Google
 

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Sociedade Recreativa Albarraque

Do mesmo jornal "Correio da Cidade" edição Algueirão - Mem Martins, tivemos a ousadia de retirar este interessante artigo sobre a Sociedade Recreativa de Albarraque.

O SONHO DO ALBARRAQUE
Em 19 de Maio de 1933 começou a crescer a actual Sociedade Recreativa de Albarraque. O clube tem uma longa história, mas a sua existência poderá estar em perigo. É com orgulho que o presidente do clube afirma que «tudo que temos pertence ao clube. Tanto o campo com a sede da sociedade recreativa foram comprados com o dinheiro dos sócios». No entanto o presidente admite que, neste momento o clube vive graças «à carolice das pessoas». Para além das quotas o clube vive apenas da exploração do bar na sede da Sociedade, e do bar no campo de futebol. Ao contrário da maioria dos outros clubes do concelho, no Albarraque não existem ordenados para jogadores ou equipas técnicas. «Nós vamos apenas buscar os jogadores a casa e oferecemos um lanche». O presidente do clube revela que «a Junta de Freguesia de Rio de Mouro tem apoiado este clube, mas o mesmo não podemos dizer da Câmara». Jorge Simões afirma que «pela primeira vez, este ano, a Câmara Municipal de Sintra não nos apoiou». Apesar disso o presidente elogia a postura que a Câmara Municipal tem assumido para com o clube no sentido de resolver a questão que marcará o futuro do Albarraque. O clube tem um problema grave que poderá comprometer o seu futuro. O campo do Albarraque é pelado e dentro de dois anos os regulamentos dos campeonatos da Associação de Lisboa vão obrigar à utilização de sintéticos. No entanto, o presidente tem a esperança num projecto que envolva a construção de um novo campo. A possibilidade de construção deste campo envolve a Câmara de Sintra e algumas entidades privadas. Francisco José tem-se desdobrado, nas últimas semanas, em contactos com várias entidades e responsáveis autárquicos. As expectativas são positivas e o presidente acredita que os compromissos e optimismo de todos os envolvidos no processo poderá garantir a continuidade
do clube. «Se conseguirmos a concretização deste sonho, o clube fica com os meios para poder desenvolver-se de forma autónoma».

HISTÓRIA DO CLUBE
Não se sabe ao certo a data de nascimento da colectividade. Durante a entrevista que realizámos no clube houve algumas dúvidas por existirem diferenças entre o que os estatutos do Clube referem e outros documentos oficiais. No entanto, é considerado com o 24 de Junho de 1933 o
dia oficial em que foi fundada a S.R.Albarraque, que assumiu o papel de dinamização cultural. Em 1973/74 devido à grande dificuldade que existia em arranjar direcções, foi decidido em Assembleia Geral fazer a união entre a União Futebol e Benificiência de Albarraque e a colectividade. Foi nesta altura, que o futebol passou a assumir um papel central na vida da Sociedade. Desde a década de 90, que o futebol do Albarraque está representado com todos os escalões. Estão envolvidos cerca de cento e cinquenta atletas a representar o clube nas escolas(Fut7), infantis(Fut7), iniciados, juvenis, juniores e seniores. O clube tem hoje cerca de 700 sócios apesar de nem todos «pagarem as suas quotas».

Nenhum comentário: