Google
 

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Artigo de opinião de Domingos Estanislau.

Artigo de opinião de Domingos Estanislau

A PROPÓSITO DA REDUÇÃO DOS CAMPEONATOS
DA 2ª E 3ª DIVISÕES NACIONAIS
É certo que a procissão ainda vai na Praça, mas prevejo desde já a aflição que não vai ser quando os clubes - dirigentes, treinadores, jogadores e associados - se aperceberem como vai ser disputada a fase final dos respectivos campeonatos. Certamente muitos, incluindo directores, não se deram pelo logro em que caíram ou foram colocados. Pois é inadmissível que depois de se realizarem 26 jogos na primeira fase, cada clube, tenha cada um disputar mais seis jogo por cada sub-série, no caso dos últimos 8 piores classificados de cada série, para se apurar quais os 5 que descem de divisão de cada série.

Estamos a falar da 3ª Divisão, mas o esquema é igual para a 2ª Divisão. Tudo isto porquê ? Porque algumas cabeças "iluminadas" entenderam que era preciso reduzir o futebol em Portugal e para espanto dos mais entendidos nesta matéria a redução recaiu no futebol dito amador. Consequências? Depois da asneira e como uma asneira nunca vem só, procedeu-se a outra asneira ao verificar que os clubes seriam bastante afectados na medida em que o campeonato terminaria muito cedo por força da redução entretanto já verificada e como tal arranjou-se esta forma de prolongar os campeonatos cometendo este crime àquilo que devia ser a verdade desportiva, na medida em que esta é obtida pela regularidade ao longo da época, regularidade essa que não tem nada a ver com este processo que pode até permitir jogos de bastidores dada a escassez de jogos que na 2ª fase se realizam.

Prevejo portanto uma grande «salganhada» perdoem o termo mas na verdade não vi ninguém preocupado com estas determinações que vão com toda a certeza ocasionar vários casos em final de época. Estamos cá para ver. É verdade também que esta nova fórmula de disputa dos campeonatos constitui uma «machadada» no futebol que amamos que é o futebol regional e é este que sem qualquer espécie de dúvida está espalhado por todo o nosso País, promovendo-o e descobrindo valores para os nossos principais clubes. Não pensaram nisto os senhores que decidiram mal, mas decidiram e está decidido prestando um mau serviço ao futebol português.

Domingos Estanislau - Presidente do Clube Futebol Benfica.

Um comentário:

Nuno Campos disse...

Concordo inteiramente consigo e ainda há mais o facto do numero de equipas que ascende à liga de honra.Isto só me leva a pensar que todos os que já estão nos campeonatos profissionais "arranjaram" uma forma de tornar a sua saída mais dificil e isso foi conseguido porque a federação em vez de pensar nos clubes das outras divisões tambem, só pensou nos profissionais, ajudando-os para que este cenario anti democrático pudesse acontecer.