Google
 

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Futsal RRM

A noticia é um pouco antiga mas só agora foi possível a sua publicação.
Saiu no Jornal "Correio da Cidade" edição Algueirão-Mem Martins no Mês de Maio. O artigo fala da subida à 2ª Divisão Nacional da equipa de Futsal do Rio de Mouro. Na fotografia, esta o capitão Nuno Silva, conhecido por Zizou, um dos jogadores mais influentes, e administrador do site da equipa que pode ser encontrado em http://www.omeuclube.org/riodemouro
De seguida deixamos o artigo na integra:

RIO DE MOURO SOBE DE DIVISÃO
A colectividade do Rio de Mouro teve início nos anos 50, ainda com o nome de Grupo Desportivo das Mercês, nome que manteve até Junho de 1973. Nesse ano passou a chamar-se Grupo Desportivo de Rio de Mouro, Rinchoa e Mercês (GDRRM), nome que ainda mantém. O CORREIO DA CIDADE dá a conhecer uma das muitas modalidades desta colectividade. No Futsal o trabalho desenvolvido ao longo deste ano, garantiu
a 5 de Maio (já depois desta reportagem), com a vitória frente ao Externato Cooperativo da Benedita, o segundo lugar na IIIª Divisão Nacional Série C e a consequente subida à II divisão. Foi num ambiente sereno e descontraído que fomos encontrar a equipa de Futsal de seniores. Mesmo com algumas dificuldades este projecto promete ter pernas para andar.

João Paulo treinador do Rio de Mouro
Aos 28 anos após uma lesão surge o convite para treinar as escolinhas de Futebol 11 do GDRRM, e começa a tomar-lhe o gosto. «Neste momento sinto-me mais atraído pelo Futsal do que pelo Futebol 11, por tudo o que passei nestes nove anos e acima de tudo pelo jogo. Estava ligado a uma vida de Futebol de 11, de Futsal pouco sabia, mas estava disposto a tentar. Comecei a trabalhar com a equipa do GDRRM na 2ª divisão distrital, até à Nacional. A nossa equipa deste ano foi formada com 15 jogadores. No início da época, quando vimos o lote de jogadores que tínhamos, pensámos que podíamos tentar lutar pela subida de divisão. As coisas não nos correram bem inicialmente, tivemos algumas dificuldades de integração de alguns jogadores, porque as inscrições estão abertas até 31 de Dezembro. Durante esse tempo qualquer jogador pode entrar ou sair do clube. Nessa altura houve um pouco de falta de conhecimento entre a equipa técnica e os jogadores. Passado este período a equipa começou a estabilizar, começaram a surgir os bons resultados, e estamos nesta altura há 11 jornadas sem perder. Neste momento o nosso objectivo é a subida de divisão. Estamos perto da subida, faltam quatro jornadas, o calendário não é fácil. Se conseguirmos ganhar o próximo jogo em Sacavém, temos depois dois jogos em casa e um fora. Somos superiores a essas três equipas, agora é uma questão de sorte porque um jogo de Futsal nunca é igual. O GDRRM em termos colectivos e tácticos, neste momento, é uma equipa compacta».

Nuno Silva, capitão equipa
Nuno Silva tem 32 anos e é capitão da equipa sénior. Desde dos 12 anos que anda nestas andanças do futebol, este ano já conta com 35 golos na sua marca pessoal e é o melhor marcador desta equipa. O jogador esteve dois anos no Futebol 11, mas percebeu que a sua paixão era o Futsal. Pedro Costa do Sport Lisboa e Benfica é um dos seus ídolos. Mesmo sem saber se volta a jogar para o ano, neste momento, não esquece o principal objectivo da equipa, a subida de divisão. Apesar das dificuldades que resultam da prática deste desporto, consegue conciliar a vida familiar e o trabalho com a paixão pelo Futsal. Pedro Pestana jogador mais velho do Rio de Mouro Pedro Pestana é o jogador mais antigo desta equipa, e já tem um vasto currículo no Futsal. O atleta já está no «Rio de Mouro há seis anos. Cheguei numa altura em que o Rio de Mouro se encontrava na 1ª divisão Distrital. Entretanto já subimos até a 2ª divisão Nacional, voltamos a descer, mas agora estamos novamente a caminho da 2ª divisão Nacional. Se continuarmos a manter as vitórias até ao último jogo, contra o Externato da Benedita, vamos subir. Existe um forte espírito de grupo, e os jogadores estão muito unidos, e é isso que nos ajudado a conseguir as vitórias». O jogador lembra que «falta um pavilhão e os apoios económicos são escassos. Somos nós que temos de levar o nosso equipamento todos os dias para casa para ser lavado. Podemos dar graças a Deus pois temos um presidente que aluga um pavilhão, e que nos permite ter as condições mínimas para a prática deste desporto.» Fernando Coelho responsável da secção de Futsal Fernando Coelho encontra-se à frente da secção de Futsal do GDRRM. «Este projecto surge num grupo de amigos que participava nuns torneios de Futebol 11. Há dez anos começámos com o Futsal federado aqui no Rio de Mouro. Começámos na 3ª distrital e depois fomos evoluindo.» Fernando Coelho refere que «existe uma enorme falta de apoio por parte da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia. Temos dado seguimento a este projecto devido a alguns patrocínios de várias pessoas e empresas, e aos pais dos atletas que pagam uma pequena mensalidade, que ajuda o clube a manter as escolinhas de formação. Os clubes têm a função de apoiar os jovens na sua formação, e os pais acompanham-nos. O responsável pelo Futsal afirma que «a subida de divisão da equipa sénior é um objectivo, porque na 3ª divisão nacional é muito complicado, o nosso orçamento para deslocações este ano foi na ordem dos 4 mil euros. Para quem não recebe nada de ninguém, contando apenas com pequenas contribuições, e alguns patrocínios é muito complicado».

Nenhum comentário: