Google
 

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Helena Costa no Record

Foi publicada no Jornal Record do passado dia 27, uma entrevista com Helena Costa, treinadora da equipa feminina do 1º Dezembro, que passamos a publicar na integra.

HELENA Margarida dos Santos e COSTA
Nasceu em Lisboa no dia 15 de Abril de 1978 (29 anos)
Clubes que treinou: Benfica, Cheleirense e 1º Dezembro
Títulos: Campeã Nacional e vencedora da Taça de Portugal
Habilitações: Licenciatura em Ciências de Desporto e mestrado em Treino de Alto Rendimento

Record- Esteve prestes a conseguir, com o 1º Dezembro, a passagem à 2ª fase da Taça Feminina da UEFA. Como se sente por ter chegado tão perto e não conseguir?
Helena- Sinceramente sinto-me muito frustrada! Como líder de um grupo devia encarar este facto de outra forma mas acima de tudo sou humana e por isso torna-se difícil disfarçar o que realmente sinto.

R- Considera que foi um objectivo não alcançado?
Helena- De certa forma, sim. Tínhamos consciência da importância da competição e houve um trabalho exaustivo na preparação e participação da equipa na prova. Este ano foi a minha segunda experiência neste sentido e, com tempo, houve mais cuidado relativamente aqueles aspectos que qualquer treinador prepara para a equipa responder de forma vencedora.

R- O que falhou?
Helena- Foram as contigências do jogo... falta de sorte, alguns erros individuais e colectivos, enfim, o futebol é assim! Hoje voltava a optar pela mesma estratégia, pelo mesmo modelo de jogo, o mesmo esquema defensivo... Mas tenho de enaltecer a prestação das jogadoras, foram excepcionais.

R- Vivido este momento, agora o que vos espera para a próxima época?
Helena- O tempo vivido foi muito bom e positivo. Felizmente não se apaga... Agora só temos de encarar o regresso ao trabalho no próximo dia 4 e, claro, ambiciosas e com vontade de conquistar novamente o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal.

R- E como está a planificação da nova temporada?
Helena- Este ano a época tem inicio mais cedo, e temos planificados três treinos semanais, alguns jogos de preparação, a observação de vídeos... o normal. Até porque não posso pedir mais às jogadoras, que jogam por gosto e são meramente amadoras.

R- Considera boas as condições de trabalho existentes?
Helena- Não, de forma alguma. Aliás, começava por alterar o horário dos treinos. As nossas atletas preparam-se à noite, das 21:30 às 23:00, após um dia de trabalho e de escola, o que não acho razoável.

R- Como ultrapassam essa situação?
Helena- Treinamos com muito sacrifício e vontade de vencer, por uma causa que defendemos e de que gostamos. Desenvolve-se um trabalho exigente, sério, e de profissionais. Os clubes com futebol feminino sofrem por falta de algumas condições e o 1º Dezembro não é excepção!

Helena Costa já tem muitas estórias para contar, acerca desta sua luta por triunfar no futebol... feminino: "Posso contar que para tirar o 3º nível do curso fi-lo na... Escócia, porque recusaram a minha candidatura por duas vezes!"
Na Escócia isso não aconteceu, e a treinadora sonha agora com uma afirmação mais consistente no desporto que mais gosta: "A minha ambição é ser treinadora a tempo inteiro! Em Portugal é difícil afirmarmo-nos, porque ainda se vive numa grande luta de mentalidades; mas continuo a pensar que a competência não se mede pelo género."
A organizadora da modalidade em Portugal, também a preocupa, especialmente no que respeita à formação: "Cabe à FPF criar condições para o desenvolvimento e implantação da formação. E podia estar mais enraizada nos clubes."

Nenhum comentário: