Google
 

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Agualva em risco

Caiu que nem uma bomba a noticia publicada hoje no jornal diário Record. O Agualva tem dividas às finanças e corre sério risco de fechar as portas.

retirado do jornal Record por Céu Freitas

Há pouco mais de uma semana reportámos aqui a história de Artur que, seis meses depois de um acidente de bicicleta o ter levado às portas da morte já tinha voltado a jogar futebol no seu clube, o Ginásio 1° de Maio Agualva. Hoje, a notícia é a morte anunciada do Ginásio, fundado em 1952. Uma alegada dívida fiscal, relativa a IRC e IVA das gestões entre os anos de 1994 e 1996, resultado de uma acção inspectiva da Administração Fiscal, coloca agora o clube numa posição quase irreversível. A dívida, que ascende a pouco mais de 400 mil euros, nunca foi contestada pelas gestões de então, nem houve qualquer tentativa de solucionar o problema, daí que o clube esteja inibido de receber subsídios estatais apesar de continuar a fomentar a prática desportiva.
A actual direcção em gestão desde Março de 2006, tem tentado resolver a crise. Titular de um património imobiliário de mais de 30 mil metros quadrados - terreno doado por Leonardo Reis Carvalho, em Janeiro de 1973, "única e exclusivamente para ser o parque desportivo do clube" -, o Ginásio tem até ao próximo dia 24 para entregar os 404.661 euros ao fisco. Este é o dia marcado pelo serviço de finanças Sintra 3/ Agualva-Cacém para a venda do citado terreno. O processo teve este desenvolvimento final em Agosto último, altura em que o terreno passou, por via legal, de rústico a urbano de modo a possibilitar um melhor preço. Apesar de estar avaliado em mais de 3 milhões, as Finanças colocaram como base para licitação de compra, pouco mais
de 1 milhão e 900 mil euros...

Nas mãos de Fernando Seara

Apesar de a situação ser dramática, a gestão liderada por Miguel Cardoso ainda acredita numa solução, que pode passar pela intervenção da Câmara Municipal de Sintra O diálogo com o executivo de Fernando Seara dura meses e hoje terá o seu desfecho com uma reunião agendada para o princípio da tarde. O clube serve mais de 50 mil pessoas.

Nenhum comentário: