Google
 

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Montelavarenses e o futuro / AFL e a sua organização

Artigo de opinião de Rui Lopes

Continua cheio de dúvidas o futuro da equipa sénior dos Montelavarenses.
Ainda sem se saber se haverá equipa e em que divisão competirá, em Montelavar tenta-se salvar a equipa.
À priori, a equipa se competir, será composta por muitos jovens, e a divisão será a primeira, mas ainda se espera a confirmação oficial da A.F.L. que só o fará, imagine-se, a uma semana do sorteio.

Sempre achei que a organização das provas por parte da A.F.L. ficava aquém do que os clubes associados mereciam.
E com o passar do tempo fui observando que estava certo quanto a isso, mesmo sabendo a complexidade de organizar campeonatos num Distrito com o tamanho do de Lisboa, com tantos clubes associados. Não será nada fácil levar a bom porto uma organização desta envergadura.
Depender da desistência de mais equipas nos Nacionais para fazer subir mais um representante também não se afigura nada fácil, ainda para mais quando a própria Federação não sabe ao certo, os clubes que disputarão as suas provas (exemplo: caso Vilanovense).

Mas a A.F.L. não pode avisar os clubes apenas a uma semana do sorteio, qual a divisão em que competirá, pois isso impossibilita de todo uma previa preparação das equipas.
A A.F.L. não pode ter no seu site, as tabelas de resultados incompletas de uma época que já terminou há mais de um mês, mesmo tendo as classificações finais. Isso não se vê em mais nenhuma Associação. E não pode desculpar-se que a culpa é da Federação que não publica os resultados enviados pela A.F.L. Se a Associação Lisboeta tem os resultados porque não publica. Até podia utilizar um sistema de tabelas idêntico ao do SintraSport como a Associação do Algarve tem, em vez dos ficheiros PDF, muito mais trabalhosos para a actualização.
A A.F.L. não pode ter no seu site o ficheiro de clubes associados com muitos dados desactualizados. Nem ter uma base de dados actualizada dos jogadores inscritos.
A A.F.L. criou um projecto informático, que segundo a própria custou uma fortuna, para ligar todos os clubes à rede. A ideia era boa, mas só 31 clubes aderiram, até porque a grande maioria não tem condições para o fazer. Mas o mais caricato é que se contam pelos dedos de uma só mão os que mantém os sites actualizados.
E finalmente, os preços dos bilhetes dos jogos de Seniores. Pagar 4 euros por um jogo da Divisão de Honra é muito. E muita gente que até gosta de ir ver os jogos dessa muito disputada prova, não pode ir porque não tem capacidades financeiras para o fazer.
Muita coisa há a fazer para melhorar o trabalho da A.F.L.

Nenhum comentário: