos viu-se um Algueirão a procurar o prejuízo e a tentar chegar ao 1-2. Mas os da casa acabaram por fazer esse 2-1 e a partir daí deu-se inicio ao domínio da União. Que acabou por valer o 3-1 e perdi a conta ao número de lances perdidos na área do Algueirão. Mesmo assim a equipa das Mercês atirou três bolas aos postes.
O árbitro não apareceu e foi escolhido um elemento público que esteve bem. Também não foi complicado apitar este jogo tirando os protestos dos putos do Algueirão que achavam que nunca era falta.
E quanto às bolas que o treinador dos visitantes não queriam que se fosse buscar quando estava a ganhar, depois foi vê-lo andar num virote quando o banco das Mercês não dava logo a bola com o próprio treinador do Algueirão a ir buscar as bolas. Enfim, maus vícios dos adultos que começam a ser incutidos aos pequenos jogadores nas escolas.
Destaque para Mamadu, autor dos 3 golos, que na primeira parte andou completamente perdido em campo, mas que depois em missões ofensivas «encontrou-se».

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa Tarde,

Não posso deixar de comentar esta notícia do Sintra Sport que apesar de não estar assinada penso pertencer ao amigo Rui Lopes.

Tal como já lhe havia transmitido anteriormente noutra ocasião, consulto o seu blog diariamente para saber notícias sobre o que se vai passando em termos desportivos em Sintra e fui surpreendido hoje com o relato de um jogo do campeonato de escolas e por curiosidade um que tive a oportunidade de assistir por ser pai de um dos jogadores do Algueirão.

Fiquei absolutamente decepcionado com o que foi escrito. Meu amigo estamos a falar de miudos de 9 e 10 anos. Na sua crónica (lamentável) cataloga os jogadores do Algueirão como "Manhosos"; "Agarram o adversário"; "refilam com o árbitro"; "não vão buscar bolas", ou seja os jogadores (putos de 9 e 10 anos) do Algueirão são uns arruaceiros que utilizam tudo o que há de mau no futebol.

Estive no campo e não vi que os jogadores do Algueirão reclamassem mais do que os das Mercês, que agarrassem mais o adversário que os das Mercês, muito menos que fossem "Manhosos" (?????) a jogar (pelo contrário até foram anjinhos pela forma como perderam o jogo).

Quanto ao facto de não irem buscar bolas e inclusivamente receberem a indicação do treinador, tal não se deve em caso algum ao facto de quererem perder tempo, antes pelo contrário, é mais rápido repor outra bola dentro do campo do que percorrer mais 20 m para cada lado para ir buscar a bola. Por outro lado realçou (bem) na sua notícia a tenra idade dos jogadores do Algueirão (de facto são quase todos escolas de 1º ano e pelo menos 3 jogadores são ainda pré-escolas) ou seja são miudos de 8 e 9 anos a jogar contra miudos tipicamente mais velhos. Este foi o 3º jogo que efectuaram num campo daquelas dimensões e estão a sofrer bastante para conseguir correr o campo todo.

Lamentável foi de facto a atitude do treinador das Mercês que constantemente se esquecia de colocar uma nova bola em campo (dava jeito para fazer substituições e queimar tempo depois de chegar à vantagem).

No seu comentário refere ainda que quando chegou ao 2-1 o Mercês dominou o jogo. É verdade, mas o 2-1 só chegou a 2 minutos do fim, e durante a 2ª parte apesar das bolas que as Mercês atirou aos postes o Algueirão foi quase sempre superior (pelo menos 2 bolas foram tiradas em cima da linha).

Quando ao comentário acerca do árbitro que refere que esteve bem, temos que respeitar, pois o árbitro não compareceu e arbitrar um jogo é sempre complicado, mas olhe que na minha opinião ficou um penalty por marcar a favor do Algueirão numa altura crucial do jogo em que o resultado era 1-1 e o Algueirão procurava a vitória.

No final deste longo comentário, gostaria apenas de referir que foi um bom jogo, e que o resultado justo seria no mínimo um empate, mas o objectivo destes jogos é que os miudos cresçam e aprendam a jogar à bola que é aquilo que mais gostam de fazer. Parabéns à equipa das Mercês pela vitória pois também é inegável que trabalharam muito para virar o rumo dos acontecimentos.

Para terminar apenas um reparo, o marcador do golo do Algueirão foi o Ruben e não o Gonçalo.

Espero por mais crónicas dos jogos de escolas, e já agora que coloquem as tabelas LMO referentes a este campeonato pois não percebo o motivo pelo qual apenas está a tabela referente à série 2 (não tem equipas de Sintra)

Um abraço, e espero por crónicas mais construtivas sobre miudos de 8 e 9 anos.

PS- Se quiser venha ver os treinos dos miudos e falar com eles para ver os "manhosos" que eles são.

Sérgio Correia

Anônimo disse...

Boa noite,
Sou mãe de um jogador que tambem está a participar nesta serie e que por acaso fui ver este jogo.
Não vou comentar algumas das suas observações sobre este jogo, mas como mãe não posso deixar de lamentar que adjectivos como «manhosos» seja aplicados a estes miudos, que apenas gostam de jogar e que sabem que ganhar ou perder é uma consequência do jogo.
Por falar em "vicios" que são incutidos aos miudos não devemos esquecer alguns detalhes como a imparcialidade e a verdade, porque não referir que houve um penalty não marcado a favor do Algueirão,
ou porque não referir e alertar para a degradação e pessimo estado deste espaço que se encontra completamente vandalisado.
Será que deixando espaços destes degradarem-se ficando ao abandono não será, um dos maus exemplos que os adultos tansmitem aos mais pequenos.

Maria Costa

SintraSport disse...

Olá meus amigos do Algueirão

Em primeiro lugar referi a palavra «manhosos» referindo que a equipa do Algueirão já fazia coisas que o adversário não fazia. Talvez devesse ter usado a palavra «matreira».
De qualquer forma não quis ofender ninguém do Algueirão.
Penso é que ensinam-se algumas coisas que não se devem aos putos, mas também sei que são por vezes mal influenciados por coisas que os seus ídolos fazem.
Mas fiquem descansados que já assisti coisas piores como miúdos de 8,9 anos a atirarem-se para o chão na área...
Hoje dá-me mais prazer ver um jogo de escolas como foi o de quinta-feira com bastante emoção do que um jogo de profissionais que passam o tempo todo no chão, mas meus amigos, não vamos levar tão a sério estes jogos. Deixemos os miúdos se divertirem em campo e crescer e vamos incutir o espírito do perder ou ganhar é desporto, embora é muito difícil hoje em dia, eu vejo pelo meu filho que também não gosta de perder em nada.

Quanto às tabelas LMO, caro Sérgio, eu já disse que vamos colocar todas, realmente é esquisito estar uma série da zona Norte mas isso deve-se a um colaborador que me fez o favor de adiantar serviço, penso que na próxima semana estarão disponíveis todas as tabelas, e espero contar com a colaboração de toda a gente para nos mandarem os resultados.

Espero que continuem a ser leitores do SintraSport e espero continuar a receber criticas construtivas para que o SintraSport seja cada vez melhor.

Um abraço