Google
 

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

A Geografia do Futebol

Artigo de Bruno Carvalho

A distribuição geográfica dos clubes da Divisão de Honra da AFL

Quero desde já cumprimentar todos os leitores do Sintra Sport, e como hoje inicio as minhas crónicas semanais, vou-me apresentar desde já. O meu nome é Bruno Carvalho, tenho 25 anos, e apesar de ter nascido já em Sintra, tenho na minha génese Trás-os-Montes, no município de Mondim de Basto (onde o clube local Mondinense milita na III Divisão Série A, pelo 2º ano consecutivo – feito penso que inédito). Sou geógrafo de formação académica, e talvez influenciado por isso decidi denominar a minha crónica como "A Geografia do Futebol" onde todas as semanas irei colocar aqui a minha opinião em relação a vários temas do Futebol Regional,enfocando com mais frequência a Divisão de Honra da AFL.


Como tal e após a breve apresentação nada melhor que passar ao tema de hoje, A distribuição geográfica dos clubes da Divisão de Honra da AFL. Como primeira crónica achei coerente abordar um tema que interliga facilmente o futebol com a geografia (qual será o tema que não se interliga com a geografia? – nem que de uma forma indirecta – eu não conheço nenhum) e rapidamente podemos efectuar uma abordagem espacial dos clubes (neste caso os da Honra da AFL). Assim sendo, se visualizarmos o mapa de concelhos (Figura 1) do Distrito de Lisboa, verificamos que existem 16 municípios. Se, no entanto, os clubes fossem distribuídos de forma equitativa, como a Divisão de Honra é composta por 18 clubes, cada município teria direito a colocar 1 clube, restando dois que poderiam ser colocados pelos concelhos mais populosos (Sintra e Lisboa), ou então seriam sorteados. Mas como este campeonato é realizado com base numa estrutura competitiva, similar aos campeonatos profissionais, em que os clubes que o competem, fazem-no devido à conquista desse direito através da sua performance competitiva, a distribuição das equipas por municípios deixa de ter o carácter equitativo e passa a haver discrepâncias.


Figura 1 – Distribuição dos Clubes da I Divisão de Honra da AFL (2007/08) por Concelho. (Clicar para ampliar)


Posto isto, e após analise da distribuição das equipas verificamos que os concelhos de Lisboa e Loures, são aqueles que mais equipas fornecem à I Divisão de Honra da AFL, sendo estes C. Futebol Benfica, Casa Pia A.C., S.L. Olivais e R.A. Musgueira os clubes de Lisboa e o G.S. Loures, S.L. Fanhões, A.C. Tojal e o C.F. Bucelenses os clubes do município de Loures. De seguida surge o município de Mafra com três clubes (e clubes com "peso" na Honra da AFL), sendo eles o A.C. Malveira, G.D.U. Ericeirense e o S.C. Encarnacense. Posteriormente surge Sintra (S.C. Lourel e C.A. Pero Pinheiro) e Oeiras (A.D. Oeiras e S.C. Linda-a-Velha). Por fim aparecem os concelhos de Vila Franca de Xira, Torres Vedras e Cascais com um clube, sendo eles o U.A. Povoense, G.D.R.C. Ponterrolense e A.F.D. Torre respectivamente. Sem nenhum representante estão os municípios de Amadora e Odivelas a sul e Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Alenquer, Azambuja, Cadaval e Lourinhã mais a Norte.



Figura 2 – Percentagem dos Clubes da I Divisão de Honra da AFL (2007/08) por Concelho. (clicar para ampliar)


Se analisarmos por percentagens (Figura 2) verificamos os seguintes pesos:

-» Lisboa – 22%

-» Loures – 22%

-» Mafra – 17%

-» Sintra – 11%

-» Oeiras – 11%

-» Vila Franca de Xira – 6%

-» Torres Vedras – 6%

-» Cascais – 6%


No entanto esta análise, não nos permite afirmar que será esta a distribuição das potencias futebolísticas em termos regionais (leia-se dos campeonatos realizados pela AFL), pois isso necessitaria de uma análise de todas as equipas inscritas nos campeonatos da AFL e ponderá-los, não só pelo número como pela importância da divisão em que competem.

No entanto podemos visualizar que há uma concentração um pouco significativa dos clubes da Honra nos concelhos litorais do distrito de Lisboa.

Refira-se ainda que no ano anterior o campeonato foi para o município de Mafra, com a conquista do G.D. Igreja Nova. Quem levará o ceptro desta vez? No dia 1 de Junho de 2008 saberemos, se não for antes!


Um abraço a todos e até para a semana.


Nenhum comentário: