Google
 

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Fernando Lopes em entrevista

Por Nuno Gaspar

Fernando Lopes foi reeleito para mais um mandato à frente do Atlético Clube do Cacém. O Presidente do clube afirma em entrevista ao CORREIO DA CIDADE que o ACC será um clube diferente quando o seu mandato terminar.

A principal mudança vai ter lugar na área do futebol. O Presidente do ACC considera que, à excepção dos campeonatos da primeira e segundas ligas, os restantes são um "engodo", porque os clubes "estão sempre a contar com ajudas camarárias que depois não existem, ou com as ajudas das empresas, que com a situação económica que o país vive não se concretizam". Para Fernando Lopes os clubes estão numa espiral de endividamento que "Não permite a criação de condições para uma sobrevivência económica". Exemplo dessa situação é a dúvida que existe, para o presidente do ACC, de como "Se vão realizar os campeonatos na próxima época quando há muitos clubes que dizem não ter possibilidades de pagar as inscrições de jogadores...". A falta de receitas nos campeonatos mais baixos não permite qualquer tipo de viabilidade económica se os clubes continuarem a funcionar nos actuais padrões. No Atlético as receitas raramente permitem pagar a organização dos jogos e o seu Policiamento e a juntar a isto " Os organismos que deveriam representar e defender os clubes não cumprem o seu papel."

"Atlético do Cacém vai mudar de vida"

Fernando Lopes Considera que o Atlético tem de tomar medidas para "Mudar de Vida" e encarar esta realidade. Uma das primeiras medidas será a redução de custos com o Futebol Sénior. O Clube vai reduzir cerca de 60% os actuais gastos com a modalidade. Um dos grandes projectos que o clube está a preparar é o estabelecimento de uma parceria com um grande clube Nacional para as escolas de Formação. O Presidente do ACC não quis adiantar qual o grande clube, mas ao que o "CORREIO DA CIDADE" apurou, o Sporting deverá ser esse clube. O Atlético pretende com essa parceria trazer uma mais valia técnica ao clube e conseguir atingir os mil atletas nas escolas de formação até ao final do próximo ano. Outras das prioridades para a sustentação do clube será a concretização de um complexo de ténis "Que seria um dos melhores do país e que podia trazer um grande nome do Ténis nacional para o Concelho, o Bernardo Mota". O Complexo Desportivo que incluiria piscinas seria a etapa final para dotar o clube dos meios e infra-estruturas para o seu desenvolvimento e a garantia de boas condições para a prática desportiva de influência do clube.

" Não existe estratégia para o Desporto em Sintra "

Para o Presidente do ACC, Fernando Lopes, é necessário "definir uma política desportiva" que passe pelo diagnóstico do que são os vários clubes desportivos do concelho de Sintra para "Que se criem regras claras que toda a gente possa perceber". Fernando Lopes afirma " Que neste momento não existe uma visão estratégica para o Desporto em Sintra". o Presidente dá como exemplo o facto do responsável pelo desporto no concelho nunca ter "fomentado uma reunião com todos os agentes desportivos do concelho para uma troca e debate de ideias". Sublinha também, que não adianta "falar ambiguamente nas políticas desportivas, falar em construção de pavilhões desportivos quando depois não se realizam a manutenção desses equipamentos". Ou não se potenciam esses espaços. Para Fernando Lopes um dos problemas é a câmara querer ser responsável pelo desporto em Sintra em vez de dar mais condições aos clubes."

Nenhum comentário: